sábado, 17 de agosto de 2013

Datas Cachoeiranas
Segunda quinzena do mês de agosto em curso:
Dia 16 (1930) - Chegava à sua terra natal, Cachoeira, o padre Ricardo Vieira Pereira que se encontrava em Roma, sendo recebido por amigos, familiares e grande massa popular.
Quando o vapor Paraguaçu atracou na ponte de embarque e desembarque da Navegação Bahiana, (era escrito assim com "agá"), ouviu-se uma estrepitosa tracaria e prolongados aplausos enquanto a filarmônica Lira Ceciliana tocava um conhecido dobrado.
Chegando à residência da família, o padre Ricardo foi saudado pelo vigário da paróquia, padre Augusto Cavalcanti, pelo seu irmão doutor Augusto Públio Pereira e pelo jornalista e poeta Artur Durval.
No dia seguinte, na igreja matriz, o padre Ricardo Pereira celebraria a sua primeira missa em território brasileiro, exatamente em sua terra natal.
Dia 17 (1969) - Jogando amistosamente no Estádio 25 de Junho, a seleção cachoeirana de futebol aplicava um chocolate no Guarany da capital do estado por oito a um !
A seleção cachoeirana jogou na ocasião com: Inha (depois Zé Roberto), Deca, Sacramento, Paiva, Mimiu, Bebeu, Carlyles, Judinho (depois Badu), Antonivaldo (depois Passarinho), e Juracy (depois Marrom).  
 Dia 18 (1887) - A fim de submeter-se a uma intervenção cirúrgica, seguia para a capital do estado no navio da carreira o farmacêutico Manoel de Santana.
Dia 19 (1931) - O empresário Augusto Leciague Régis (foto), inaugurava uma fábrica de picolés (chamados à época de "friolitos") e doces gelados, na rua 13 de março.
O velho Augusto Régis fundou a farmácia com o seu nome, foi diretor do Banco de Administração (depois encampado pelo Banco da Bahia) e foi prefeito municipal.
Dia 20 (1832) - Era nomeado o cidadão Joaquim da Silva e Almeida para exercer as funções de Agente Postal. Foi, portanto, o primeiro a exercer tal função na cidade.
Na primeira mala postal  saída da Cachoeira para Salvador. constava de dez cartas e dois ofícios.
A Cachoeira foi a primeira cidade do interior do estado a possuir na agência postal a função de carteiro.Legal, não é mesmo?
Dia 21 (1941) - A Pharmácia Régis, (era assim que foi registrada a empresa com "PH"), exibia em suas dependências a caquinha Nestlé que se movimentava e mugia com se fosse de verdade ! A atração foi uma grande novidade e atraiu muita gente das cidades vizinhas.
Dia 22 (1960) - Por volta das 15 horas, quando o Circo Nerino estava desarmando suas lonas para ir embora da cidade, um dos mastros despencou inesperadamente vindo a atingir o eletricista da companhia circense chamado Ivan Alves Moreira que morreu instantaneamente deixando todos vivamente consternados.
A área onde o circo estava armado (campinho da avenida Ubaldino de Assis) estava lotada de estudantes e pessoas curiosas que viram a cena dantesca e que por certo não esquecerão jamais.
Vide ilustração que fizemos do trágico acontecimento.


Dia 23 (1854) - Construído no estaleiro de Itapagipe, na capital baiana, aportava na Cidade Heróica o navio batizado com o nome de Cachoeira.
Nesta mesma data, no ano de 1988, falecia o estimado mestre empreiteiro Félix Manoel de Brito, tendo o seu corpo sido velado no salão nobre da Loja Maçônica Caridade e Segredo de onde saiu o féretro.
Na passagem do cortejo, em frente ao Centro Espírita Obreiros do Bem, falou o presidente da Federação Espírita da Bahia e o presidente do Obreiros do Bem, Egberto Melo.
Leia o artigo "Félix Brito - O Bom Samaritano" do hoje também saudoso Chiquinho Melo.
Dia 24 (1892) - Circulava o primeiro número do jornal "A Vida", impresso nas oficinas tipográficas de Genésio Pitanga.
Nesta mesma data, há 59 anos passados, a Cachoeira era abalada com a trágica notícia do suicídio do então presidente Getúlio Vargas.
Leia memória de nossa lavra relembrando o fato e a histeria das charuteiras e operárias cachoeiranas.
Dia 25 (1940) - A Minerva Cachoeirana realizava um passeio de recreio fluvial para a cidade de Maragojipe, levando o time de futebol do Vitória cachoeirano, cuja delegação era chefiada pelo seu presidente dr.Aurelino.
Na "Terra das Palmeiras", a delegação cachoeirana foi recebida da maneira fidalga que é uma característica dos maragojipanos.
Na partida amistosa realizada entre o Vitória da Cachoeira  e o Bahia de Maragojipe o time cachoeirano ganhou por 4 a 2, marcando Perivaldo os quatro tentos dos vencedores.
O Vitória cachoeirano jogou com: Baguesa, Carlos, Aníbal Carvalho, Raspadinho, Kenedí, Cachoeira, André, João, Gileno, Maroto e Perivalado.
Dia 26 (1906) - Em Assembléia Geral, a filarmônica Minerva Cachoeirana apresentava o seu novo contratado para as funções de Regente da banda, o maestro Francisco Fróis que foi, na ocasião, presentado com uma batuta guarnecida de prata lavrada.
Em nome da Minerva falou o jornalista Epifânio Conceição de "O Pequeno Jornal".
Dia 27 (1942) - O então prefeito dr. Alexandre Coelho Bahia mandava celebrar na igreja Matriz uma missa pelos brasileiros vitimados pelo torpedeamento dos navios mercante "Beapendi", "Arara","Araguara" "Itagiba" e "Aníbal Benévolo" no litoral baiano.
O povo cachoeirano lotou as dependências da Matriz para participar da missa que foi celebrada pelo cônego Augusto Cavalcanti, ocupando o púlpito o padre Bráulio Seixas.
Dia 28 (1922) - Era fundado na Cachoeira o Centro Espírita União e Fé que funcionou na praça Dr.Milton número vinte.
Dia 29 (1897) - O Conselho Municipal colhia subscrição popular e recolhia substancial quantia para ser destinada às vitimas de Canudos.
Em a noite desta mesma data, no ano de 1998, vitimado por uma doença coronária, falecia o enfermeiro e vereador municipal Augusto José da Costa (foto) grande líder político e presidente do Partido Democrata Cristã da Cachoeira.
O seu sepultamento no dia seguinte teve o acompanhamento digno do homem público que era, leal e devotado com os seus eleitores e correligionários.
Dia 30 (1935) - O Centro Espírita Obreiros do Bem inaugurava a sua sede própria na praça Marechal Floriano ( Currais Velho).
Dia 31 (1946) - Era oficialmente reconhecido pelo governo estadual o Sindicato de Barbeiros e Cabelereiros da Cachoeira, São Félix e Muritiba que funcionava na Cachoeira. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário