segunda-feira, 20 de maio de 2013

DATAS CACHOEIRANAS

 Segunda quinzena do mês de maio

Dia 16 1931 Tendo como Editor o jornalista E.Fonseca,circulava na cidade o primeiro número de um jornal esportivo denominado Semana Esportiva.
Dia 17 1950 - O então prefeito Anarolino Pereira sancionava algumas leis, dando denominação a diversas ruas da cidade que passaram por obras de melhoramentos a saber:
Lei nº 62/50 - Antigo Riacho Pagão para Pacheco de Miranda Filho
            63/50 - Alto da Boa Vista para Rua Padre Heráclito Mendes da Costa
            64/50 - Avenida São Diogo para Avenida Maria Quitéria.
Dia 18 1908 - Encerrava-se nesta data o Grande Tribunal Juri que havia sido implantado no dia onze. Foram julgados os seguintes acusados:
. Virgínio Pereira Barbosa,vulgo Virgínio de Miguel,condenado a 14 anos com trabalhos forçados (Que beleza! Bons Tempos!)
FOTO DO ACERVO DE ERIVALDO BRITO
.   O reu Francisco Rosa da Assunção,o famigerado Chico Buzego,através do seu advogado,solicitou o adiamento do julgamento e obteve êxito.
Na foto ao lado o salão onde funcionava o Juri em uma das salas da atual Câmara de Vereadores.
Dia 19 1960 - Na reunião semanal do Rotary,o advogado Nelson Silva apresentava uma proposta que foi aprovada unanimemente dirigida ao Secretário de Interior e Justiça Dr.Josaphat Marinho,pedindo-lhe a conclusão das obras da casa natal do grande jurisconsulto Augusto Teixeira de Freitas.
Observem na foto ao lado que, no sobrado em questão  existiam duas janelas na parede ao lado
Dia 20 1939 - O Sindicato dos Empregados dos Correios da ;cachoeira era reconhecido pelo Ministério do Trabalho. O referido sindicato era presidido pelo funcionário Alberto Reis Gonçalves da Silva.
Dia 21 1950 - A Curia Metropolitana levando em consideração o estado de saúde do Cônego Augusto Cavalcante,nomeava como titular da paróquia o padre Valdo Azevedo.
Dia 22 1935 - A  sociedade filarmônica Minerva Cachoeirana tomava a iniciativa de fundar a Caixa Auxiliadora da Minerva tendo como presidente o senhor Bertolino Lima,como Secretários Norvalino Amorim e Bernardino Cordeiro.
Apenas  para esclarecer aos mais curiosos,informamos que,a manutenção da referida Caixa,a sociedade deveria concorrer com dez cruzeiros de cada contrato da banda,e,cada associado com quinhentos cruzeiros.
Dia 23 1937 - Os antigos clubes de futebol Esperança e o Palestra,disputaram na Campo dos Gráficos,na avenida São Diogo,perante numerosa assistência,a partida decisiva para a conquista do título daquele ano,registrando-se um empate de 1x 1,destacando-se o goleiro do Palestra chamado  Carlito segundo jornais da época,"fez defesas milagrosas".
Eu conheci Carlito já coroa .Ele trabalhava como caixeiro na antiga Padaria de Deoredo (do Povo).
Dia 24 1933-  Numa campanha do jornal A Tarde, o senhor Azarias Heráclito Neri fazia entrega à Pinacoteca do Estado da Bahia da preciosa coroa de louros folheada de ouro dezoito quilates,peça que foi oferecida à própria Ana Neri  pela sociedade carioca. Por onde andará? Realmente gostaria de saber.






Dia 25 1928 - Realizava-se com grande pompa a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. O saudoso vapor Paraguaçu(foto acima),saiu as 15h.da ponte da Navegação Baiana rebocando a embarcação que conduzia a artística charola conduzindo a imagem daquela que foi,no passado,a patrona dos marítimos cachoeiranos e sanfelixtas. 
A procissão marítima era composta de lanchas,saveiros,canoas e dezenas de embarcações. 
Dia 26 1937 - Para visitar amigos,conterrâneos e correligionários,chegava à sua terra natal,Cachoeira,o deputado federal Arlindo Leone.
Dia 27 1942 -  A filarmônica Lira Ceciliana realizava uma sessão solene a fim de entronizar em  salão nobre o retrato do seu ex-presidente e grande benfeitor,João Vieira Lopes (foto)
Dia 28 1961 - Jogando no estádio Arlindo Rodrigues na vizinha cidade,o Cruzeiro Cachoeirano vencia o Floresta sanfelixta por um a zero,gol de Didi Zoião cobrando uma falta.
Dia 29 1930 - Na Loja Maçônica Caridade e Segredo,um grupo de maçons cachoeiranos fundava o Tatwa Paz e Luz,com o propósito de "ampliar os conhecimentos espiritualistas".
Foi composta a seguinte diretoria:
Sisgimundo de Cerqueira Bastos (presidente),Augusto de Azevedo Luz (vice presidente),Dr.Montival Cardoso (secretário),Apolinário Galiza Filho(tesoureiro) e Leopoldo Costa (instrutor).
Dia 30 1880 - Na residência do coronel Ruy Dias d'Affonseca (atual Casa dos Velhos), reuniram-se os membros do Partido Conservador a fim de escolherem os candidatos às eleições municipais. Foram escolhidos os seguintes candidatos: Dr. Joaquim Inácio Tosta,Dr.José Almachio Ri beiro Guimarães,Comendador Antônio de Brito Leal,Tenente José Maria Baraúna,Tenente João Mendes de Queiroz Junior e Amâncio Pedreira Gomes. 
Dia 31 1930 - O Asilo Filhas de Ana (atual Sacramentinas),fazia colocar na galeria dos seus benfeitores a fotografia do coronel João Severino da Luz Neto ex-prefeito de São Felix e Coletor Federal na cidade da Cachoeira.
 
                                                                                                                          
                                                                                                         




.

.

Um comentário:

  1. Anna Nery Fazer leitura do artigo Os elementos simbólicos do monumento a Anna Nery na Revista Gaúcha de Enfermagem e Anna Justina ferreira Nery capitulo do livro História da Enfermagem - identidade, profissionalização e símbolo.
    Local do artefato: Museu de Artes de Salvador (BA)
    Fernando Porto - ramosporto@openlink.com.br

    ResponderExcluir