sexta-feira, 25 de março de 2016



Datas


No dia 18 de março de 1888, a população cachoeira assistia extasiada o desfile pelas ruas da cidade de uma belíssima carruagem, tendo como passageiros dois ilustres cachoeiranos: o capitalista Renério Martins Ramos e o seu genro, Albino Milhares (foto).Renério morava na Europa.
Trinta e cinco anos depois, estando à bordo do transatlântico Aplanza, Renério veio a falecer, deixando uma verdadeira fortuna para algumas instituições da sua terra natal. Infelizmente, galera, por dolo, desconhecimento da legislação internacional ou incompetência jurídica, a vontade do Testamento não foi cumprida.

Góes Calmon
No dia 26 de março de 1928, na lancha Onze de Junho, chegava na Cachoeira o governador do estado, Francisco Marques de Góes Calmon, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, então chamada de Câmara Estadual, João de Sales Moniz, Anísio Spinola Teixeira, Benjamin Souza e do advogado cachoeirano Carlito Onofre, que era Oficial de Gabinete do governador.
Cunegundes Barreto
Na ponte de embarque e desembarque, dentre as autoridades municipais, encontravam-se o então prefeito da cidade, Cunegundes Barreto, Durval Chagas (dono do jornal A ORDEM) e o jornalista Augusto de Azevedo Luz.
Azevedo Luz
Após o banquete na casa do prefeito, foram vários os oradores que se fizeram ouvir, inclusive representando a Cachoeira, o jornalista Augusto de Azevedo Luz.
No mesmo dia, foi inaugurado oficialmente o Parque Góes Calmon, imediatamente apelidado de "Jardim do Faquir".
Na foto a direita,flagrante de pessoas da cidade desfilando nos passeios antes da inauguração.

 
  
 Na manhã do dia 26 de março de 1933, no salão da Prefeitura, atual Câmara de Vereadores, era realizada a sessão de instalação da Subseção da Ordem dos Advogados Brasileiros, presidida pelo então presidente da mesma, advogado /Ernesto Sá.
Procedeu-se a eleição da nova diretoria que ficou assim constituída: João Mendes da Costa Filho (presidente), Alfredo Pereira Mascarenhas (vice dito),Clóvis Newton de Lemos (1º secretário) e Nelson Dórea de Assis (tesoureiro)  
Tomaram parte da reunião mais de 15 advogados, inclusive o Juiz da Comarca, Sálvio de Oliveira Martins.
Araújo Góes
A Cachoeira foi uma das primeiras Comarcas do estado da Bahia.Por força de lei, em o dia 5 de fevereiro de 1842, era nomeado o santamarense Inocêncio Marque de Araújo Góes  para ser Juiz de Direito. Ele tomou posse no dia 1º de junho do mesmo ano.      
Teixeira de Freitas
Sendo a Cachoeira a terra natal do grande jurisconsulto Augusto Teixeira de Freitas, com uma Comarca de 174 anos de atividades, conforme escreveu o romano Tito Lívio, "ab urbe condita" (desde a fundação da cidade), evidentemente merece todo o respeito, não é digno e justo que a Cachoeira seja diminuída com a extinção da sua Comarca. 

Hoje é Sexta-Feira da Paixão. Na minha Cachoeira, a tradição da Semana Santa parece-me que está mantida, sem aquele brilho do passado, naturalmente mas,felizmente mantida.
Tenho saudades e guardo no coração a Procissão do Encontro, do Senhor Morto, das marchas dolentes executadas pelas filarmônicas Lira Ceciliana e Minerva Cachoeirana. 
Feliz Páscoa para todos!  

 

    
 

 

                                                        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário