sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sua majestade a Jaca   
O jornal O Globo, edição de 12 do corrente, em a coluna "Gente Boa", enfoca a gaúcha Roberta Sudbrack, proprietária de um restaurante na avenida Lineu de Paula Machado, no Jardim Botânico, e que integra a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo. Ela incluiu no cardápio do famoso restaurante de uma iguaria cujo fruto existe em profusão na minha querida e saudosa cidade de Muritiba: a jaca !
 Saboreando a iguaria rara, a jornalista Luciana Fróes, crítica gastronômica do aludido jornal carioca disse que, "Roberta é genial!"
O tão apreciado cardápio que breve estará circulando pelo mundo, é constituído de "picles de jaca com gelatina de caqui, semente de jaca com caldo de galinha e cenoura com chá de jaca".
O fruto de aparência rústica e sabor exótico de tudo se aproveita,conforme vimos. Oriundo da Ásia, a jaqueira prolifera na bela cidade serrana, inclusive o nome da cidade se originou da grande quantidade de insetos (moscas) que se reuniam em torno dos frutos que caíam a fim de sorverem o suculento néctar. Mas, isso, amigos,é um assunto para o amigo historiador Nelson Brito conforme detalhou no seu precioso trabalho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário