sexta-feira, 8 de agosto de 2014


MEMÓRIA

A morte de um pioneiro remador da Cachoeira

Uma das primeiras modalidades esportivas praticadas na Cachoeira, como era de se esperar, foram as competições náuticas no estuário do rio Paraguaçu, advindo a criação da Associação Desportiva do Paraguaçu e uma geração de remadores como Caboclo Sala, Bebe da Oficina, Carlito Martfeld, Zeca Mascarenhas, Edi de Gegeu e Grinaldo Silva, dentre outros.
Grinaldo, mais conhecido como Nadinho Viramundo, era um entusiasta do remo, cuidando ele próprio das embarcações do clube. Funcionário da fábrica de caramelos Volga, em São Félix, ao aposentar-se tornou-se proprietário do antigo Bar de Urbano. A garotada da minha época não esquece os picolés fabricados por Nadinho.
Como amante do esporte, ele e a sua turma (Caboclo Sala, Alacrim, Julião Gomes e outros), pensaram em construir um capo de futebol numa ilha nas proximidades do farol. Prevaleceu, no entanto, a idéia de Torinho Yuistrick no aproveitamento da área do antigo Calabar.
Nadinho Viramundo morreu cedo,aos 63 anos de idade, vitimado por um infarto, em sua residência na rua Floriano Peixoto n° 17, no dia 17 de agosto de 1979, há 35 anos passados, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário