sábado, 30 de maio de 2015

FUTEBOL

Dirigente amador, quem se lembra?
Nestes dias em que o mundo da bola é sacudido com os escândalos de corrupção, desmando e enriquecimento ilícito, vale lembrar os dirigentes de clubes e federações amadores, verdadeiros heróis anônimos,e,de uma maneira geral, os responsáveis diretos pelas grandes conquistas do nosso futebol
Os que acompanham este nosso trabalho e possuem mais de trinta anos, talvez sejam capazes de citar um ou outro jogador da seleção penta campeã de futebol amador do estado da Bahia, a seleção da Cachoeira. A escalação completa eu duvido. Falar então de dirigentes,nem pensar. Alguém lembra de dirigentes como Homem de Aço, Firmino Leite, Walter Gavazza, Francelino Cabral, Evangivaldo,Waldo Azevedo, Ioiô de Ursecino,Renato Queiroz,Chico da Padaria, Toninho Costa, seu irmão Toninho Yuistrick,Roque Pinto, Morenito?
Um dos dirigentes da liga de futebol  vitoriosa da Cachoeira que ninguém sabe ou tomou conhecimento é o comerciante Adolfo Gottschal da Silva, filho do segundo consórcio de Clemente Silva, que conheci bastante idoso mas trabalhando na secretaria da Santa Casa de Misericórdia.
Dos irmãos de Adolfo, fui amigo de Guilherme (um vascaíno doente), Carlos (proprietário do Night and Day e dirigente da Desportiva dos tempos áureos), o botafoguense Né Gottschal e dona Aidil, em cujo armarinho eu ia comprar aviamentos a mando de minha madrinha Laura. Aidil passou o ponto para Adolfo explorar o ramo de construção civil, na praça Maciel, estabelecimento comercial que permanece até hoje.
Adolfo jamais negou as suas convicções ideológicas,sendo,inclusive,preso como comunista logo no início do golpe militar de 64, embora eu o tenha como um verdadeiro nacionalista.
No tocante à sua terra natal,Adolfo nunca deixou de assinar Listas,Livros de Ouro, contribuições para festas religiosas etc. Na fase da construção do então chamado "Estádio 25 de Junho", ele abriu um crediário para fornecimento de materiais e muita coisa ele fez doação.
Adolfo Gottschal da Silva, um cachoeirano que deve ser imitado aparece na foto da conquista do primeiro título tendo atrás o doutor Claudiano.








Nenhum comentário:

Postar um comentário