sábado, 19 de outubro de 2013

OPINIÃO

Horário de Verão

Provavelmente quando você estiver lendo esta nota, já estaremos aqui no Rio vivendo o 38º ano do Horário de Verão. Se para mim não tem lá muitos problemas porque mantenho o hábito saudável de dormir cedo e acordar mais cedo ainda, tenho inveja da minha gente da Bahia, livre de tal imposição governamental que fala de milhões e milhões de economia com a redução da demanda de energia elétrica.
Onde está sendo aplicada, então, a tal de economia ao longo de quase quatro décadas? No incremento de novas técnicas de energia alternativa como a solar e a eólica?
Quando o governador eleito do estado da Bahia Valdir Pires declarou que encerraria a Desenvale, - Companhia de Desenvolvimento do Vale do Paraguaçu-, numa entrevista por ele concedida no Hotel da Vila Residencial, que seria transformado num Hospital Regional, como um dos jornalistas presentes e não como funcionário da estatal em questão, perguntei a ele o seguinte:
Senhor Governador: Com o fechamento da Desenvale, como ficarão as diversas cidades sem representatividade parlamentar e que seriam beneficiadas com outros projetos e não apenas com o barramento das águas do rio Paraguaçu?
Sua excelência respondeu-me que seria ótimo se pudesse criar para cada região uma secretaria específica. Nada mais disse nem lhe foi perguntado.
Então, minha gente, os colegas tiveram de se virar para encontrar vagas em outras secretarias ou aceitar o enganoso Plano de Demissão Voluntária. No meu caso pessoal, ofereceram-me uma oportunidade de fazer um curso na Coelba (empresa de energia elétrica) para ser integrado aos quadros da Embasa (empresa de água e esgoto) para ser um dos operadores da subestação de Pedra do Cavalo (foto). 
 













 Estava deixando o escritório pelo campo, a caneta pelo bastão para fazer manobra mas,por isso mesmo,devido àquele conhecimento, não consigo entender o seguinte: se o sistema de ligar e desligar o sistema elétrico não necessita de operador porque um equipamento o faz quando o sol se põe, nos dias de verão. Sol a pino, logicamente entrará em funcionamento mais tarde. Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário