sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Datas Cachoeiranas

Primeira quinzena do mês de novembro
Dia 01 (1950) – Em visita amistosa ao Ginásio Santanópolis da cidade de Feira de Santana, os jovens desportistas estudantes do Ginásio da Cachoeira colhiam expressiva vitória. No futebol venceram por 2 a 1 e, no basquetebol 35 a 27.
Dia 02 (1975) – Na sede do Centro Espírita Obreiros do Bem, era solenemente instalada a Aliança Regional Espírita da Região Dois.
Dia 04 (1961) – Atendendo a um pedido do então vereador José de Carvalho Mascarenhas, o governador Juracy Magalhães mandou asfaltar toda a extensão da rua Martins Gomes (Rua da Feira). Na foto abaixo,aspecto da inauguração.
Dia 05 (1959) – Por iniciativa do vigário da paróquia, Monsenhor Fernando Carneiro (foto), era criado o “Banco da Divina Providência”, objetivando dar assistência social para os mais carentes, independentemente de serem católicos ou não.
Dia 06 (1877) – O Juiz de Órfãos da cidade, doutor Clemente de Oliveira Mendes, em audiência extraordinária, declarava libertos pelo “Fundo de Emancipação, setenta e três escravos do município”.
Dia 07 (1970) – Era inaugurado o “Museu das Alfaias” e a “Pousada do Guerreiro”. 
É uma das datas mais importantes do calendário cachoeirano porquê o então governador do estado, Luiz Viana compareceu acompanhado de vários secretários de estado e alguns membros da Academia Brasileira de Letras que se reuniram pela primeira vez fora do Rio de Janeiro na histórica Câmara de Vereadores local.
Na ocasião, usaram da palavra os imortais Josué Montelo e Afonso Arinos.
Na inauguração do Museu, falou o vigário da paróquia, Monsenhor Carneiro, o imortal Pedro Calmon e o governador Luiz Viana.
Dentre as pessoas ilustres que desfilaram pelas ruas da cidade, lembro-me de ter visto na orla passeando tranquilamente o compositor Dorival Caymmi.
Dia 08 (1970) – Pelo Décimo Terceiro Campeonato Intermunicipal de Futebol, a seleção cachoeirana vencia a sanfelixta por 2 a 1.
Dia 09 (1952) – Revivendo o grande clássico do passado, Democrata e Paraguaçu se enfrentam no Estádio Arlindo Rodrigues em São Félix, registrando-se um empate de três gols para cada lado. Urbano, Carlos Almeida e Evangivaldo (para o Democrata), enquanto Teixeirinha, Alfredinho e Carlito Neves marcaram para o Paraguaçu.
Dia 10 (1942) – Era instalada a Federação Cachoeirana de Futebol a fim de disputar jogos do campeonato local no campinho da Avenida Ubaldino de Assis. Foi escolhido como presidente o sapateiro Firmino Santos Leite.
Dia 11 (1989) – A Câmara de Vereadores local entrou com uma solicitação ao Tribunal de Cantas do Estado pedindo uma auditoria nas contas da prefeitura. Na ocasião,os dois poderes andavam às turras e nós fizemos a charge abaixo que saiu publicada no jornal A Ordem. Você consegue identificar alguém?

Dia 12 ( 1989) – Através da imprensa e do programa do radialista António Matos na Emissora Radiovox de Muritiba, usuários da “Auto Viação Camurujipe” faziam severas queixas dos serviços prestados pela aludida empresa. Será que melhorou?
Dia 13 (1865) – Vindos de Xique-xique, embarcaram no porto da Cachoeira, 43 “Voluntários da Pátria” para lutarem na Guerra do Paraguai. Os “voluntários” eram todos negros e, naturalmente, escravos!
Dia 14 ( 1988) – Alegando ser um dos coordenadores da campanha de Vladimir Abdala para prefeito municipal, o professor Walter Barreto renunciava a presidência do Partido Democrata Cristão da Cachoeira conforme legislação eleitoral vigente.
Dia 15 ( 1931) – A cidade era abalada com o falecimento de o industrial Carlos Vieira, vitimado por um fulminante enfarto do miocárdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário