sábado, 25 de maio de 2013

O PROFESSOR PARDAL MURITIBANO

 Seu Tosta,um talento esquecido.

O MURITIBANO  Otávio Tosta foi,até por volta do ano de 1972,o artífice mais procurado,credenciado e competente de toda a Região do Paraguaçu.
Homem simples,cordial,fala mansa,seu Tosta era dotado de um gênio inventivo formidável.  De suas mãos foram criadas várias máquinas a vapor,relógios de parede de alta precisão,espingardas,pistolas,Casas de Farinha... Além do mais,na sua oficina,a encarnação do personagem das histórias em quadrinhos de Walt Disney,"Professor Pardal" consertava de tudo!
Das geringonças inventadas pelo seu Otávio,existia em sua oficina no ano de 1987,quando escrevemos uma reportagem para o jornal cachoeirano A Ordem,um carro construído de madeira,o "carro de pau" com que o próprio inventor gostava de desfilar nas festas do Bonfim e nas festas em São Félix e Cachoeira. Certa feita ele resolveu ir até Salvador e seu "carro de pau" além de ser alvo da curiosidade popular,rendeu uma reportagem do jornal A Tarde.
O discípulo de seu Tosta,um mecânico chamado Roque,(vide foto ao lado),disse-me que o seu mestre havia falecido antes de ter concluído uma máquina que,acionada por apenas um único  impulso humano,sem uso de qualquer combustível,bateria ou corda,funcionaria sem parar! Seria uma máquina de moto contínuo.
Não sabemos,hoje,se ainda existe a oficina,relógios,armas ou mesmo o "carro de pau" de seu Otávio Tosta,que fazia o encantamento dos meninos da minha época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário