sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

 
HISTÓRIA
Campanhas pela dívida externa brasileira
 O tema do endividamento externo do país surgiu primeiro em 1930, e, depois, em 1964, período das duas  chamadas  "revoluções". Em abril de 1964, houve uma movimentação em todo o país na campanha denominada "Ouro para o bem do Brasil". Na minha terra natal, Cachoeira, na Bahia, lembro-me que houve,sim,uma passeata arrecadadora de anéis, pulseiras, voltas, correntes etc. Não sei dizer o quanto se arrecadou e que fim levou. Responda-me quem souber.
 No dia 6 de dezembro de 1930, há 85 anos passados, portanto, o bi-semanário cachoeirano A Ordem, trazia a seguinte pedido:
"Dos senhores João Machado Viana e Adhemar de Lima e Silva, respectivamente gerente e contador da agência do Banco do Brasil em São Félix, recebemos a comunicação de que, por ordem do Ministério da Fazenda, estão autorizados a receber qualquer quantia que lhes for entregue para a amortização da Dívida Externa Federal.
Os verdadeiros patriotas folguem com essa notícia e de já se apressem ao cumprimento de um dever, que, por ser espontâneo, não deixa de ter algo de obrigatoriedade, pela sua finalidade altamente cívica e sobremodo oportunista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário