sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016


COMENTANDO
Um belo exemplo

A palavra Vereador é oriunda do Verbo verear, ou seja, vigiar, verificar. Além disso, ao Edil compete acompanhar a boa aplicação do erário por parte do Executivo, assessorá-lo, e, afinal, julgá-lo.
A função do Vereador foi regulamentada na Constituição de 1824 por D.Pedro I. Volvidos 106 anos, no golpe de 1930 a 1934,e,depois, durante o chamado "Estado Novo" (1937) em ambos os períodos tendo a frente Getúlio Vargas (charge) as Câmaras deixaram de funcionar.
Câmara de Vereadores de Oliveira MG
Na cidade de Oliveira, Centro Oeste das Minas Gerais, além da movimentação popular recolhendo assinaturas a fim de barrar o projeto legislativo que se pretendiam aumentar os próprios salários, grande parte da população compareceu à sessão, fizeram um barulho danado e suas excelências tiveram de recuar. Os legisladores que ganham R$ 3.700,00 queriam aumentar o próprio salário para R$ 5.064,00 para "trabalharem"duas vezes por semana, sem falar no loooongo recesso!
Quando eu fui Vereador em minha cidade natal, Cachoeira,na Bahia, o Edil não ganhava nada, o trabalho era considerado "de relevância social". Não obstante ser de graça, mesmo depois que eu deixei a política, fui testemunha de excelentes vereadores, honestos, profícuos.
Quanto ganha hoje um Vereador na minha terra, cuja população regula com a cidade mineira citada, e cujos Vereadores tiveram os salários reduzidos para um salário mínimo, segundo notícias que eu li? Será que fazem jús ao seu desempenho? Respondam-me quem souber.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário