sexta-feira, 21 de agosto de 2015

 
FUTEBOL
Times cariocas já jogaram em Cachoeira e São Félix
Talvez você não acredite mas, times do Rio de Janeiro já estiveram jogando na Cachoeira e em São Félix, em datas distintas. Eram dois times muito importantes, à época: O América, (campeão carioca sete vezes) e o São Cristóvão (duas vezes).
Escudo primitivo
Primeiro Uniforme
Eu sabia, por ouvir falar, que o América,foi quem jogou na Cachoeira, então, fiz com o mestre Adriano uma entrevista para o jornal A Ordem e ele começou a contar a sua vida. Falou que, no ano de 1924 começou a trabalhar no Salão Brasil que pertencia a Abílio Cruz. Contou-me que, em 1934 ele abriu o seu própria barbearia, o Salão Primavera. Sobre o jogo do América ele me contou que era menino, ainda, e que assistiu o jogo no sobrado onde funcionava a Farmácia Cachoeira ou o Bar Caçula. O campo de jogo ("metade era de grama a outra era de areia") era na Praça Maciel.
A família Soares na qual fui criado, era amiga da família do doutor Ubaldino de Assis, então ouvia a conversa de que dois filhos do deputado, Galdino e Norberto que jogavam no América foi quem trouxeram o clube carioca para jogar na Cachoeira.
O saudoso amigo Evangivaldo Borges e Silva, não lembrava o resultado do jogo, disse-me que os filhos do doutor Ubaldino eram conhecidos pebolisticamente como Neblina e Nebulosa, que aquela partida fez com que a sociedade cachoeirana mudasse de idéia, tinha-se em conta que tocador de violão e jogador de futebol era coisa de malandro. Surgiu até, depois, torcida feminina organizada, nos tempos do Democrata e do Paraguaçu.
O São Cristóvão veio jogar no Estádio Arlindo Rodrigues, em São Félix  em benefício do hospital local, hospedando-se na Cachoeira.
De cima para baixo, o Ambulatório, ao centro o diretor,autoridades e a fachada do prédio
A delegação do São Cristóvão visitou as igrejas cachoeiranas, foi até a barragem de Bananeiras. O mais assediado do grupo era o famoso jogador da seleção brasileira Arthur Friedenreich (foto) que por sinal foi o árbitro da partida entre o time carioca e time do Flamengo Sanfelixta, enxertado de jogadores cachoeiranos.
O São Cristóvão não teve dificuldades em aplicar uma goleada de 7 a 1, até parecendo a seleção de Felipão na derrota para a Alemanha na Copa do Mundo realizada no Brasil.
O time carioca (onde Ronaldo Fenômeno fez carreira), jogou com o seguinte time:
Alberto, Domingos, Mario, Armando,Hermógenes, Badu, Teodomiro, Viecnte, Dovê, Quintanilha e Aderbal.
O Flamengo Sanfelixta atuou com; Wanderlei, Cutruvu, Zeca, Abelardo, Laguna, Vava, Biziu, Vivaldo, Quizu, Raimundo e Popó. O último, Popó, eu conheci, era filho de Lafaiete Almeida..
Ah, já ía esquecendo: a partida foi realizada no Estádio Arlindo Rodrigues, nodomingo, dia 16 de agosto de 1933, há 82 anos passados, portanto.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário