sexta-feira, 12 de abril de 2013

                              DATAS CACHOEIRANAS





Segunda quinzena do mês de abril em curso.

 Dia 16(1961) - Visitava a Cachoeira o Dr.Rui Cajueiro,então governador do distrito rotário.No almoço oferecido ao ilustre visitante na  sede social do Rotary,usou da palavra o Comendador José Ramos de Almeida Alves,(foto ao lado)fazendo um resumo do histórico do clube.Presentemente,o clube de serviço de relevantes serviços prestados,tem a sua sede em constante perigo conforme pode-se observar na foto abaixo em vista da   ruína do prédio ao lado.

 Dia 18 (1826)-Data da visita de Pedro i á então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.
O Imperador era conhecido pelo seu mau humor. Na Cachoeira ele exibiria uma nova faceta: era racista,uma espécie do atual deputado Feliciano.
Nas "Efemérides Cachoeiranas" Aristides Milton descreve em detalhes a recepção feita ao Imperador,e,quando o liberto chamado Caetano,"usando da palavra com desembaraço admirável e pediu a D.Pedro que adiasse a viagem para o dia seguinte pois era este o desejo dos cachoeiranos",o Imperador,"cedendo a um desses arrebatamentos que lhe naturais,gritou: Cala-te,negro,pois isto não te compete..."
Nesta mesma data,no ano de 1934 era fundado o semanário "A Cachoeira"de propriedade do médico Augusto Públio Pereira. O redator chefe era Augusto de Azevedo Luz e o diretor geral Francisco Andrade de Carvalho (Francino).
O meu pai,Antônio Loureiro de Brito(Jessé) era tipógrafo e trabalhava nas oficinas,juntamente com Stelito Nazareth. Felisberto Gomes,(Briô),(foto acima),foi seu aluno e,durante muitos anos manteve o jornal sob as suas expensas,prestando assim,um inestimável serviço em favor da memória cachoeirana.Não tenho nenhuma notícia de que tivesse havido qualquer reconhecimento por parte das autoridades municipais.
Dia 19 (1930)- Por sugestão da professora Maria José da Silva,a Escola Reunida da Cachoeira passava a chamar-se de Escola Ana Nery.
A referida professora era filha de Padro Celestino da Silva,um dos mais consultados e profícuos escritores da história da Cachoeira. 
FOTO DO ACERVO DE ERIVALDO BRITO
Dia 20 (1960)- Com o nome de Empresa de Transportes Odália,de propriedade do empresário Carlos Menezes,era inaugurado o serviço de transportes rodoviário entre Muritiba,São Félix e Cachoeira para a capital do estado.
FOTO DO ACERVO PESSOAL DE ERIVALDO BRITO









º


 Na foto acima,Os Tincoãs,em sua formação original,apresentando-se no dia 21 de abril de1961 no Cine Popular Muritibano,por ocasião do primeiro ano de fundação da empresa citada.
Dia 21 (1947) - Em sua residência,na rua Quintino Bocaiuva (Curiachito),falecia nesta data o poeta  cachoeirano Joaquim Pacheco de Miranda Filho.
Dia 22 (1935) - Mediante Ato nº 90,o então prefeito da cidade,Durval de Miranda Motta isentava de pagamento de Imposto sobre Valor Locativo (atual IPTU).o prédio onde até hoje funciona a Loja Maçônica Caridade e Segredo.
Dia 23 (1931) - Era fundado o Centro Espírita Obreiros do B em. Desde os idos de 1891 temos  notícias da existência de um grupo de cachoeiranos adeptos do kardescismo sob o título de "Sociedade Spiritaa Cachoeirana.
Dia 24 (1949)- Um combinado de jogadores cachoeiranos enfrentava o Ideal de Santo Amaro,no campo da Avenida Ubaldino de Assis,derrotando-o pelo placar de cinco a dois. 
Dia 25 (1931) - Era fundado o Sport Club Corinthians Cachoeirano,sendo empossada a sua diretoria tendo como presidente Henrique Guimarães.
Dia 26, (1952) -Majoritário no Legislativo,o antigo PSD elegia a seguinte mesa diretora: Anarolino Pereira (presidente),Plácido Ferreira Guimarães (vice-dito),Francelino Moraes (1º secretário) e Paulo José de Figueiredo (2º secretário).
Dia 27 (1945) - Em vista das obras que se estavam realizando pelo então Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,a sede da prefeitura (atual Camara de Vereadores),mudou-se,provisoriamente para o sobrado de número 5,na praça Maciel.
Dia 28 (1904) - Mediante proposta do Conselheiro Francisco Mendes,a Praça da Regeneração,popularmente chamada de Praça dos Tamarineiros,passa a chamar-se de Praça Dr.Milton.
Dia 29 (1955) - O Sindicato dos Arrumadores dos Municípios de São Félix e Cachoeira publicava um Edital de Convocação para eleger uma nova diretoria.
Dia 30 (1948) - A imprensa local noticiava o falecimento nesta data,no Rio de Janeiro,aos 94 anos de idade,a senhora ria Augusta Rui Barbosa,viuvá do grande jurista brasileiro Ruy Barbosa. O governo municipal decretou luto oficial e enviou telegrama de condolências em nome do povo cachoeirano.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário