sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ERIVALDO BRITO ESCREVE:

O Esporte Cachoeirano   

            O Basquetebol

MENINOS E MENINAS: quando o basquetebol foi implantado na Cachoeira na década de trinta,meu pai nem conhecia,ainda,a minha mãe,portanto,embora tenha eu conhecido grande parte dos personagens que aparecerão na narrativa,são fruto exclusivo das pesquisas por mim  realizadas em jornais da época.
Foram dois os que a gente pode classificar como pioneiros e grandes incentivadores do esporte: David Navarro e o Sargento Carrera,instrutor do Tiro de Guerra da Cachoeira à época.O impulso do esporte se deu por causa da adesão do prefeito Durval Miranda da Mota,sendo criada uma Associação Cachoeirana de Esportes Atléticos.
É bom que a gente faça uma ressalva: naqueles idos as regras não eram bem claras,valia tudo pela posse da bola e a pontuação era só de um ponto.
Com o apoio do prefeito,conform eu  disse,foi construída uma quadra nos fundos do prédio escolar Montezuma. Assim,no dia  02 de junho de 1935,foi realizado o Torneio Pentagonal que foi ganho pela equipe da Associação Desportiva do Paraguaçu.
No ato solene da inauguração,o prefeito Durval Mota cortou a fita simbólica enquanto a filarmônica Lira Ceciliana sob a regência do maestro Irineu Sacramento executava o Hino da Cachoeira,e,logo depois,peças do seu vastíssimo repertório.
A primeira partida cujas madrinhas foram as senhorinhas Madalena Custódio e Laura Soares,a Desportiva venceu o Cachoeira Esporte Clube por 4 a 1.
A "madrinha" Laura Soares no centro da quadra
Inauguração da quadra.Lance da partida entre Desportiva do Paraguaçu e Cachoeira  Esporte Clube
 As duas equipes atuaram assim:
Desportiva  David Navarro (capitão),Orlando Régis,João Gualberto (Jonga),José Lopes,Hipólito Almeida (Popó) e Adaucto Salles.
Cachoeira Esporte Clube  Lamartine (capitão),João Nunes,Antônio Caldas,Aurelino Salles,Cândido Filho e Carlos Almeida Sobrinho. 
 Na partida seguinte,tendo como madrinhas Noélia Gomes e Amélia Peixoto,Flamengo e Esporte Clube Brasil que venceu a partida por 7 a 1.
Brasil Pedro Borba (capitão),Clodoaldo Souza,Humberto Barreto,Lindolpho Sala,Lourival Ferreira e Aníbal Carvalho.
Flamengo Hipólito Peixoto Júnior (capitão),Orlando Chagas,João Peixoto,Oscar Melo,Grinaldo Oliveira e Newton Cezimbra. 
O terceiro e decisivo jogo,cuja madrinha foi Zuleika Estrela,o time da Desportiva venceu o Vasco de Walter Gavazza,Evangivaldo,Hildebrando,João Botelho,Guimarães,José Lima e Fernando Magalhães, e levou o trofeu.
A primeira partida com time de fora,o Vitória da capital,venceu sem dificuldades a seleção cachoeirana por 28 a 15. 
Esporte Clube Vitória Gilberto,Fernando,Mecenas,Buriti e Heitor.
Seleção Cachoeirana Hipólito Popó,Evangivaldo Borges e Silva,Juquinha Chagas,David Navarro e Oscar Melo.
Para o Vitória marcaram os pontos os seguintes atletas: Mecenas (o cestinha,16),Heitor (8) e Buriti (4).
Para a Seleção Cachoeirana,Juquinha (8),David (3),Popó (2) e Oscar (2).
 O incansável David Navarro organizou o que deve ter sido o primeiro jogo entre mulheres em todo o interior do estado. As pioneiras senhorinhas cachoeiranas foram as seguintes: Anita Queiroz,Amélia Peixoto,Alzira Custódio Almeida Maia,Benildes Leal,Diva Pessoa,Jovenina Pinheiro,Lígia Deiró,Lucila Dias,Maria Cezimbra,Maria do Carmo Passos Dias,Niomar Bastos,Nilda Almeida e Walda Gavazza.
A primeira partida foi realizada em a tarde de 25 de agosto de 1935,swmpre com a presença da Lira. As duas equipes:
Time Azul -  Maria (capitã),Diva,Alzira,Arlinda e Jovenina.
Reservas: Lucila,Niomar e Nilda.
Time Amarelo - Anita Queiroz (capitã),Amélia,Maria,Benildes e Lígia Deiró.
Reserva: Walda Gavazza.
Com a divulgação do esporte em outras cidades,o primeiro jogo intermunicipal realizado na Cachoeira foi do selecionado local enfrentando os muritibanos que perderam por 20 a 5.
Marcaram os pontos dos vencedores: Salomão Lemos (8),Juquinha (5),Nivaldo Menezes (4) e Evangivaldo (3).
Para o selecionado muritibano marcaram: Fraguinha (4) e Caribé (1).
As duas equipes atuaram assim:
Cachoeira Didi,Evangivaldo,Salomão,Nivaldo,e Juquinha.
Muritiba Raimundo Souza,Albérico Fraga,Burgos,Fraguinha e Caribé.
Quem apitou a partida foi o velho e respeitado Sargento Carrera.
Na próxima postagem,galera,a gente volta a falar de basquetebol em plagas cachoeiranas.




 





2 comentários:

  1. Vida longa a Erivado Brito e seu Factual - Jornal de Ontem, Hoje E Sempre - Esta matéria dentre tantas outras narradas e inscritas pelo nobre historiador Dr.Erivado Brito, merecem serem incluídas e noticiadas no calendário das escolas do município da heroica Cachoeira, um acervo cultural da maior relevância esquecido por muitos, porém um factual apresentado pelo magnífico editor do brioso noticioso e informativo "Jornal de Ontem, Hoje e Sempre". Com o abraço forte de Carlinhos e Família.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Brito, sua escrita é digest...com informações precisas e interessantes.

    ResponderExcluir