sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dia dos Namorados
Eu era menino em 1949 quando se comemorou pela vez primeira o Dia dos Namorados no Brasil, uma homenagem aos casais apaixonados. Pouco tempo depois eu já tinha uma namoradinha, fui apaixonado, mas, galera, na minha terra o dia não era conhecido ou não era bem difundido.O dia seguinte, sim, o dia 13 era o dia de Santo Antônio, chamado de "Santo Casamenteiro".
O mês de junho, religiosamente falando, tinha início com as trezenas de Santo Antônio, vindo,depois, São João e São Pedro.
Muitas casas cachoeiranas rezavam-se as  trezenas de Santo Antônio, e eu me recordo de dona Lulu da Pensão. Velas, incenso, ladainhas, músicas e letras para homenagear "o insigne português" e a disputa velada entre os "mordomos", cada um querendo superar o outro, ouvir os comentários da cidade.
Falar em namorados (falo do meu tempo), é falar de beijo. Os namorados beijavam muito.
O beijo é de tempos imemoriais. A Bíblia nos fala do ósculos. Escolhemos duas passagens. Joabe, que ao pegar na barba do próprio irmão para beijá-lo se descuida e a arma que estava em sua mão acaba ferindo o irmão no abdômen levando-o à morte. Está em 2º Samuel capítulo 20 versículos 9 e 10.
O Evangelista Mateus, no capítulo 26, versículo 48, rememora e descreve o "beijo da traição". Disse Judas:
"Aquele a quem eu beijar, é esse, prendei-o !"
Mas, galera, namorados se beijam, e beijam muito (os normais). O cachoeirano João Guimarães, radicado há muitos anos em Maragojipe, filho do sempre lembrado amigo Didi da Bahiana, quando eu ainda morava na Bahia, fez uma música de grande sucesso para o carnaval:
"Foi sem querer que eu beijei a sua boca
Menina tão louca,
Eu quero te beijar..."
Será que o beijo representa algum risco para a saúde? Há quem acredite nisso, que ao beijar os lábios de alguém, uma pessoa pode transmitir determinado número de bactérias e vírus, que alguns deles são mais facilmente transmissíveis pela saliva do que outras. Ora, tenha paciência. Qual é o casal de namorados que está ligando pra isso? rsrs.
Um abração virtual aos namorados. Que vocês comemorem juntos e, claro, com muitos beijos o dia 12, domingo, Dia dos Namorados.
Um beijo no coração pra você que está me lendo agora.

                                                 
                           Datas                 
No dia 6 de junho de 1944, ao receberem, a notícia pelo rádio e pelos Correios e Telégrafos de que as Forças Aliadas tinham tomado de assalto alguns pontos da Alemanha que a propaganda de Hitler (foto) diziam que eram inexpugnáveis, um grupo de patriotas cachoeiranos organizaram uma passeata cujo destino final foi a praça da Aclamação. Em lá chegando, usaram da palavra os advogados Joel Lira , Nélson Silva e João Mendes, e o cidadão Orlando Régis.

O Conselho Interino do Governo da Bahia autorizava a Casa da Moeda que se instalou na então Vila da Cachoeira a cunhar moedas de cobre em o dia 7 de junho de 1823.
Aristides Augusto Milton (foto) em sua obra intitulada "Ephemérides Cachoeiranas". nos esclarece  sobre o fato de não encontrarmos moeda alguma que indique haver sido fabricada na hoje cidade da Cachoeira se explica pela razão de se haver trabalhado com os mesmos cunhos que serviam na cidade de Salvador (na época se dizia cidade da Bahia).


Era restaurada a capela de Nossa Senhora da Conceiçao dos Pobres, na Praça da Bandeira no bairro da Caquende, na cidade da Cachoeira, em o dia 8 de junho de 1950. A referida ermida havia sido destruída na última enchente do rio Paraguaçu.



No dia 9 de junho de 1878, era celebrada com grande pompa, as festividades do Divino Espírito Santo, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, sendo celebrante o frei João de Santa Maria e Souza na tribuna sagrada, o pregador foi o frei Francisco da Virgem Maria Itaparica.

O fogueteiro Manuel Martiniano de Farias, fora previamente contratado para fabricar os fogos de artifício para as festividades do 25 de Junho daquele ano. Em a tarde noite do dia 10 de junho de 1858, faltando exatos 15 dias para as solenidade, - coitado do seu Manuel -, um dos ajudantes deixou uma vela acesa cair sobre a pólvora...Puummmm!  E os céus da Cachoeira transformou-se num magnífico espetáculo pirotécnico.
                            
No dia 12 de junho de 1880, em reunião da Assembleia Provincial (que governava o município), em segunda discussão, era aprovada a concessão de duas Loterias a fim de realizarem-se os reparos necessários à conservação da Igreja de Belém distrito da Cachoeira.


Alegrei-me quando assisti um vídeo postado no "feice" em que o Grupo de Chorinho do qual participa o meu competente amigo Iouza, foi prestar uma merecida homenagem pela passagem da data genetlíaca de um ilustre cachoeirano: Salu !
Salustiano Coelho de Araújo, Salu, batizou um dos meus irmãos, sendo, portanto, compadre de minha saudosa mãe. Ele era, também, colega de trabalho da minha tia Odete, a Tia Nem. Aliás, colega é uma situação transitória e que maioria das vezes independe da vontade da pessoa. Salu era amigo da minha tia, portanto de toda a família Brito.
Salu é uma pessoa ímpar na sociedade cachoeirana, um homem extremamente generoso. Na Régis onde ele trabalhava como prático de farmácia durante grande parte da sua vida, dezenas de pessoas, sobretudo as mais humildes iam procurá-lo para medir a pressão, aplicar uma injeção,tratar de feridas,e ele as atendia sempre sorrindo, andando rapidinho entre o balcão e o reservado dentro do estabelecimento.. Maioria dos remédios ele os fazia manipulando, outras tantas com "amostras grátis" que os viajantes de laboratórios a ele confiava,na certeza de que ele faria bom uso.
O dono da farmácia, o iracundo Augusto Régis, depois o filho dele, Orlando, nada diziam, nada reclamavam, até por conveniência mantinham-se silentes, Salu, seguramente, era o responsável pela maioria dos fregueses, sobretudo os mais humildes que passaram a chamá-lo de "doutor Salu"porque o que ele prescrevia era "pau casca", ou seja, funcionava.
Maçom, espírita Kardecista convicto, nem por isso se privava de frequentar a Desportiva, o clube social da cidade. Quanto eu pude ter acesso aos bailes noturnos, lembro-me de tê-lo visto em bailes de carnaval juntamente com a sua esposa, e outros familiares e amigos.
Certa feita, o deputado Pirinho me contou que o pai dele, Pirinho, resolveu fazer um banquete no chalé e convidou vários amigos, sobretudo os que eram considerados "bons garfos" de Cachoeira e Sao Félix: o advogado Luiz Soares, Laudílio Melo, Tote Barbeiro, Walter Gavazza, Zeca Santana... E Pirinho com voz de espanto: Quem desbancou os "comilões" foi um rapaz magrinho de quem ninguém esperava nada: Salu !
Flamenguista desde criancinha, Salu é um esportista que esteve na linha de frente no departamento médico, quando a seleção cachoeirano despontava no cenário do futebol baiano. Época de ouro. Talvez muita gente não saiba até hoje, o goleiro da seleção, Vadinho, - hoje é médico -, quando o pai dele, seu Osvaldo o proibia de descer pra Cachoeira, ele telefonava escondido pra Salu que subia imediatamente pra Muritiba e,em lá chegando, "conversavam entre colunas". Seu Osvaldo era também maçom.
Pressionado por todos os lados, Salu acabou concorrendo ao pleito municipal do ano de 1988, tendo como companheiro de chapa o Dr.Pina. Governou a sua terra natal de 1989 a 1982 mas, não seria necessário ter exercido o mandato para entrar na história da cidade uma vez que, a sua reconhecida filantropia o colocara no Pantheon dos Filhos Ilustres da Cachoeira.
Este blogger, presta assim, uma singela homenagem ao querido amigo Salu, ao completar 94 anos AC. Antes do centenário, claro!
                                                                                           

 Canal no Youtube vai transmitir ao vivo  a festa do São João da Cachoeira 2016. E o primeiro evento a ser transmitido ao vivo, é a Abertura Oficial do São João de Cachoeira,será  no dia 11 de junho. Nesse evento serão divulgados detalhes a respeito da festa, bem como a grade de atrações. Inscreva-se  no  Canal e fique sabendo de tudo. Compartilhe, teremos brindes para quem conseguir o maior número de compartilhamentos até o início dos festejos.
A rede hoteleira da Cachoeira, na Bahia, se desenvolveu em decorrência do transporte fluvial ser à época, o mais rápido meio de transporte para a capital do estado.
Os horários de saída dos navios, por vezes obrigavam os passageiros vindos de outras plagas se hospedarem na cidade, sobretudo os vindos do alto Sertão, sem falarmos em viajantes qque optavam pela Cachoeira como ponto de apôio.
Bem em frente à ponte de embarque e desembarque dos navios, - naqueles tempos grande parte da população simplesmente chamava  "vapor" - funcionava o Hotel Paraguaçu, depois Hotel Santo Antônio de dona Lulu. Na praça Teixeira de Freitas é que ficavam a maioria das pensões e hotéis. Na foto acima, por exemplo, datada do ano de 1948 (houve uma grande enchente em dezembro do citado ano), vemos a Pensão Universal (não é da igreja de igual nome,galera). de propriedade de Juvenal Almeida. Era tida como a que cobrava mais barato pelas refeições,
Ainda na praça Teixeira de Freitas, funcionava a Pensão Marieta da italiana Marieta Pelegrini, e o mais famoso de todos, o Hotel Colombo, dos irmãos espanhóis José e Aurélio Senra Bouzas.
Na rua 7 de Setembro (no brega), existia uma pensão cujo nome eu não lembro. Os proprietários eram familiares de Odonel,que era garçom do Hotel Colombo.

Um dos grandes nomes do boxe de todos os tempos, ícone da luta de direitos entre negros e brancos, faleceu Muhammad Ali que não resistiu às complicações respiratórias em decorrência da Doença de Parkinson, após um período internado no Hospital de Phoenix (EUA).Ali era um ativista político da cultura afro-americana,tornando-se um intransigente defensor da igualdade racial

Foi encontrado um novo vídeo do estupro da jovem de 16 anos que mostram a menina sofrendo abuso e tentando reagir. As investigações prosseguem em ritmo acelerado, equipes da Delegacia da Criança e do Adolescente estiveram na primeira casa onde a vítima foi levada após sair de um baile funk.
Depois que a nova delegada (foto) tomou a frente das investigações, tudo indica que o crime não ficará impune.

Um número expressivo de investidores brasileiros e estrangeiros estão movendo na Corte de Nova York uma acão coletiva de indenização que chega a mais de US# 7 bilhões, superior a do escândalo da Enron, a maior história de falência econômica dos Estados Unidos 





O prefeito Márvio Lavor Mendes da cidade baiana de Nova Viçosa, teve o diploma cassado pelo TSE sob a evidência de que o nobre Alcaide se reelegeu praticando estelionato eleitoral ao conceder anistia de multas e juros em relação ao IPTU. Dois dias depois de eleito, Sua Excelência vetou o tal projeto de anistia.

O empreiteiro Leo Pinheiro, dono da OAS, em delaçao premiada disse que Lula  é de fato o dono do triplex e do sítio de Atibaia.
Enquanto isso na delação de Sergio Machado, ele relata em detalhes como eram pagas as propinas ao então ministro Edison Lobão. Segundo o delator, eram entregues mensalmente R$ 300 mil em dinheiro vivo ao filho do ministro, Márcio Lobão num escritório no Centro do Rio. Na avaliação do delator, Lobão amealhou um total de R$ 20 milhões.
O último a sair, por favor apague a luz!

Na cidade de Andhra Pradesh, na Índia, um macaco entrou sorrateiro em uma joalheria. Aproveitando-se de um vacilo de um funcionário, o animal abriu a gaveta do caixa, pegou cerca de 10 mil rúpias (cerca de R$ 500 e saiu em disparada. O lojista tentou, sem sucesso alcança-lo. 

O brasileiro Jefferson de Souza Cintra Albuquerque tem um relacionamento homoafetivo com o francês Julien Lamindio. A fim de ajudar o filho a realizar o sonho do filho de ser pai, dona Quitéria de Souza Cintra ofereceu a barriga para gerar um filho para o casal  Dona Quitéria  que dará a luz na Perinatal de Laranjeiras (RJ) será mãe do próprio neto!

No dia seguinte à inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos, (VLT), o novo meio de transporte do Rio parou,por falta de luz!
O trajeto do VLT será da Zona Portuária até o Centro da cidade.

Numa blitz realizada pela Polícia Rodoviária Federal, na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Seropédica (RJ), a polícia prendeu Claudinei e sua esposa. Eles traziam de Foz do Iguaçu, uma quantidade grande armas e munição escondidas dentro de um Ford Fiesta num fundo falso no painel do veículo.
O Conselho Tutelar foi acionado tendo em vista que o casal irresponsável, a fim de não levantarem surpresa, traziam dois filhinhos do casal no banco traseiro.

Na Penitenciária Lemos de Brito, no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Norte do Rio, agentes penitenciários detiveram uma visitante tentando entrar com tabletes de maconha escondidos na fralda do bebe. Dançou !

Edouard Tognon, um padre francês  de 50 anos da Paróquia de Fleurance e Mauvezin,foi preso e continua sob custódia da polícia acusado de ter violentado uma idosa de quase 80 anos!

O Tribunal de Contas da União , em consequência das apurações da Lava-Jato está analisando a possibilidade de  ter havido conluio no leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte , em abril de 2010.

Após cinco horas de sessão, o Conselho de Ética da Câmara Federal adiou a votação da cassação de Eduardo Cunha, em vista de a deputada baiana Tia Eron ter sumido. Se a sessão não houvesse sido adiada, o suplente Carlos Menezes, defensor de Cunha, assumiria.
Por falar na Tia Eron,ela vem sendo acusada de usar R$ 7,5 mil da sua conta parlamentar a fim de beneficiar uma mlher beneficiária do programa Bolsa Família.
O gabinete da deputada informou que contratou empresa em nome de Taiza de Souza Costa para divulgação de atividade parlamentar com cinco reasses de R$ 1,5 mil entre outubro de 2015 e abril deste ano.
A deputada Tia Eron disse desconhecer que a senhora era beneficiária do Bolsa Família.

O ministro do STF, Gilmar Mendes,(foto) sem citar nomes, disse à imprensa que é uma "brincadeira" o vazamento dos pedidos de prisão de integrantes da cúpula do PMDB, o que, segundo ele, configura crime, embora caiba ao seu colega Teori Zavascki se pronunciar a respeito.
Além do PMDB, integrantes do PT e do PSDB criticaram o pedido de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do ex-presidente José Sarney e do senador Romero Jucá,pedida pelo procurador-geral, Rodrigo Janot. Foi  um verdadeiro Tsunami, afinal, como se diz na minha terra: "pau que dá em Chico, volta e dá em Francisco!"

Bobby Brown. cantor que fez parte do grupo New Edition que fez grande sucesso nos anos 80, fez uma revelação bombástica no canal ABC dos Estados Unidos.Ele declarou que em sua mansão, na Geórgia, uma vez, ele acordou e havia um fantasma montado nele tentando fazer sexo. Ele afirmou que "não estava chapado ou sob efeito de álcool" 
Brown, - que não é parente do baiano-, não é a primeira celebridade a declarar ter tido relações sexuais com almas penadas. Crendeuspadi!

Newton Ishii ficou famoso no país por estar participando, sempre, da escolta de presos da Lav-Jato. O "Japonês da Federal" virou marchinha de carnaval, máscaras com a cara dele para os foliões e até boneco gigante em Olinda.O que a galera não sabia é que ele havia sido preso sob suspeita de liberar contrabando na fronteira do Paraguai com o Brasil.
Agora o "Japa" vai, também, ver o sol nascer quadrado.

Um casal no metrô de São Petersburgo, na Rússia, iniciou a função com beijos calientes  antes de partirem para o "vamovê" sob os olhares atônitos de outros passageiros. Câmaras de segurança do metrô flagraram a saliência e o casal vai responder ao crime de atentado ao pudor.

Jennifer Meulfor e Brand Leeson (foto) formam um casal apaixonado. Eles moram em Atlanta (EUA). Atendendo a pedidos dele, ela fez um tratamento a fim de produzir leite,  tendo por isso mesmo de abandonar o trabalho a fim de amamentá-lo. 
Ela diz que Brand "e meu companheiro para a vida toda e amamentá-lo aumenta o relacionamento". Sem comentários.

Anna Paula Desbrousses Cotta(foto), sargento da Marinha, foi baleada quando dirigia um Kia Picanto pela avenida Martim Luther King, em Inhauma (RJ).
A militar desconfiou e tentou fugir de uma falsa blitz e acabou sendo baleada, mesmo assim ela conseguiu dirigir alguns metros mas bateu num muro.

Um ônibus que levava 46 passageiros (maioria estudantes de nível superior) capotou na rodovia Mogi-Bertioga, litoral paulista.
De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, faleceram no sinistro 18 pessoas, inclusive o motorista.

Nelson Nahim Matheus de Oliveira (foto), irmão do ex-governador do Rio, Garotinho, foi em cana com mais 12 comparsas, em Campos (RJ), acusados de exploração sexual de adultos e até crianças. Nelson é ex-prefeito e atual vereador em Campos e foi condenado a a 12 anos de prisão por ter abusado de uma garota menor de 15 anos.

A americana Kaitlin fez uma exibição em Zagreb, na Croácia,que chocou o mundo. Ela fou suspensa por ganchos encravados em sua pele, inclusive no rosto. As imagens estão bombando na rede.

O temível juiz Sérgio Moro aceitou denúncia e tornou ré a jornalista Cláudia Cruz (foto), esposa do deputado afastado Eduardo Cunha. Ela gastou cerca de US$ 1 milhão de uma conta na Suíça, abastecida pelo maridão, claro, com grana de propina da Petrobras.
Cláudia cometeu os crimes: lavagem de dinheiro e ocultação de conta e conversão em em sapatos e roupas de grife.
Deltan Dallagnoi, (foto) Procurador da Lava-Jato disse o seguinte: "Os criminosos antiquados usavam laranjas e testas de ferro, criminosos modernos usam offshores e trusts"

O ministro do Supremo, Celso de Mello, enviou para o juiz Sérgio Moro, que conduz, conforme sabemos, os processos da Lava-Jato, o pedido de inquérito contra o ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner. Como Wagner perdeu o cargo de ministro, deixou de ter o foro privilegiado.

Sérgio Machado, o delator que está causando o maior reboliço nos meios políticos, informou que a deputada Jandira Feghali recebeu cerca de R$ 410 mil em doações para a campanha de 2014. Jandira afirmou ter recebido e que foram prestadas declarações no Tribunal Superior Eleitoral.
Bom final de semana,galera!















                                                                                    






















                               






                             
                


Nenhum comentário:

Postar um comentário