sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DATAS CACHOEIRANAS
Segunda quinzena do mês de setembro

Dia 16 (1961) - O empresário Euvaldo Luz anunciava a instalação de novas máquinas para a moagem do dendê nativo das regiões do São Francisco do Paraguaçu e Santiago do Iguape da fábrica OPALMA. Parece-me que, hoje, infelizmente, tal indústria encontra-se desativada.
Dia 17 (1917) - Depois de uma breve estada em visita oficial, retornava à capital do estado o General Botafogo.
Dia 18 (1966) - Na sede social da Desportiva do Parguaçu, era realizada a apuração do concurso Rainha da Primavera do referido ano. A  Comissão, composta pelos médicos Artur Nunes Marques, Aurelino Seraphin dos Anjos e dos senhores Anarolino Pereira (ex-prefeito), do Coletor Estadual Antônio de Assis Costa e do Engº Orlando Aranha, proclamaram como vencedora a senhorita  Áurea Cortes de Oliveira.
Na foto acimatirada pelo repórter fotográfico,Bernardo,a entrada de a Rainha e Princesas de determinado ano aos salões da Desportiva.
Dia 19 (1949) - O então governador do estado, Otávio Mangabeira, de passagem para a cidade de Cruz das Almas, inspecionava as obras do Marcado Municipal (foto) e calçamento da Praça Maciel.
Dia 20 (1952) - Na quadra esportiva do prédio escolar Montezuma, a Desportiva realizava uma belíssima festa de coroação da Rainha da Primavera daquele ano, a senhorita Hilda Carneiro da Silva Rego.
Dia 21 (1974) - Promovido pelo Setor de Educação Física e Assessoria Municipal de Turismo, dirigido pelo professor Edvaldo Carneiro do Rosário, meu fraternal amigo Carneirinho tinha início a programação dos I Jogos Estudantis do Vale do Paraguaçu.
É uma pena que, com a mudança de governo tal projeto foi esquecido. 
Carneirinho aparece assinalado na foto acima cantando no Coral da Matriz.

Desfile na abertura dos Jogos Estudantis.
 
 Dia 22 (1908) - Os alunos da Escola Complementar da Cachoeira, dirigida pelo professor Deoclécio Silva, fundavam o "Grêmio Escolar, Literário e Recreativo", sendo eleita e empossada a seguinte diretoria:
Presidente: Renato Leite Vilasboas.
Vice: Arlindo Gomes de Araújo
1º Secretário: Antônio J. da Silveira
2º Secretário: Ramiro P. Neto
Tesoureiro: Deoclécio Silva
Procurador: Salustiano L. Vilasboas.
Dia 23 (1960) - Sem as presenças dos candidatos oficiais, era realizado na Praça da Aclamação, o comício em prol das candidaturas do Marechal Teixeira Lott e João Goulart.
Dia 24 (1930) - Despedia-se da cidade da Cachoeira onde deixou largo círculo de amizade e foi delegado de carreira, o advogado Fernando Góes, indo fixar residência na capital do estado.
Fernando Góes, conforme assinalamos em artigo anterior, era acionista do Banco da Bahia, fazendo parte de sua diretoria na qualidade de vice-presidente.
Dia 25 (1950) - Candidato do antigo PSD ao governo do estado, Luiz Régis Pacheco (foto) visitava a Cachoeira em campanha política.
Régis Pacheco elegeu-se governador e, foi substituído algumas vezes pelo presidente da Assembleia do estado, o cachoeirano Augusto Públio Pereira.
Dia 27 (1964) - Pelo campeonato cachoeirano, no antigo campinho da Avenida Ubaldino de Assis, o Flamenguinho vencia o Bahia por 1 a 0 e conquistava a Taça Nely Rocha. 
Dia 28 (1958) - O prefeito Stênio Henrique de Burgos inaugurava o busto do presidente Getúlio Vargas na Praça Dr.Milton, em frente ao prédio dos Correios e Telégrafos.
Dia 30 (1943) - Acompanhado da sua esposa D. Ruth Vilasboas Aleixo, visitava a Cachoeira o General Renato Onofre Pinto Aleixo (1890-1963) então Interventor federal no estado da Bahia.
 

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário