sexta-feira, 25 de julho de 2014

FUTEBOL CACHOEIRANO

CACHOEIRA TRICAMPEà
 Desde a inauguração do estádio do Fluminense cachoeirano, no ano de 1965, tivemos os seguintes times como campeões: Colônia (1966), Cruzeiro (1967), Nacional (1969) e Tororó (1970).
A seleção da Cachoeira, bicampeã, só entraria na disputa do Intermunicipal nas quartas de finais. A reinauguração do estádio com a implantação de melhorias e do alambrado, conforme dissemos em postagem anterior, se daria no dia 12 de outubro de 1971, então, o técnico Miranda, com o apoio do presidente da Liga deputado Raimundo Rocha Pires, Pirinho, teve a oportunidade de convocar os jogadores e realizar uma série de amistosos a saber: 
Cachoeira 4 a 1 Conceição da Feira
Cachoeira 6 a 0 Estrela de Março
Cachoeira 8 a 1 Guarani (Salvador)
Cachoeira 2 a 2 Feira de Santana
Cachoeira 1 a 1 Torre Eiffel (Salvador)
Cachoeira 3 a 0 Botafogo (Salvador)
Cachoeira 1 a 1 Ideal (Santo Amaro)
Cachoeira 3 a 1 Leônico (Salvador)
Cachoeira 7 a 0 Fluminense (cachoeirano)
Cachoeira 1 a 0 Vitória (Salvador)
Para a campanha do tricampeonato Miranda convocou os seguintes jogadores filiados à Liga Cachoeirana de Futebol:
Iberê, Inha, Careca, Zé Roberto, Deca, Roque, Balaio, Pavão, Sacramento, Paiva, Marrom, Calazans, Augusto, Mimiu, Bruno, Bebeu, Chico, Mario Codorna, Caçulinha,Tião, Judinho,Humberto, Naguerete, Belisco, Passarinho, Carlyles, Juracy e Ainho.
No domingo, dia 10 de janeiro (1971), no estádio Arlindo Rodrigues, em São Félix, a seleção cachoeirana dava um passo importante ao empatar com o selecionado local por 1 a 1, gols de Bebeu (Cachoeira) e Nicolau para os locais.
Cachoeira atuou com: Iberê, Calazans, Balaio, Sacramento. Deca, Mimiu, Bruno, Tião, Judinho, Bebeu e Telmo.
No jogo seguinte, no estádio 25 de Junho, o selecionado cachoeirano aplicou um verdadeiro chocolate em Itapetinga: 8 a 0 !  Ainho, Judinho, Chico e Tião, dois gols cada.
Cachoeira jogou com: Iberê (Inha), Calazans, Balaio, Sacramento e Deca. Mimiu e Bruno (Chico). Tião, Judinho, Bebeu e Ainho.
Finalmente, no domingo dia 28 de fevereiro (1971), no estádio 25 de Junho, na Cachoeira, o selecionado cachoeirano conquistava o tricampeonato ao derrotar os tradicionais adversários sanfelixtas por 3 a 1, gols de Bebeu, Telmo e Judinho, enquanto Orelha de Coelho marcava para os sanfelixtas.
Antes do início do jogo, eu prestei uma homenagem ao jogador Alberto Reina, Bebeu, que não obstante ter nascido em São Félix (anos depois foi eleito prefeito), defendia as cores da Cachoeira, oferecendo-o um quadro que eu pintei dele (foto)
No jogo da conquista do tricampeonato a seleção cachoeirana jogou assim: Iberê, Calazans, Pavão, Balaio, Deca, Mimiu, Chico (Juracy), Naguerete, Judinho, Bebeu, Ainho (Telmo)
O juiz da partida foi o árbitro da Federação sr.José Gomes dos Santos.
O jogo do enfaixamento foi uma espécie de revanche com o time profissional do Vitória da capital, o o "Decano" aplicou uma goleada de 5 a 1 e, ainda por cima, contratou o goleiro Iberê.
A derrota dos cachoeiranos foi atribuída por muitos ao juiz da partida, o cachoeirano Evandro Pretinho, que inverteu faltas e acabou expulsando o astro do time: Tião Maravilha.
Cachoeira jogou o amistoso com Iberê, Calazans, Balaio, Sacramento,(Pavão),Deca (Helinho), Mimiu, Chico(Bruno),Tião, Judinho, Bebeu, Ainho e Telmo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário