sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

AGRICULTURA CACHOEIRANA
Cana de Açúcar
Existem registros de que os chineses utilizaram-se da cana como suplemento alimentar, isso há mais de 5 mil anos! Os chineses bem que tentaram solidificar o caldo da cana pelo processo de secagem sob o calor do sol mas...não conseguiram!
A técnica foi desenvolvida na Índia, por volta do 5º século e levou o nome de sarkara (areia grossa) que acabou recebendo o status de especiaria, coisa exclusiva para a nobreza. 
Os estudiosos do assunto afirmam que a cana é oriunda da Ásia, depois, no período das Grandes Navegações, acabou sendo cultivada nas Ilhas da Madeira, Canarias e no Brasil.   
A cultura da cana de açúcar, foi um dos fatores que fizeram o desenvolvimento sustentável da economia cachoeirana  nos tempos do Império, quando florescia uma das importantes vilas brasileiras: Cachoeira !
José Joaquim de Almeida e Arnizau, publicou em 1° de julho de 1825, a sua "Memória Topográfica, Histórica, Comercial e Política da Vila da Cachoeira da Província da Bahia" Na referida obra, vamos encontrar às páginas 133 e 134 o seguinte:
"... o Iguape, pouco mais de 5 léguas de distante de Santo Amaro da Purificação e 3 da Cachoeira,a quem pertence este novo Éden ou Paraíso Terreal", e, mais adiante, "o massapê, ou terra negra e forte". Sobre os Engenhos de moagem, Arnizau elenca que entre O Iguape e São Francisco existiam "vinte Engenhos, tendo cada um deles de 100 escravos para cima".
Antiga casa sede de uma propriedade agrícola no distrito de Santiago do Iguape, município da Cachoeira.

O Brasil tornou-se um gigantesco produtor, hoje a metade do açúucr vendido no mundo é brasileiro. E o açúcar que era produzido na Cachoeira? E os Engenhos? As terras, o massapê decantado do Iguape e São Francisco não é mais o mesmo?
Se os detentores de terras cachoeiranas se interessassem  em plantar de novol a cana e aprodução superabundasse, haveria a hipótese de algum empresário instalar uma usina, pelo menos uma de novo?
Custa acreditar, galera, que diante de tantos exemplos de como é que se produz riqueza e desenvolvimento a gente se contente apenas com as glórias do passado. Isso é importante,, sem dúvida,mas, é necessário que vivamos o presente olhando o futuro.



                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário