sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Quando o futebol veio para o Brasil, todas as posições dos jogadores e das regras em geral, eram naturalmente em inglês.O goleiro, tema desta crônica,era goalkeeper. Nossos avós portugueses que chamam até hoje a bola de esférica, chamavam os goleiros de Guarda-metas.
O jogador de um time de futebol que defende o gol, aquele que não pode errar, tem uma história muito interessante, sobretudo porque, para ele, a regra é diferente, pode chutar a bola e pegá-la com as mãos. Dentro do limite da grande área, claro. 
Conheço a frase mas esqueci quem foi o autor da que segue: "goleiro é tão infeliz que, o lugar onde ele pisa não nasce grama!" Eric Fernandes pensa ao contrário: " Quer saber se um time é bom? Olhe pro goleiro. Ele é o único homem que enfrenta o time todo". Talvez por isso, galera, tem um dia em sua homenagem: 26 de abril.
No ano de 1950 e pouco, incentivado por antigos esportistas cachoeiranos, (Valdo Azevedo,,Evangivaldo Borges e Silva, Firmino Leite, Francelino Cabral Moraes, Anarolino Pereira, os doutores Augusto Públio, Artur Marques e Aurelino Serafim, dentre outros), construíram-se um campo de futebol a que deram o nome de Ubaldino de Assis e tivemos, assim, um animado campeonato.
As regras para os goleiros eram diferentes das atuais. Por exemplo: o goleiro poderia ser "chargeado" quando pulava para pegar uma bola, ou seja,se alguém se batesse ou o empurrasse e ele caísse dentro do gol, valia!  O goleiro podia se defender até dando rabo de arraia, como o faziam os goleiros Moqueca, Boto, Lourival Fracasso, Bechara e outros.
Goleiro raramente espalmava uma bola ou faziam defesas em dois tempos. Goleiro bom encaixava a bola, depois saíam pela área batendo a bola como no basquetebol, tendo o cuidado para não cometer o chamado "sobrepasso".
Eu era menino quando conheci os considerados "bons goleiros". Depois, adolescente, torcendo pelo time do Cruzeiro Cachoeirano que disputava o campeonato de São Félix, vi excelentes goleiros como Sandoval Ovo, Rozi, Ceguinho e Geraldo (Cruzeiro), Boto (Flamengo), Alvinho (2 de Julho) e Ivanildo, apelidado de Furico de Ouro mas ele não era gay. Homossexual assumido era Geraldo, apelidado de Geraldo Princesa. Ele não era cachoeirano. Diziam que ele jogava no Madureira daqui do Rio. Apesar de espalhafatoso, era bom boleiro.
Meu amigo Roberto Herval Lopes, Alemão, fez uma partida amistosa em Feira de Santana jogando no time do Real. Envergando camisa, calção e meiões vermelhos, a torcida feirense apelidou-o de "Papai Noel". Ele fechou o gol. Foi até procurado pelo time do Fluminense local para assinar contrato.
Em tempos recentes tivemos vários goleiros muito bons,poderiam mesmo profissionalizarem-se. Ceguinho, Vadinho, Inha e Iberê. Este último jogou no time profissional do Vitória da capital.
MORENITO
De todos os goleiros amadores que eu vi jogando, o maior de todos era o sanfelixta Betinho, por óbvios motivos apelidado de Betinho Pidão. Chamado para jogar num selecionado itabunense que enfrentaria o poderoso  time do Santos. Betinho,apesar de ter tomado mais de quatro gols, fez defesas espetaculares. Houve uma falta na sua intermediária que Pepe (de um chute de canhota temida) se preparou pra cobrar e ele não quis barreira. Defendeu o chute. Foi contratado e chegou a jogar ao lado de Zito,Mengálvio, Coutinho, Pelé e o próprio Pepe.
Quando o Santos veio jogar em Salvador, ele apareceu em São Félix correndo atrás de um 'fuá de boi". No Bar de Dadinho, ele me mostrou uma foto abraçado com Pelé. 
Tinha futebol para ser o goleiro da seleção brasileira. Dei-lhe conselhos mas,de pouco adiantou. Logo ele estava jogando no time do Vitória. De vida desregrada, morreu tuberculoso.
O meu saudoso amigo Herudilho da Silva Bastos, Morenito, costuma dizer que todo goleiro tem de ser maluco. Antes fosse só isso. O goleiro tem de ser corajoso, ter sangue frio, raciocínio rápido e não se preocuparem se machucar seriamente.
_________________________________________________________________________
IDENTIFICANDO OS GOLEIROS DA ILUSTRAÇÃO:
1)Neném Vassoura (Fluminense)  2) Álvaro Bechara (Ipiranga) 3) Noí (Suerdieck) 4) Ronaldo (Real) 5) Ivanildo Furico de Ouro (Floresta) 6) Iberê (Tororó) 7) Ceguinho (Colônia) 8) Vadinho (Comercial de Muritiba).
__________________________________________________________________________
 Os três atuavam na equipe do Fluminense Cachoeirano, time da preferência do pai de santo Renato, mais conhecido como Congo de Ouro. 
1) Ioiô de Ursecino  2) Tinga Alfaiate  3) Ferrolho, filho do presidente da Liga, Firmino Leite. 
Quando o fórum da Cachoeira funcionava na casa natal do grande cachoeirano o jurisconsulto Augusto Teixeira de Freitas, o fotógrafo colheu a foto acima onde aparece o então serventuário da Justiça, Felisberto Gomes, o saudoso Briô, esportista, vereador por várias legislaturas, secretário da Câmara e de várias sociedades, na época.
Mantendo por muitos anos do seu próprio bolso a circulação do semanário A Cachoeira, Briô enviava jornais para bibliotecas e arquivos públicos, um trabalho meritório de preservação da memória da sua terra natal, que está lhe devendo ainda uma homenagem merecida, com o seu nome em algum logradouro, alguma escola municipal, sei la. Sei que é merecida. 

Eu acredito que não existe nenhum sanfelixta que não saiba ou ouviu falar que o município tem uma jazida de manganês, um mineral que, dissolvido em água, é absorvido integralmente por todo o organismo. Inclusive é encontrado em frutas como o abacaxi, a banana, nozes, amêndoas, trigo, avelãs e aveia.
Vocês acham que os antigos iriam colocar o nome do bairro de manganês se o mineral não existisse no local? Será que já fizeram uma análise da se constatar a viabilidade  da sua exploração?
"Titio" Google me informa que , no estado da Bahia, existe uma mina de manganês chamada de Mina Pedra Preta, a sudoeste de Licínio de Almeida a 18 km a leste do município de Urandi. Fora da minha Bahia, os estados do Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul são também produtores da pedra in natura, enquanto o Chile explora comercialmente vários produtos que, industrializados, são incorporados ao café da manhã e produzindo divisas.
Fico imaginando se algum exame geológico venha a comprovar a existência do mineral e a sua viabilidade comercial o que significaria para a economia não apenas de São Félix mas para toda as cidades próximas.
A existência de minérios de cobre no município da Cachoeira mais precisamente em Santiago do Iguape, remonta aos idos de 1694, ou seja, o Brasil não havia completado, ainda, 200 anos de sua descoberta 
O historiador Antônio Loureiro de Souza, no seu livro intitulado "Notícias Históricas da Cachoeira", uma edição da Universidade Federal da Bahia (1972), dá ênfase às minas de cobre do Iguape: "Lendo-se a Carta Régia de 14 de setembro de 1782, sabe-se que o governo da metrópole ordenara pesquisas naquela região, em terras do então capitão Antônio Gonçalves Aguiar e Souza, quando foi encontrada uma massa de cobre nativo, que pela sua riqueza se fez digna de toda estimação e como tal se acha colocada no Real Museu de Lisboa e não é das menores raridades que ele encerra".
Havia, antes, uma suposição de que se tratava de um meteorito, mas, o bloco de cobre em questão pesa 82 arrobas e 10 libras, e o então diretor do Museu, doutor Domingos Vandeli disse o seguinte:
" Até agora não se descobriu, em parte alguma, massa tão grande como é a da Bahia, a qual serviria para enriquece o mais rico museu da Europa".
O professor Pedro Celestino da Silva a quem tanto nos reportamos em artigos anteriores, em memória de sua lavra publicada nos Anais do Arquivo Público da Bahia, nos informa que, o governo autorizou ao cidadão Luís Rocha Dias a fazer pesquisas e, mais adiante, mediante decreto nº 3590 de 17/01/1865, conceder permissão a João Carlos Morgan para o mesmo fim. Na realidade tudo não passou de tentativas isoladas e amadoras. Assim, as minas de cobre do Iguape, igual ao petróleo bruto do São Francisco do Paraguaçu,se existentes - como fortes indícios indicam serem verdadeiros -, continuam dormindo em berço esplêndido.
 
ACONTECEU
O governo conseguiu aprovar o projeto de repatriação da grana de brasileiros depositada no exterior mas, poderá transformar-se numa vitória de Pirro, pois, o Código Tributário Nacional veta a anistia a recursos oriundos de crimes e contravenções.
Dizem que o Ministério Público vai recorrer ao Supremo contra o projeto.
A sexta-feira 13 de novembro ficou marcada por ataque terrorista em Paris. O mundo ficou assustado. A França, que sofreu o maior atentado terrorista da sua História, partiu para a revanche, a Europa declara guerra aos jihadistas.
No dia seguinte ao atentado, vários monumentos mundo afora se "vestiram" com as cores da França, a exemplo da estátua do Cristo Redentor daqui do Rio.
O rompimento da barcagem de Mariana, além do dano ambiental,com a paralização dos trabalhos, vai inviabilizar a administração da reportagem, segundo declarou o prefeito de que o município depende dos impostos cobrados da empresa.
Então em me pergunto: de quanto é o royalties que a minha terra natal, Cachoeira, na Bahia, recebe pelo fornecimento de água bruta para abastecer a capital e pela geração de energia? 
Sei que a nossa cultura é de festa mas, será que alguém poderia me informar? Tirem-me da ignorância do desconhecimento, por favor.
 O astro Charlie Sheen, que conseguiu ficar conhecido internacionalmente devido à série "Two and a hailf men", além de alcoólatra e de abusar de substâncias tóxicas, tido como promíscuo em suas relações íntimas, anunciou esta semana numa entrevista, que tem o vírus da AIDS, que é soropositivo. Corre o risco, agora, de ser processado por ex-parceiras.

 Patrick Herdison, um bombeiro voluntário, foi vitima de um acidente quando o teto de uma residência em chamas desabou sobre ele. Na ocasião ele perdeu as pálpebras, as orelhas, os lábios e a maior parte do nariz.
Operado em Nova Iorque (EUA) por mais de 100 médicos, enfermeiros e técnicos, numa cirurgia de 26 horas, vejam na foto ao lado o resultado.

O TSE autorizou a criação de mais um partido político nacional: PMB  - Partido da Mulher Brasileira - Presume-se, portanto, que é uma agremiação voltada às questões femininas e, claro, por elas dirigida.Ledo engano. Todos os dirigentes ão homens.
Só falta agora o novo partido apoiar a candidatura de prefeito do Rio do doutor Pedro Paulo (aquele secretário que bateu na mulher).

Debates e atividades culturais fazem parte da comemoração de hoje, 20 de novembro aqui no Rio, Dia da Consciência Negra.
Pesquisa recente realizada pela UFRJ revela que, mulheres brancas têm renda 56% superior a das mulheres negras. Preciso dizer mais nada?

É inegável que a delação premiada vem ajudando a desvendar os segredos da verdadeira caixa-preta que é Petrobras. O que o povo precisa saber é se, por exemplo, o que fez o doleiro Fernando Baiano para que ele vá cumprir pena domiciliar em sua luxuosa mansão na Barra da Tijuca, aqui no Rio. Necessário se faz  um detalhado esclarecimento.
 
No Rio Branco do Sul, Paraná, aconteceu um crime de terrível maldade cometido pelo vigilante Daniel Pereira Aires. O monstro confessou ter matado o filhinho de 2 anos, porque "tinha medo de não conseguir o seu sustento". Cadeia, sinceramente, é pouco.

A modelo Bruna Cristina de Castro, posta em liberdade após dois meses de prisão por ter aplicado golpes e estelionato, pegou emprestado um carro de um homem que não quis se identificar. Ele que é tão bonzinho, sem segundas intenções, emprestou o carro pra ela! Não é maldade não, gente, mas, a Barbie Bandida deve ter transado com o trouxa para que ele desse o carro por empréstimo. Você emprestaria? Fala sério!

Mais uma de modelo: a moça Alessandra Linder tinha promessa de emprego numa agencia de publicidade feita pelo profissional que a fotografou. Ao fazer a cobrança da chamada "seleção" e cobrar o seu cachê, o fotógrafo, puto da vida, enviou uma mensagem de áudio pelo Whats App chamando a moça de "gorda" e "leitoa". Falta de respeito. Processo nele.

Vem da Flórida (EUA) a história de Wendy Luper, uma mulher de 45 anos que foi presa ao sentar a porrada no ex, antes da saliência, porque "não gostou da posição que ele queria que ela ficasse" no relacionamento. Que diabo de posição era essa, gente?

Kayden Coleman, transexual da Pensilvânia (EUA), engravidou e teve uma filha a quem deu o nome de Azaelia, hoje com 2 anos de idade. Acredite se quiser!


Caroline Berriman, (30 anos) a bela professora em Manchester, Inglaterra, está em cana, vai levar dois anos vendo o sol nascer quadrado porque "desmamou" um aluno de 15 anos tendo um relacionamento sexual com ele. Peralá...um marmanjo de 15 anos é bebezinho? 
O que me deixou pensativo ao digitar esta nota foi o seguinte: são poucos os casos envolvendo vuco-vuco de professoras brasileiras com alunos menores ou eu estou enganado?
Quando eu estudava o antigo primário, na escola Montezuma, conhecia vários colegas que jogavam o lápis no chão a fim de "dar um lance", ou seja, ver um pedaço das coxas da jovem professora que havia chegado recentemente. Com todo o respeito, tinha um corpão.
A galera da bronha, da mão peluda entrava em ação, na hora do banho.

No mais, galera, vou aproveitar o feriado para descansar, por a leitura em dia, depois, já estou de saco cheio des desculpas esfarrapadas, das doações para as campanhas, corrupção, impeachment, não impeachment, a história pra boi dormir do Eduardo Cunha sobre a venda de carne enlatada na ´[Africa, os repasses milionários para e empresa do filho do Lula, os cachês milionários das conferências do mesmo Lula...
Vem a calhar o que escreveu a filosofa Ayn Rand (1905-1982):
"Quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".



Bom final de semana e obrigado por compensar o nosso esforço em manter esta página semanalmente atualizada.  
 
 
 
 

 

 
 
 

 
 
 

 
 

 
 
  
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário