domingo, 23 de junho de 2013

A história do esporte cachoeirano

                O futebol (parte 3)
ERIVALDO BRITO
No ano de 1932,o "esporte bretão" como escreviam os cronistas da época,era dirigido pela LIDA,sigla referente a Liga Intermunicipal de Desportos Atléticos cujo campeonato era disputado em São Félix e na Cachoeira,na Praça Maciel.
Assim,no domingo,dia 3 de abril do referido ano,era realizado o torneio Início envolvendo as seguintes equipes:América,Flamengo,Floresta e Botafogo,de São Félix; Corinthians e Bahiano da Cachoeira e o Silencioso de Muritiba.
Como a duração das partidas no referido torneio era pouca,as que terminassem empatadas,o critério para o desempate seria o número de escanteios favoráveis. Vamos,então aos resultados:
1º jogo: Flamengo 1 x0 Flamengo,juiz Fernando Souza
2º jogo: Botafogo 0 x 0 Corinthians,que venceu por 4 escanteios a zero .O juiz foi Felipe Ferreira.
3º jogo: Bahiano 0 x 0 América que venceu 1 a 0 no escanteio. Juiz Firmino Leite 
4º jogo:Floresta 0 x 0 Silencioso. O Floresta venceu 1 a 0 no escanteio. Juiz Francisco Gomes dos Santos,o popular  Poporrô.
5º jogo: Corinthians 0 x 0 Bahiano. O Corinthians venceu por 3 escanteios a 1. O juiz foi o esportista muritibano Paulino Lima.
6º jogo: Corinthians 0 x 0 Floresta que ganhou nos escanteios por 3 a 1. O árbitro foi Francisco Xavier França.
Pelo critério de desempate,o Floresta ganhou o torneio. Os atletas Dondon fotógrafo (Corinthians)  e Góes (Floresta) saíram de campo machucados e foram  atendidos pelo farmacêutico Arlindo Rodrigues.
O curioso é que,anos depois,Arlindo Rodrigues e Paulino Lima tornaram-se nomes dos estádios de suas cidades; São Félix e Muritiba,respectivamente.
No ano seguinte,em a noite de 28 de março de 1933,devido aos constantes desentendimentos fora e dentro de campo,decidiram os esportistas cachoeiranos a organizar uma Liga independente,reunindo-se na sede social da filarmônica Minerva sob a presidência de Álvaro Monteiro,sendo aclamada a seguinte diretoria:
Presidente; Artur Nunes Marques;
Vice-dito: Lafayette Almeida;
Tesoureiro: Cândido Mecenas Vacarezza;
1º Secretário : João Lurentino Magalhães;
2º Idem ; Durval de Miranda Mota;
Comissão Auxiliar: Antônio Ribeiro,Carlos Nunes,Manoel Paulino Dória,Adaucto Salles Ribeiro,Nelson Marques Lobo e Álvaro Monteiro.
Comissão Fiscal: Gastão Pereira,Arnaldo Sant'Anna,João Vieira Lopes,Pedro Navarro e Salvador da Rocha Passos.
A intenção da Liga era construir um campo de futebol no terreno baldio nas proximidades do Cais Maria Alves,mais conhecido como Calabar,local onde acabou sendo construído o Estádio do Fluminense,depois 25 de Junho,e,se não estou enganado ou houve nova mudança,presentemente é Governador Paulo Souto.
No domingo,dia 16 de agosto de 1933,a equipe do São Cristovão do Rio de Janeiro veio jogar amistosamente em benefício do hospital de São Félix,ficando hospedada no Hotel Colombo.
Para enfrentar o time carioca,o time do Flamengo de São Félix atuou enxertado com alguns jogadores cachoeiranosporém,foram fragorosamente derrotados pelo placar de 7 a 1 !
O árbitro da partida foi o famoso jogador Arthur Friedenreich.(foto).
 
No ano seguinte,mais precisamente no dia 18 de março de 1934,novamente os esportistas locais ficaram encantados,agora com a visita da seleção paulista,vice campeã brasileira. A embaixada paulista chegou na Cachoeira por volta das 6h.da manhã.Hospedados no Hotel Colombo,após o café da manhã,foram visitar a barragem de bananeiras,na ocasião chamada de Gerry O'Connell. 
Novamente o Flamengo sanfelixta com alguns jogadores cachoeiranos foi o adversário e daquela vez,perderam por 2 a 1.
Diante disso meus amigos,os campos de futebol se espalharam por toda a cidade.Sem as dimensões exigidas e em terrenos sem grama.
Como a Cachoeira possuía vários jornais funcionando simultaneamente,a classe de tipógrfos e gráficos em geral era numerosa.E eles,então resolveram no dia 28 de setembro de 1936 formar a Associação Graphica Sportiva,cuja sede provisória funcionava na rua 25 de junho nº 42
Ficou assim constituída a diretoria:
Presidente: Waldemiro Oliveira;
Vice dito: Manoel Cyro Xavier
1ºSecretário: Flavio Paixão;
2º Idem: Stelito Nazareth;
Tesoureiro: Alvaro C.de Jesus
Orador: Albertino Oliveira;
Diretor de Esporte: Juvenal Cardoso dos Santos
Fiscal: Dyonísio Souza;
Procurador: Socrates Castro;
Comissão de Sindicância: Nivaldo Menezes,Antônio Loureiro de Brito e Gilberto Magalhães.
Comissão de Contas: Tharcício Edmundo Silva.Durval Alves e Roque Souza.
Os gráficos construíram um campo de jogo na Avenida São Diogo,no ano de 1937 onde os jogos seriam realizados,como no dia da estreia,quando o time chamado Leste Brasileiro perdeu para o Palestra por 4 a 0.
Palestra: Alberto,Dió,Stelito,Álvaro,Evangivaldo,Sú,Joel,Nivaldo,Sala,Berto e Gileno.
Leste Brasileiro: Duia,Cadete,Bibiano,Donga,Luiz,Juquinha(depoisLeopoldo),Tote,Bahia,Nelson,Badaró e Magno.
Na próxima postagem a gente vai falar da diretoria da liga que viabilizou a construção do campo da avenida Ubaldino de Assis. 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário