terça-feira, 12 de março de 2013

História

TREZE DE MARÇO:  A ELEVAÇÃO AOS FORO DE CIDADE

Governava a então Província da Bahia o dr.Francisco Prisco de Souza Paraizo quando,no dia 13 de março de 1837, - há 176 anos passados,portanto -, era sancionada a lei nº 43 que elevava a então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira aos foros de cidade,com a denominação de HERÓICA CIDADE DA CACHOEIRA.Por  sinal,no aludido decreto,Santo Amaro  ganhou o mesmo privilégio,com o pomposo nome de Leal Cidade de Santo Amaro Assim,cachoeiranos e santamarenses comemoram sua autonomia adminstrativa na mesma data (foto acima).
Muita gente faz confusão pensando que 
o governante que assinou o decreto era cachoeirano. Trata-se de homônimos. O cachoeirano Francisco Prisco de Souza Paraiso (1840 - 1895),era filho de Francisco de Souza Paraiso e Carlota Cândida Paraiso,foi promotor em sua terra natal,e deputado geral em 1878.
Nascendo ele em 1840,tinha dois anos de idade quando da elevação da sua terra natal.
O governador da Província,(foto)era homônimo do cachoeirano,foi registrado Paraizo escrito com a letra "z". Foi,também,Ministro da Justiça e Instrução Pública de 1900 a 1930,ocasião em que o cachoeirano já era falecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário