sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

FUTEBOL
Os três goleiros  
O sempre lembrado e saudoso Morenito costumava dizer que, "o sujeito pra ser goleiro tem de ser doido!" Por que, Morenito, quis saber certa feita e ele esclareceu: "Já pensou o sujeito ficar se jogando no chão pra não deixar a bola entrar?!" Será que ele usou de tal critério para tirar da "Escolinha do Cruzeiro Cachoeirano" o nosso amigo Gilvando Soares da Cruz, o popular Ceguinho da ponta direita para o gol? Perguntem a ele,Ceguinho,por favor.rsrsrs. Na foto, montagem, Vadinho, Ceguinho  e Iberê, pela ordem. 
Ceguinho foi convocado para a seleção cachoeirana e foi campeão intermunicipal de futebol amador. A partida que deu início à conquista do título teve início numa tumultuada partida na cidade de Maragojipe, no domingo, dia 17 de dezembro de 1967. Maragojipe formou um time muito bom com dois atacantes perigosíssimos, Chiquinho e Renato que fizeram 2 a 0 e não ampliaram graças às defesas de Ceguinho.
Jogo que segue e o zagueiro Zé Fernandes diminuiu de penalti, Tião e Kid deram números finais à partida: Cachoeira 3 x 2 Maragojipe !
O árbitro da partida foi o saudoso Mourivaldo Cajazeira Batista, o popular Mouri, que deu uma mãozinha sendo acusado como o causador da pancadaria que aconteceu depois do jogo.
O muritibano Vadinho apareceu no cenário do futebol cachoeirano disputando o campeonato cachoeirano pelo Comercial da sua cidade natal. Apesar da sua estatura era muito  ágil e uma excelente colocação. Dizia que "goleiro bom não toma gol de fora da área!" Passei a observá-lo e ele, realmente,não tomou nenhum gol de fora da área. Vadinho poderia profissionalizar-se se quisesse, dedicou-se aos estudos e hoje é um médico conceituadíssimo. 
Para completar a trilogia dos famosos goleiros que eu tive oportunidade de ver atuando, vamos encontrar o também médico Iberê que gostava de fazer defesas espetaculares. Tornou-se profissional, foi titular do time do Vitória que se tivesse ele no gol, com certeza não seria rebaixado.
Você que chegou a ver os três goleiros atuando,qual foi o melhor? Teria lugar na seleção atual que estará disputando o título no próximo domingo em Santa Luz? 

Um comentário: