sexta-feira, 18 de março de 2016

No distrito de Belém da Cachoeira, falecia em o dia 15 de março de 1724, o padre Alexandre de Gusmão, que foi sepultado nas dependências da Igreja do Seminário que ele idealizou, construiu e inaugurou.

Boccaccio
Em a noite de 17 de março de 1931, no palco do Cine Teatro Cachoeirano era realizada uma conferência literária comparativa entre Giovanni Boccaccio e Domingos Caldas Barbosa.
Domingos Caldas
Boccaccio (1313/1375), era poeta e crítico de origem italiana, enquanto Domingos Caldas (1740/1800), era poeta e músico, filho de um português com uma angolana. Quem promoveu a conferência foi o nosso conterrâneo doutor Argileu Silva.
MANGABEIRA
Não dispomos de maiores informações a cerca do evento mas, sobre o doutor Argileu, consta da tradição oral que, certa feita, ele fazia parte de uma Comissão Patriótica para angariar recursos para as festividades do 25 de Junho. Foram a Salvador até a governadoria e foram recebidos no palácio pelo governador Octávio Mangabeira. Dotado de recursos de oratória, vibrante, patriota exaltado, o doutor Argileu pediu e fez uso da palavra. Mangabeira cochichou para um auxiliar: "Vai ver que não sabe nem cantar o Hino Nacional!
O nosso conterrâneo encerrou o discurso, pediu licença e,a pleno pulmões começou a cantar o Hino Nacional. Ao encerrar a estrofe da primeira parte, com um sorriso desafiador nos lábios dirigiu-se ao governador: "Agora, Excel~encia, prossiga!"
Mangabeira, sorriu, abraçou odoutor Argileu e foi socorrido pelos assessores e demais presentes.,
 


                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário