domingo, 12 de maio de 2013

No distante ano de 1906,no mês de maio,a mãe de Anne,veio a falecer. A jovem norte-americana residente na pequena cidade de Grafton,mostrava-se inconsolável com a inesperada separação. Invariavelmente,uma vez por semana,ia até ao túmulo onde jaziam os restos mortais da sua pranteada mãe levando flores.Foi então que veio em sua mente a  idéia de que muitas pessoas pelo mundo afora deveriam estar vivendo a mesma situação dela,e,melhor do que isso,muitos que ainda tinham suas mães vivas e que jamais prestaram qualquer gesto de carinho.Resolveu,então,escrever ao governador do estado sugerindo que decretasse um dia inteiramente dedicado às mães.
O governador gostou da idéia.Naquele mesmo ano de 1910,no segundo domingo do mes de maio,foi commemorado o primeiro Dia das Mães.
Volvidos quatro anos,em 1914,portanto,definitivamente consagado o evento,o presidente da república o fazia inserir no calendário dos Estados Unidos da América.
Em nosso país,a primeira comemoração do Dia das Mães aconteceu no Rio Grande do Sul,no ano de 1918,oficializando-se para todo o Brasil em 1932, quando então presidente o gaucho Getúlio Vargas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário