sexta-feira, 14 de agosto de 2015

 
Fique Sabendo
Qual o dia em que nasceu Teixeira de Freitas?
O evento é comemorado no Brasil em duas datas distintas: 19 de maio, dia do Padroeiro dos advogados, Santo Ivo (1253/1303) e em 11 de agosto, data da criação do primeiro curso de Direito no Brasil, e não, como acreditam muitos, por ser a data genetlíaca do grande jurista Augusto Teixeira de Freitas (1816/1883), um dos mais ilustres filhos da Cachoeira, na Bahia.
Todos os biógrafos de Teixeira de Freitas que eu conheço, afirmam que o nascimento do grande jurisconsulto, consolidador da leis Civis da Argentina se deu em o dia 19 de agosto de 1816.
Na passagem do centenário do seu nascimento, sendo Intendente (Prefeito) da Cachoeira o doutor Servílio Mario da Silva, foi colocada uma lápide de mármore na fachada da sua casa natal:
"Aqui nasceu a 19 de janeiro de1817 o egrégio jurisconsulto Dr.Augusto Teixeira de Freitas.  Homenagem do Conselho Municipal - Lei nº 29 de março de 1901-  Intendente Servílio Mario da Silva - Em 1907- Cachoeira - BA"
 Qual será exatamente a data em que nasceu o ilustre cachoeirano? 19 de agosto conforme historiadores ou 19 de janeiro conforme lápide afixada na fachada do sobrado onde ele nasceu? Em se considerando a Certidão de Batismo, a data seria 19 de agosto, todavia, no extinto jornal carioca A Noite, edição de 20 de agosto de 1906, pela tradição oral da família, quando ele realmente recebia o abraço da sua mãe, dona Felicidade de Santa Rosa de Lima, da esposa e filhos, era 19 de novembro.
Disseram alguns descendentes ao jornal citado, sobretudo um neto seu, o capitão Mario Teixeira de Freitas, que o jurisconsulto "devido a sua precocidade, teve necessidade de recuar em três meses a data real do seu nascimento a fim de poder matricular-se na Academia do recife".
Para mim, a tradição familiar é sobremodo respeitável e digna de crédito, com a devida vênia aos biógráfos e historiadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário