sexta-feira, 15 de março de 2013

DATAS CACHOEIRANAS
                                         Segundo quinzena do mês de março

Dia 16 (1893) - A fim de fazer um estudo técnico sobre o rio Paraguaçu e seus tributários,chegava à Cachoeira o engenheiro Fausto Gallo.Não tenho notícias de ter havido algum estudo anterior.
Dia 17 (1931) - Era realizada no palco do Cine Teatro Cachoeirano uma conferência promovida pelo Dr.Argileu Silva sobre o tema "Bocácio e o nosso patrício Pedro Caldas Barbosa". Tais conferências era bem a gosto daqueles tempos
Dia 18 (1888) - O capitalista cachoeirano Renério Martins Ramos que morava na Europa,causou a maior revolução na cidade ao desfilar pelas ruas em luxuosíssima carruagem,em companhia do seu genro,Albino José Milhazes.
Sobre o empresário e exportador cachoeirana,quando ele faleceu,deixou uma fortuna para várias instituições cachoeiranas.Houve uma demanda judicial impetrada pela viuvá,uma francêsa,que inclusive esteve na Cachoeira, de sorte que,nenhuma instituição recebeu um centavo sequer,contrariando,evidentemente,o desejo expresso do morto.
Nesta mesma data (1934) - Por volta das 5:30 h. da manhã,aportava na cidade a lancha "Belanísia" trazendo a embaixada paulista,vice campeã de futebol brasileiro,ficando hospedada no "Hotel Colombo".
A partida foi realizada na vizinha cidade de São Félix foi apitada por Arthur Friedenreich (foto),considerado até hoje como um dos grandes craques do nosso futebol.
O selecionado paulista ganhou apertado do Flamengo sanfelixta por 2 a 1. 
Dia 19 (1905) - Custando cem reis,circulava o jornal humorístico cachoeirano chamado "O Mariola",de propriedade de Júlio de Carvalho e Félix Rosa. 
Dia 20 (1923) - Conforme dissemos acima,falecia nesta data o capitalista cachoeirano Renério Martins Ramos,a bordo do transatlântico "Alanza"
Nesta mesma data (1931) - Na então capital federal, Rio de Janeiro,falecia o ilustre magistrado Dr.Carolino Leoni Ramos,então ministro presidente do Supremo Tribunal Federal Presidente do STF um cachoeirano.
Filho de Adrião Joaquim Ramos e Maria de Glória Leoni Ramos,nasceu o ilustre cachoeirano no dia 15 de  junho de 1857,falecendo,portanto aos 74 anos de idade.
.Nesta mesma data (1931) - Falecia o ex-prefeito Cunegundes Barreto.
Nesta mesma data (1988) - Eram 12:30 h.de um domingo no quilômetro 28 da BR 026,a irresponsabilidade e a imprevidência foram protagonistas de uma grande tragédia automobilística envolvendo o caminhão Chevrolet de placa policial de número DL 5160,conduzindo romeiros do município de Pedrão que se dirigiam para a fonte de Santa Bárbara na vizinha São Félix.
Morreram 58 pessoas e treze ficaram feridas
Dia 21 (1938) - Falecia na capital do estado o ilustre médico e poeta Octávio de Souza Brandão.
Dia 23 (1878) - Em um dos sobrados da atual rua Ana Nery, funcionava um teatro.A peça intitulada "Dalila,fazia o maior sucesso.Os jornais de época disseram que a cena cômica do "viúvo inconsolável" levava o público às gargalhadas.
A arte dramática,no passado,era bastante cultivada pelos cachoeiranos .
Dia  24 (1943) - Em uma das salas da antiga Escola Profissional da Cachoeira (foto),era instalado um núcleo da Legião Brasileira de Assistência,cuja diretoria ficou assim constituída:
Maria de Figueiredo Bahia (presidente); Anita Botelho (vice);Marieta Cezimbra Coutinho (1ª Secretária);Joaquim Pinto de Souza (2ºSecrtário);Gustavo Fraga (1ºTesoureiro);Renato Dias (2ºTesoureiro) e Salvador da Rocha Passos (Diretor Técnico).
Nesta mesma data (1953) - Falecia na capital do estado o renomado causídico Luiz Rebouças Soares (foto ao lado)
Dia 25 (1906) - Surgia o"Marche-Marche",mais um periódico cachoeirano. 
Dia 26 (1933) - No salão da prefeitura (atual Câmara de Vereadores),onde funcionava o forum,(foto abaixo)era  realizada a sessão deinstalação da sub-seção da Ordem dos Advogados Brasileiros sob a presidência do advogado Ernesto Sá. Na eleição que se realizou,ficou assim constituida a diretoria:
João Mendes da Costa Filho(Presidente) Alfredo Pereira Mascarenhas (vice);Clovis Newton de Lemos (1ºSecretário) e Nelson Dórea de Assis (Tesoureiro).
Além do Juiz da Comarca,Sálvio Oliveira Martins,tomaram parte da aludida sessão,15 advogados rrepresentando as diversas Comarcas 
Por ironia do destino,a cidade natal do grande jurisconsulto Teixeira de Freitas,e de grandes juristas do passado e do presente, -segundo fui informado -, nem mesmo tem um Juiz de Direito nomeado para a Comarca nos dias atuais !
Dai 27 (1979) - O antigo Tiro de Guerra 114 passava a ser denominado TG 06-002,de conformidade com a Portaria nº 878.
Dia 28 (1975) - Falecia em Salvador o renomado advogado cachoeirano Carlito Onofre,considerado o "Príncipe da Oratória Baiana".
Dia 29 (1959) - A Desportiva,através da sua Falange Feminina,promovia aos domingos uma nimadíssima "Manha de Sol",com show de calouros e da grande coqueluche do momento: bambolê ! Ah,já ia esquecendo: o almoço era 0800. Grátis.
Dia 30 (1865) - Do porto da Cachoeira a bordo do navio "2 de Julho", embarcava o Batalhão do 4º Corpo de Voluntários para a Guerra do Paraguai.
Dia 31 (1875) - Era instalada a estação do Telégrafo Nacional na cidade.

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário