sábado, 9 de julho de 2016

A foto acima é de 87 anos passados, a rua é a 13 de Março e o desfile é da filarmônica Minerva Cachoeirana.
               
      Datas

Contando apenas 42 anos de idade, falecia no dia 4 de julho de 1875, no Recife (PE), quando estava de passagem para a Europa, o renomado médico cachoeirano, Antônio Luiz de Almeida. Os cachoeiranos da época prantearam a sua morte.

Em 5 de julho de 1746, há 270 anos passados, estavam findos os trabalhos de uma Casa de oração na localidade conhecida como Monte, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, depois ampliada na igreja que hoje temos. No detalhe,um desenho da então Vila da Cachoeira quando do projeto de uma ponte de madeira (que não se concluiu) para ligar a vila ao então arraial de São Félix.

No dia 6 de julho de 1871 assinala a data do falecimento do inigualável poeta Castro Alves, com apenas 24 anos de idade, pois, nascido em 14 de março de 1847. 
O poeta nasceu no distrito de Curralinho que fazia parte das freguesias da Muritiba e Cruz das Almas, do Termo e Comarca da Cachoeira.

Era festivamente inaugurada em 7 de julho de 1885, a ponte Dom Pedro II ligando Cachoeira a São Félix. Esse monumento notável foi construído originalmente na Inglaterra, e a sua construção deveu-se á instalação deveu-se ás necessidades da então Estrada de Ferro Central da Bahia.

No dia 8 de julho de 1853, a Câmara municipal da Cachoeira resolvia substituir as grades de madeira que existiam originalmente no prédio, por estarem apodrecidas, pelas atuais grades de ferro que permanecem firmes, apesar de volvidos 153 anos.
No dia 9 de julho de 1976 a fim de assinar vários convênios, encontravam-se na Cachoeira o então governador do estado  Roberto Santos,o vice dito Edwaldo Brandão, o Reitor da UFBa Augusto Mascarenhas (ambos nascidos na Cachoeira), o ministro Ney Braga e o governador de Brasília, Elmo Cerejo.
,
Há 117 anos passados, no dia 10 de julho de 1899 a Cachoeira era abalada com uma tragédia familiar. O menino de nome Evaristo Martins dos Santos, de apenas 12 anos de idade, depois de haver sido reprimido por ter cometido por parte do homem que o havia adotado, sem derramar uma lágrima sequer, planejou e executou uma vingança terrível; misturou á feijoada uma porção de veneno que acabou por matar Manoel, sua esposa Maria Euzébia e a sua cunhada, Clementina da Boa Morte.
Os jornais da época falam que "instaurou-se um processo"mas eu não tenho conhecimento do desfecho.

Memória
                     EU E OS ANIMAIS

Eu nasci e cresci numa cidade em que quase a totalidade das casas tinham um animal doméstico. Lá em casa, além do bem nutrido gato Rei de Kid,  - que eu detestava por achar que ele perseguia os ratinhos só de sacanagem -, um velho papagaio que entre outras coisas bradava "Iaiá,louro quer tomar café!" Iaiá vacilou, certa feita, não cortou suas asas e ele se mandou. No quintal, tínhamos várias galinhas no meio das fruteiras. Eu criava na gaiola uma Rola Fogo Apagou que não cantava nada.
A minha família dizia que era bom para as crianças conviverem com animais, não havia essa história de que o pelo do animal causa alergia.
No meu primeiro casamento, fomos morar no sobrado dos Suzart, na Praça da Aclamação, onde existe um bom espaço no térreo, apesar de cimentado. Num dia de feira livre, não resisti aos encantos de uns pintinhos de plumagem cor amarelo ouro. Comprei uma dúzia deles. Improvisei o galinheiro no vão da escada de cimento que dava acesso ao quintal. Rapaz! quando os pintinhos cor amarelo ouro cresceram, na realidade eram todos GALOS ! Aquilo se transformou num inferno, houve galo que foi forçado a virar galinha, a porrada comia solta até que a minha mulher, Leda, tomou as medidas necessárias e providenciais para acaber com aquela penitenciária "Pedra Preta"dos galináceos.                  
  Quando fomos morar na Rua do Amparo (Pacheco de Miranda Filho), a casa não tinha quintal e sem condições de tê-lo, mesmo assim, tínhamos uma gato chamado Marinheiro,e,não demorou chegar uma cadela de nome Chana.
No meu segundo casamento, eu e Luiza fomos morar por algum tempo na Rua do fogo (Rodrigo Brandão). O quintal ia até bem próximo do Rosarinho mas, a gente só utilizava o páteo cimentado onde, aliás, se encontravam o banheiro e o sanitário. Como a área era descoberta, se chovesse, para assessar o banheiro ou o sanitário, só usando guarda-chuva.
Pois bem; naquela área, resolvemos construir um viveiro. E compramos muitos pássaros mas eu me amarrava numa Sabiá que, quando eu chegava perto ela se assanhava toda. Eu abria a portinhola do viveiro ela pousava no meu ombro. Era uma gracinha eu almoçando com ela no meu ombro comendo uma banana. 
Certo dia, pela manhã, acordei com um grito de pavor de Lulu.
. Um predador conseguiu penetrar no viveiro e fez aquele salseiro. Muitos pássaros decepados e não consumidos pelo predador maldoso. Fui trabalhar chateado e, maquiavelicamente pensando numa vingança,ah, não vai ficar de graça. Então, quando regressei, apanhei um pedaço de vidro, moí bem, apanhei um pedaço de carne na geladeira , "temperei"com o vidro e fui dormir torcendo para que o facínora retornasse ao local do crime.
Era um final de semana quando ouvi vozes da vizinhança comentando o seguinte: "Não sei o que foi que o meu gato comeu que vomitou sangue, as fezes também continham sangue e ele não resistiu, morreu! " Fiz justiça com as próprias mãos.
Quando, finalmente, fomos morar na Vila Residencial da Muritiba, a casa possuía uma área razoável para fazermos uma horta e criar alguns animais, mas,havia o inconveniente de existirem muros, e o nosso cágado, o Treze, sumiu ! 
Quando a Desenvale nos permitiu construí-los por conta própria, vieram conviver conosco a cadela Chéri, o papagaio Ioiô, galinhas de várias raças onde se destacavam as D'Angola que sempre reclamava  da alimentação: Tô fraco, tô fraco !
Criávamos,também, patos e as barulhentas e poedeiras Codornas.
O primeiro problema surgiu quando viajamos para o Rio de Janeiro. O leiteiro conhecido como "Bagre Seco "que tinha uma pequena propriedade no "H", hoje Roque Franco, prontificou-se a tomar conta de Chéri, enquanto Ioiô ficou com Andréa, babá do Tinho. Quando retornamos o inesperado: Chéri havido sido picada por uma cobra e Ioiô de causa desconhecida, morreram!  Sobre a morte de Ioiô, eu desconfiei que Andréa não cuidou direito, talvez por implicância, porque o papagaio aprendeu a dizer:
- Andréaaaa!  Ô menina preguiçosa !
Na mesma semana providenciei adquirir um novo pastor alemão que chegou numa pequena caixa de sapato.  Tinho colocou o nome de Faraó.  Não sabia e não havia sido advertido que era obrigatória a vacinação anual e Faraó , um belo animal, foi vitimado por uma doença nas articulações. Foi duro para mim e para o Tinho levar o corpo inerte de Faraó a fim de enterrá-lo na Quadra 10
Conforme havia prometido ao meu filho caçula, vieram a Tigresa e o Nuvem que construíram uma prole enorme e que documentamos em fita VHS.
Na sequência,da esquerda para a direita: Luiza e Chéri, eu e Faraó, Tinho Brito dando milho para o galo e Faraó, um cão inteligente e carinhoso. Igual a mim, detestava gatos.
Quando mudamos o domicílio para o Rio de Janeiro, não havia como levar os animais conosco. Tigresa e Nuvem foram doados ao colega Francisco Albuquerque, o Chico do Coco conhecido por gostar de animais.
 Numa das vezes em que lá estive, Tigresa havia morrido e Nuvem, conforme Chico do Coco me disse, "já era avô !" Pelo tempo, ele também já deve estar no Céu dos Animais de Estimação, onde deve estar a Lindinha, a gatinha de estimação que morreu recentemente e deixou o meu Wlá muito triste.
Morando hoje num apartamento, sinto falta dos meus bichos de estimação. Tenho, para alegrar os meus dias, um canário belga, sujeito competente ao interpretar como agora o está fazendo, a melodia composta pelo Criador de todas as coisas.





O ex-presidente da Caixa Econômica, Fábio Cleto, em seu acordo de delação premiada, disse que a Empresa do Grupo J&E, utilizaram-se de recursos do fundo de investimentos do FGTS para pagar propinas.
Joesley Batista (foto abaixo), um dos donos da citada empresa está sendo alvo da nova operação da Polícia Federal.
Na torre de uma igreja situada no Oblast de Tver, na Rússia, foi flagrado por um drone que circulava pela região, exatamente quando um casal estava no bem bom tendo relações sexuaais. Só pararam quando de repente chegou uma pessoa. Hoje em dia não existe lugr seguro, tem sempre alguém olhando.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes,(foto) voltou a criticar de forma impiedosa o governo do estado entregue a Francisco Dornelles enquanto o titular, Pesão, está em tratamento contra um câncer.
Paes garantiu que não vai mais assumir  as funções que dizem respeito ao governador em exercício, dizendo que Dornelles "deve arregaçar as mangas e começar a trabalhar", o estado já passou muita responsabilidade para o município. Eles receberam dinheiro do governo federal, está na hora de fazer gestão, tomar vergonha na cara"

O cara já derrubou dois ministros do governo Temer, deixou em saia justa o presidente do Senado Renan Calheiros e de orelha em pé outros políticos, Sérgio Machado (foto), ex-presidente da Transpetro, afirmou que vai voltar a atacar, enviando um documento ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Federal. O aludido texto permite a ampliação das denúncias anteriores. Crendeuspadi !

A Polícia Federal está investigando o grupo Bellini Cultural que teve 243 projetos aprovados nos últimos 15 anos pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. Dez empresas e sete pessoas ligadas ao grupo captaram R$ 158 milhões, sendo que, parte dos recursos foram empregados em eventos corporativos e para pagar diretores da empresa.

O programa era ao vivo na televisão polonesa. A apresentadora Marzena Rogalska foi convidada pelo mágico a fim de participar da mágica sumiria um espeto de churrasco dentro de um saco. A mágica deu errado e a apresentadora teve a mão furada pelo espeto. O programa saiu do ar. Foi um verdadeiro mico.

O governo do estado afirmou á imprensa que o aumento do custo das obras do Maracanã para a Copa do Mundo, se deu por causa de um desgaste do material superior esperado e que exigiu a demolição da cobertura e também exigências adicionais da Fifa. O contrato inicial da obra era de R$ 705 milhões, mas terminou custando R$ 1,2 bilhão.
O consórcio que executou a obra era formado por Delta, Odebrecht e Andrade Gutierrez.


O caso aconteceu em Amritsar, na Índia. Daljinder Kaur, apesar de já estar com 72 anos, não desistia de ser mãe. Casada desde o ano de 1970 com Mohinder, ela havia abortado três vezes no decorrer desses anos todos. Por fim o sonho se realizou, agora, com a fertilização in vitro. Ela afirmou que era o maior barato "andar grávida pelas ruas, com todo mundo olhando,curioso"
O bebê nasceu forte e saudável e a mamãe está amamentando normalmente apenas tendo como dificuldade "as noites em claro"com o bebê.dona Sônia

O irmão do goleiro Bruno, Rodrigo de Souza (foto), após dizer á polícia onde foram enterrados os restos mortais de Eliza Samúdio, disse que o Comando Vermelho tem ligação com a assassinato e quer proteção. A mãe de Eliza, dona Sônia, acha que é caô, que não são verdadeiras as afirmações de Rodrigo.

A situação da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner está ficando insustentável. Pela segunda vez ela teve de compareceur ao Tribunal de Buenos Aires paara ser informada do embargo de 15 milhões de pesos, no Âmbito de um processo contra ela por irregularidades em operação de dólar futuro no Banco Central, que teriam provocado prejuízos de quase R$ 7 bilhões ao país

A sona Juno, da Nasa, completou com sucesso uma ousada manobra para entrar na órbita do paneta Júpter,  numa viagem de mais de 250 mil km.
Os cientistas estão preparando a nave para iniciar sua missão científica.

A Justiça Federal de São Paulo bloqueou até R$ 102,6 milhões das contas do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto (foto) e do ex-ministro Paulo Bernardo. Na sua decisão, o juiz disse que o PT foi um dos principais beneficiados do desvio de empréstimos consignados de servidores federais.


Um vídeo inacreditável desmascara um falso mendigo na China. Um cara aprece tirando as calças do homem que fingia ser amputado, quando na verdade tinha as duas pernas. O espertalhão sde mandou antes da chegada da polícia.

A Força Nacional, no dia da chegada,ao Rio, recebeu logo o "cartão de visitas"da bandidagem; a viatura foi atingida por um tiro. Récorde Olímpico, sem dúvida.

O cara é um boxeador japonês,chamado Ikki Kotsugai (foto) a esposa trabalhava num escritório de advocacia.  Desconfiado de que estava sendo passado pra trás, que era corno,ele invadiu o escritório,arrancou o pênis do Ricardão, correu para o banheiro jogou a referido na privada e deu descarga!
A polícia chegou imediatamente mas, apesar de ter revirado o esgoto local, não encontrou o bilau que pderia ser transplantado.

Um sujeito foi flagrado pendurado em um aparelho de ar condicionado pelo lado de fora do oitavo andar de um prédio da China. O cara quis se esconder do "titular'e dicou preso apenas pela cueca. Ainda não se sabe se conseguiu sair do local ou "sifú"

Um menino de 10 anos, na Indonésia, está sendo considerado como a criança mais gorda do mundo. Ele pesa 192 quilos. O menino não sai pra canto nenhum,nem mesmo para ir para a escola, toma banho numa piscina que fica fora da casa e se veste com um pano em volta do corpo.

O atacante argentino Lionel Messi (foto) foi condenado a 21`meses de prisão, por uma fraude fiscal na Espanha onde os juízes costumam suspender a necessidade de prisão quando as penas não ultrapassam dois anos e quando os réus não carregam antecedentes criminais.
Messi, no entanto, terá de pagar uma multa de cerca de 3,7 milhões de euros, cerca de R$ 13,5 milhões.

O advogado José Eduardo Cardoso leu, na Comissão Processante do Impeachment, a defesa da presidente afastada Dilma Rousseff. Segundo ela, a abertura do processo se deu por vingança de Eduardo Cunha e ded "várias forças políticas que continuam a ver a minha postura de não intervir ou de não interromper as investigações da operação Lava-Jato"
Dizendo-se, em resumo, estar sendo alvo de um complô, Dilma concluiu em sua defesa apelando aos senadores:
"Peço que reflitam, com absoluta isenção, sobre a história do nosso país e sobre o que representará para a nossa jovem democracia a cassação de um mandato presidencial realizada nestas circunstâncias e por esses motivos".



Quando a gente pensa que os escândalos acabaram, o Polícia Federal após fazer uma escuta telefônica, prendeu em flagrante João Carlos de Figueiredo Neto, Conselheiro do órgão encarregado de julgar recursos contra multas do Fisco. O cara estava cobrando uma propina na ordem de R$ 1,5 milhão do Banco Itaú que o denunciou. Boa!

A Polícia Federal que não para de trabalhar - graças a Deus - , indiciou pela terceira vez o ex-ministro José Dirceu, por suspeição de continuar obtendo dinheiro ilegal de contratos da Petrobras. 
O volume de dinheiro que dizem que o Zé amealhou não dá nem pra gente calcular.

A Lava-Jato descobriu um banco que funcionava na clandestinidade no Brasil e é suspeito de ter movimentado dinheiro da propina da Petrobras e mandado para fora do país.

A jornalista Gretcen Carlson, foi demitida por ter recusado a fazer sexo com um executivo de um canal de televião dos EUA. A mo;ca é uma das mais populares do país e moveu um processo contra o seu ex-chefão.
Na denúncia, a apresentadora disse que foi demitida após conversar com o suspeito e reclamar das suas atitudes para com ela. Segundo ela, o D.Juan disse o seguinte:
"Acho que eu e você deveremos ter tido uma relação sexual há muito tempo. Você ficaria melhor, e eu, também"

O manobrista da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, "chorou "ao renunciar ä presidência:
"Resolvi ceder ao apelo generalizado dos meus apoiadores. Somente a minha renúncia poderá pôr fim a esta instabilidade sem prazo", acrescentando que seus opositores utilizaram as suspeitas contra sua família "de forma cruel e desumana".
A semana que vem promete. Com certeza não tiraram ainda o Cunha da reta!

O segurança Denivaldo Silva e sua esposa Andreia Orrnelas, foram assassinados a tiros na saída de um Shopping em Caxias na Baixada (RJ). O segurança era candidato a vereador.


Internado há dois meses por conta da Síndrome de Machado Joseph, faleceu na quinta-feira desta semana, o consegrado ator Guilherme Karam.
Entre os muitos talentos do falecido, estava o canto. Ele se dizia "um ator que canta".  Era, também, excelente comediante.
No cinema, seu papel mais marcante foi em "Super Xuxa contra Baixo Astral"

Em se tratando de escândalo, o assunto que ainda está rendendo é o caso dos pastores Felipe e Bianca, (foto abaixo) um casamento que era o verdadeiro conto de fadas, até que foi descoberto que ele era homossexual e começou a agir como pedófilo com o próprio enteado, filho de Bianca.
Ontem, a Justiça suspendeu a prisão do pastor e a pastora considerou "sem nexo" tal decisão:
"É uma loucura a Justiça desse país. Estou conversando com os meus advogados. Minha única preocupação é com a minha segurança e a segurança do meu filho".





.
                                                                                         


                                                                                    



                                                                          







                                              













                                                                                    




             


Nenhum comentário:

Postar um comentário