sexta-feira, 31 de maio de 2013

DATAS CACHOEIRANAS

Primeiro semestre do mês de junho

Dia 01 1842 - Era solenemente instalada a Comarca da Cachoeira, sendo empossado o Dr.Inocêncio Marques de Araújo Góes (foto) como o primeiro Juiz de Direito da cidade.
Lamentavelmente nos dias atuais,segundo fomos informados,não foi ainda nomeado um novo Juiz para a Comarca.
Dia 02  1870 - Sob a direção de José Ramiro das Chagas vinha à lume o jornal A Ordem que circulou por mais de 60 anos.
Nesta mesma data,no ano de 1987,era realizado o I Seminário de Educação do Recôncavo,no auditório do Centro de Convenções da Pousada do Carmo e também no Colégio Estadual da Cachoeira.
O referido Seminário foi aberto pela professora Maria Terezinha representando a Secretaria de Educação do estado. Houve realização de oficinas de magistério,matemática e criatividade. 
Dia 03 1892 - Falecia nesta data o Dr. Manoel Amâncio da Silva,diretor do antigo e pioneiro "Ginásio Cachoeirano". OI extinto era natural de Maragojipe.
Dia 04 1950 - Jogando amistosamente na cidade de São Félix,o Botafogo Cachoeirano  vencia o Floresta Sanfelixta pelo placar de 3 a 2,marcando Natinho,Vaduca e Tabaréu para os cachoeiranos enquanto Linho e Zeca descontaram para os sanfelixtas.
Na foto acima a  sede do Botafogo (segunda casa à direita). 
Dia 05 1875 - Era inaugurado o serviço telegráfico entre a Cachoeira e Nazaré das Farinhas. Foi um enorme progresso,na época. 
Dia 06 1948 - Começava a demolição da Igreja do Amparo (foto ao lado)sob a alegação de ser construída no local uma maternidade.
Dia 07 1823 - Em uma das dependências da igreja do Carmo,começaram- a cunhagem de moedas do tesouro ,operação que durou apenas quatro dias mas não deixa de ser um evento inédito na vida nacional,digno,portanto de registro. 
Dia 08 1754 - Dom João V destinava a importância de oito mil cruzados para o início da construção da capela-mor da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário (foto).
Dia 09 1878 - Na capela da Ordem 3ª do Carmo era celebrada a festa do Divino Espírito Santo,tendo como celebrante o frei João de Santa Maria e Souza. O púlpito sagrado foi ocupado pelo frei Francisco da Virgem Maria Itaparica.
Naqueles idos,o "Imperador" era um adulto,e,no ano em referência,foi o cidadão Manoel Joaquim Minho. 
Dia 10 1940 - Em plena era do rádio,apresentava-se no palco do Cine Teatro Cachoeirano uma trupe da Rádio  Sociedade da Bahia, a PRA 4 como era mais conhecida,,com destaque para a cantora Lourdes Cardoso,  o violinista José Leite e o saxofonista Netinho.
Dia 11 1936 - Uma locomotiva puxando uma composição de oito vagões carregados de refrigerantes,  cervejas e outras mercadorias tombou na entrada do túnel da ponte do Bitedô,rolando quatro vagões na ribanceira enquanto os outros quatro,desgovernados,passaram pela ponte dos Três Riachos (foto acima)e só foram parar ao lado da igreja Presbiteriana,exatamente onde acabam os trilhos.Não houve vítimas,felizmente.
Dia 12 1925 - No palco co Cine Teatro Cachoeirano apresentava-se a Grande Companhia de  de Teatro Olympia da Bahia,de propriedade da Empresa Borges da Mata & Ciª.
A referida companhia jamais havia se apresentado em qualquer cidade interiorana.
Dia 13 1936 - Falecia em Salvador  nesta data o empresário e grande empreendedor João Vieira Lopes (foto)que ao ser empossado prefeito da cidade fez,segundo os antigos,uma das gestões mais profícuas.
Dia 14 1895 - Em avançada idade,falecia em Savador o Dr.Manoel Bernardino Bolivar(1829/1905) que serviu o Exército durante a Guerra do Paraguai.
No regime monárquico,foi eleito deputado provincial no biênio 1881 e 1882. 
O ilustre cachoeirano era poeta,literário,deixando várias produções em jornais e revistas da época.
Dia 15 1910 - Vindo de Mundo Novo (BA),era recebidocalorosamente pelos seus conterrâneos o Cônego José Dias d'Áffonseca










                                                                                                                            

Um comentário: