segunda-feira, 1 de abril de 2013

DATAS CACHOEIRANAS
   
Primeira quinzena do mês da abril

Dia 01(1930) - O padre Augusto Cavalcante,vigário da paróquia da Cachoeira,ministrava a bênção religiosa de duas novas guarnições da flotilha náutica da Desportiva,batizadas com os nomes de "Itabira" e "Yara".
 Dia 02(1949) -Falecia em Salvador o músico Pedro Bezerra que havia sido regente da filarmônica Minerva Cachoeirana.
Dia 03 (1949) -  Ao derrotar o Botafogo por 2 a 1,o Fluminense Cachoeirano (foto acima),vencia o campeonato de futebol daquele ano. O mais curioso é que,dois dos mais respeitados Pais de Santo diziam "trabalhar" por agremiações diferentes:Adálio era Botafogo e Congo de Ouro era Fluminense.
Dia 04 (1905) - Visitava a Cachoeira o engenheiro e geólogo norte-americano Orville Derbey
Dia 05 (1877) - De propriedade de Augusto Mota,vinha à lume o primitivo jornal "O Guarany",que chegou a circular diariamente. Nos dias atuais,o jornal com o mesmo nome é de propriedade da Família Borges dos Anjos,capitaneada pelo ilustre poliglota e professor Pedro Borges.Vida longa ao noticioso que faz a memória da cidade da Cachoeira.
Dia 06 (1948) -  Falecia repentinamente o Dr. Alexandre Coêlho Bahia,elemento de alta projeção na cidade,médico da Santa Casa e ex-prefeito municipal.
Dia 07 (1935) - Outra nota fúnebre: falecia em Salvador,no Hospital Espanhol, o telegrafista federal,jornalista e advogado Alexandre Alves Maciel Júnior (foto ao lado).
Dia 08 (1917) - A bordo do navio "Cachoeira",a filarmônica Minerva, acompanhada de dezenas de adeptos e foliões,partiram com destino a Salvador a fim de participarem dos festejos do carnaval daquele ano.
Dia 09 (1966) -  No anais cachoeiranos registramos mais uma enchente do rio Paraguaçu.Nas fotos,o coreto do Jardim Grande e a limpeza da rua do Carmo depois que as águas baixaram.





Dia 10 (1960) - Em vista da maior enchente do Paraguaçu ocorrida em março do ano citado,era organizada a "Comissão Intermunicipal para Defesa da Cachoeira e São Félix". Se rendeu frutos é como a música do Cauby,"Conceição": ninguém sabe,ninguém viu...
Dia 11 (1978) -  No hospital da Santa Casa,falecia o esportista Erudilho da Silva Bastos,(Morenito),que prestou relevantes serviços ao futebol cachoeirano.No estádio da Fonte Nova,em Salvador,ao anunciar a sua morte,fez-se um minuto de silêncio.
Elemento extremamente modesto,Morenito foi padeiro da" Padaria Suissa" e,depois,zelador e guia turístico .da Igreja da Ordem Terceira
O seu sepultamento foi um dos mais concorridos que a Cachoeira já assistiu.
Dia 12 (1959) - Seguia para Salvador uma romaria fluvial a fim de trazer a imagem de Nossa Senhora do Rosário que havia sido restaurada por Pedro Ferreira,em vista de um lamentável acidente ao recolher da procissão no dia da festa,quando Né Gottschall encostou uma vela acesa na charola.
Dia 13 (1930) - Era fundado o "Gymnásio Teixeira de Freitas",colégio de ensino médio.A sua diretoria ficou assim composta: professores Mario Ribeiro e Salvador da Rocha Passos (foto) Francisco Fróes e Leonina Conceição; doutores Augusto Públio Pereira e Arnaldo Sant'Ánna.
Dia 14 (1901) -Reunia-se em uma das salas da prefeitura (atual Cãmara de Vereadores),os artistas da "Theatral Paraguaçu" a fim de elegerem-se uma nova diretoria e deliberar sobre o dinheiro depositado no antigo Banco Comercial.
Dia 15 (1931) - Depois de muitos anos de conserto,graças aos esforços pessoais dos Carmelitas frei Pedro Tomaz Margalo e frei Joaquim,era inaugurado festivamente o altar-mor da Igreja do Carmo,conforme vemos na foto ao lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário