sábado, 29 de dezembro de 2012

CHAPA QUENTE

                                                         RIO 50 graus !




OS JORNAIS disseram que o calor extraordinário que está fazendo aqui no Rio,não tem precedente desde 1915. Pegar transporte coletivo,então,(trens e ônibus),sem ar-condicionado é experimentar em vida o que os pecadores encontrarão no inferno.
Ao vir de Realengo no início desta semana,fiquei a pensar nos motoristas e cobradores,coitados,submetidos a condições desumanas de trabalho e entendi a causa do mau humor deles. Haja necessidade,força de vontade e disposição para enfrentar as suas tarefas do cotidiano,enquanto alguns privilegiados se relaxam à beira-mar ou numa confortável piscina.
O calor que faz aqui no Rio,cuja sensação térmica chegou aos 50 graus,lembrou-me que, o recorde que deu origem ao filme “Rio 40 graus”foi quebrado depois de 50 anos.
Lembrei-me,também,de uma marchinha de carnaval que se tocava e cantava invariavelmente nos carnavais da Desportiva em minha cidade natal,Cachoeira,na Bahia:
Alá-lá-ô,ô,ô,ô,ô,ô,ô.../ Mas que calor,ô,ô,ô,ô,ô,ô.../Viemos do Egito/E muitas vezes nós tivemos de rezar/Alá ! Alá! Alá! meu bom Alá!/ Mande água pra Ioiô/Mande água pra Iaiá/Alá,meu bom Alá!”
E como fazia calor na minha Cachoeira...Tínhamos os banhos no Rio Paraguaçu,no banheiro do Caquende,a brisa que sopra firme ao cair da tarde na ponte Pedro II...
Não quero ver ninguém reclamando de calor,afinal,depois de tantos anos de virada do ano debaixo d'água,o réveillon este ano será de noite estrelada para homenagear os familiares que chegaram da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário