sexta-feira, 12 de setembro de 2014


Datas
O JORNAL DE ONTEM HOJE E SEMPRE selecionou algumas datas desta primeira quinzena do mês de setembro para os que apreciam as coisas do passado, sobretudo as curiosas, como por exemplo, o que fez na cidade da Cachoeira, na Bahia, o Conde de Lascasas ao comer bananas com casca e tudo!
O Conde d'Eu
NO DIA 3 DE SETEMBRO DE 1889 - Visitava a Cachoeira o lorde Luiz Felipe Maria Fernandes de Orleans (1842-1922), o Conde d'Eu,consorte da Princesa Isabel. Segundo relatos da época, o conde teve uma acolhida triunfal que foi organizada pelo então Partido Liberal.
NO MESMO DIA 3, porém no ano de 1840, a Cachoeira recebia a visita de Francisco Fernando de Orleans. o Príncipe de Joinville e sua comitiva. 
O Príncipe de Joinville
O príncipe veio de passagem à Bahia nos navios Belle Poule e Favorite que ficaram ancorados no porto da capital. Eles transportavam os restos mortais da Napoleão que estavam na Ilha de Santa Helena para a França.
Contam que, o conde de Lascasas, um dos integrantes da comitiva do príncipe de Joinville que também veio a Cachoeira, para espanto geral da população do navio, comia bananas com casca e tudo !
General Labatut
TAMBÉM NO DIA 3, no ano de 1849, falecia em salvador o general francês P. Labatut (1776-1849). O referido militar, em 1822, veio algumas vezes a Cachoeira objetivando organizar o chamado Exército Pacificador que teve decisiva participação na expulsão do lusitanos da capital baiana no memorável 2 de julho de 1823.
O general Labatut, antes de vir para o Brasil esteve na Colômbia ao lado de Simon Bolívar.
Brigadeiro Rodrigo Brandão
 DIA 10 (1855) - Falecia em Salvador o ilustre cachoeirano brigadeiro Rodrigo Falcão Brandão (1789-1855) que participou ativamente da insurgência contra a Corôa pçortuguesa e comandou um batalhão de alistados em terras cachoeiranas, sobretudo da região de Santiago do Iguape.


 




 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário