sexta-feira, 31 de outubro de 2014

QUEM SOU EU?
Na história do jornalismo da Bahia vários são os nomes que se projetaram em todo o país,e, dentre esses, um cachoeirano ilustre (foto que, ainda acadêmico de Direito, fundou uma revista a que deu o título de PAPÃO, e fazia parte de O Jornal de Notícias tendo como companheiro de redação o futuro governador Octávio Mangabeira.
Estamos falando de Ernesto Simões da Silva Freitas Filho, o Simões Filho, nascido na Cachoeira no dia 4 de outubro de 1886, - há 128 anos passados,portanto -, e falecido no Rio de Janeiro em 24 de novembro de 1957.
Mesmo com formação acadêmica em Direito, Simões Filho resolveu palmilhar as veredas jornalística e política, fundando em 15 de outubro de 1912 o conceituadíssimo jornal A TARDE (que, conforme o nome sugere, na sua origem, circulava às tardes).
Na política, participou ativamente ao lado do grande Rui Barbosa, sendo eleito deputado federal e sendo escolhido para líder da maioria.
No governo do presidente Getúlio Vargas ocupou a pasta da Educação e Saúde, sendo o responsável pela liberação de recursos através do seu conterrâneo deputado Augusto Públio, para a construção do Ginásio da cachoeira, atual Colégio Estadual da Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário