quinta-feira, 5 de março de 2015

                                                   O JARDIM GRANDE
Foi construído na profícua gestão do Engenheiro Humberto Pacheco de Miranda que administrou a Cachoeira nos anos de 1932/34.
Segundo o memorialista Francisco José de Mello, em suas Cronicas Memoriais, "a área era toda contornada com canteiros bem cuidados,cada um deles com tipos de flores...podiam ser admirados os roseirais, com rosas de todos os matizes, outros com Dálias multicoloridas, outros com Jasmineiros floridos, espargindo seu perfume".
Para cuidar da manutenção do jardim, apresentou-se o farmacêutico José Carneiro do Rego (avô do amigo Mario Mateus - Codorna ). Segundo Chiquinho Mello no seu citado trabalho, o velho Carneiro contava com "dois jardineiros competentes" e costumava falar sobretudo com as crianças o seguinte:
"Se você quiser uma rosa ou outra flor qualquer à sua namoradinha, peça ao jardineiro que está autorizado a lhe dar a flor pretendida, sem danificar a planta".
Aquela geração era mais educada, tinha consciência do que é belo para enfeitar a cidade? Seria possível, hoje, realizar-se tal façanha? Responda-me quem souber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário