sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ANIVERSARIANTES DO MÊS 

VAMOS relembrar as datas natalícias de cidadãos dos mais ilustres nascidos na cidade baiana da Cachoeira neste mês de agosto.
Dia 1° - Elpídio Ferreira Tapiranga (1863)
Dotado de irresistível vocação sacerdotal, o ilustre cachoeirano matriculou-se no Seminário Arquiepiscopal da Bahia. Ao completar brilhant4mente o seu curso partiu para assumir o seu ministério em Fortaleza (CE). 
Ao retornar à Bahia, celebrou a sua primeira missa na sua terra natal na matriz de Nossa Senhora do Rosário no dia 23 de dezembro de 1886.
Orador de recursos inesgotáveis, o Monsenhor Tapiranga (foto) é considerado além de poeta, um dos mais notáveis oradores do clero baiano de todos os tempos.
Dia 7 - Alberto Moreira Rabello (1883)
Colou grau na Faculdade de Medicina da Bahia no ano de 1903,e, no ano seguinte, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela faculdade de direito da Bahia, no ano de 1921.
Alberto Rabello (foto), Além de político, era um verdadeiro cultor das letras deixando publicado vários trabalhos de sua lavra em A Tarde, Diário da Bahia e em A Ordem, semanário que circulava em sua terra natal.
O seu livro "Contos do Norte" editado aqui no Rio, mereceu destaque nacional, sobretudo da Academia Brasileira de Letras.
Era membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e da Academia de Letras da Bahia.
Dia 10 - Manoel Lopes de Carvalho Ramos (1865) 
Escritor e poeta, orador de largos recursos, formou-se em Direito na Faculdade do Recife (PE), como todos os seus contemporâneos que optaram pela ciência jurídica.
Ainda estudante, publicou o seu primeiro livro intitulado "Flores da Primavera", escrevendo, depois, segundo o seu biógrafo Pedro Celestino da Silva, o drama "Álvares de Azevedo".
Nomeado Juiz de Direito da capital de Goiás, publicou "Os Gênios", "Flores Poéticas" e um poema épico sobre o descobrimento de Goiânia (foto ao lado)
Dia 14 - Manoel Galdino de Assis (1812)
Gozava de enorme reputação em todo o estado devido ao seu inquestionável saber jurídico. Foi professor de latim, Vereador, presidente da Câmara, foi eleito deputado provincial em 1869.
Pela Ordem da Rosa galgou o posto de Comendador.
Provedor da Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira, promoveu a reedificação do hospital, A sua foto encontra-se no salão nobre da referida instituição.
Dia 19 - Augusto Teixeira de Freitas (1816)
Nome aureolado e de elevada respeitabilidade nos meios jurídicos no Brasil e no Exterior. È o patrono dos advogados brasileiros.
Teixeira de Freitas (foto), consagrado como jurisconsulto, sua vultosa obra inspirou vários autores e o Código Civil da Argentina. 


 
 








 


Nenhum comentário:

Postar um comentário