sexta-feira, 1 de abril de 2016


Na foto acima, aparece na sacristia da igreja, antes da procissão, a Irmandade de Bom Jesus da Paciência, fundada em 21 de setembro de 1837, segundo a tradição oral.
A Cachoeira teve, no passado, várias Irmandades importantes como da Ajuda, Ordem Terceira, Conceição do Monte, Carmo, Sagrado Coração de Jesus,Rosarinho, Remédios e a da Paciência. 
As Irmandades (no presente poucas sobreviveram), foram criadas como uma força auxiliar do padre da paróquia. A Igreja inspirou-se, naturalmente, no Livro de Atos, capítulo 6 versículo 2, onde lemos:
"não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas". Então, "foram escolhidos sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço".
Estavam instituídos os "diáconos", depois "Irmandades".
 

Um comentário:

  1. Erivaldo, sabe como era a eleição para a presidência da irmandade da Paciência? Como em todas as eleições há a situação e oposição, certo? Pois bem, os irmãos recebiam um milho e um feijão., como cédulas. O milho era a situação e a oposição o feijão. Meu pai foi feijão e passou muito tempo como milho.Isto que estou escrevendo, tive oportunidade de vivenciar.
    Abraços

    David

    ResponderExcluir