sexta-feira, 1 de abril de 2016



 Datas
 



Era instalada na Cachoeira a Estação Telegráfica, no dia 1° de abril de 1875, havendo troca de telegramas com a capital do estado. Foi, sem dúvida um notável progresso. Hoje, praticamente o telegrama não existe mais.
No dia 4 de abril de 1864, era inaugurada a ponte de embarque e desembarque dos navios que faziam a linha Cachoeira/Salvador e vice e versa.

No dia 4 de abril de 1823, o Conselho Interino de Governo instalado na Cachoeira, recebia um assustador comunicado por parte do General Labatut anunciando que, chegariam reforços de Lisboa. Seriam 2.500 soldados que ficariam sob o comando de Madeira de Melo.
O Conselho  não dormiu no ponto, reunindo-se em estado de emergência emitindo uma Proclamação convocando todos os cidadãos às armas, e, conforme escreveu Milton nas Efemérides Cachoeiranas, "retirassem para distancia de duas léguas da costa e portos  (cerca de 12 quilômetros) as suas famílias, preciosidades e gados".
Quando a gente rememora as lutas pela independência do Brasil, não podemos esquecer que muitos foram os portugueses que aqui constituíram família,estabeleceram-se comercialmente que aderiram à causa da soberania nacional inclusive trocando os nomes para nomes brasileiros. Quem veio comandar o Exército Pacificador foi o francês Pierre Labatut, que adotou o nome de Pedro.
Depois de estar na Colômbia ao lado de Simon Bolívar, Labatut (foto) se desentendeu com quase todo o mundo e acabou vindo para o Rio de Janeiro sendo contratado e admitido a serviço do Príncipe Regente D.Pedro I no dia 3 de julho de 1822. 
Devido a carência de oficiais num Exército recem organizado, Labatut recebeu a patente de Brigadeiro, vindo então para a Bahia juntamente com a esquadra comandada por  Rodrigo de Lamare a fim de combater Madeira de Melo.
Mercenário, Pedro Labatut tinha um temperamento iracundo num ambiente onde a vaidade aflorava.
Em 21 de maio de 1823, Labatut foi preso na Cachoeira, sendo transferido sete dias depois para a cadeia de Maragojipe.
Por fim Labatut, depois do 2 de julho de 1823, esteve combatendo em 1840 na chamada Revolução Farroupilha. Faleceu em Salvador em 1849, aos 73 anos de idade, com o título de Marechal.




                                                           


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário