sábado, 27 de agosto de 2016

COMENTANDO
Clima de animosidade no julgamento de Dilma

Para os que possuem memória curta, a gente lembra que,por uma dessas ironias do destino, o Partido dos Trabalhadores lidera o ranking de pedidos de impeachment no país. Das 132 denúncias pedindo afastamento de presidentes recebidos pela Câmara, 50 foram do PT, e, agora,é o partido que luta desesperado porque estão do outro lado do balcão.  A gente aprendeu na matemática que a ordem dos fatores não altera o produto. O impeachment agora é golpe? 
O julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff, está sendo acompanhado pela imprensa mundial e o Senado está oferecendo um prato cheio de inadmissíveis baixarias de políticos querendo aparecer publicamente, a famosa expressão francesa, mise en scene  e de abuso de procrastinação do processo, ou seu adiantamento. O que assistimos, o que vemos ocorrer é indecente, vergonhoso e repugnante. 
O corolário dos debates, até agora, partiu da senadora Gleisi Hoffmann ao afirmar categoricamente que " o Senado não tem moral para fazer este julgamento".  Foi uma acusação seríssima, uma perigosa generalização que não livrou a cara de ninguém, até mesmo os companheiros de bancada,e,do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski responsável direto do julgamento.

Francamente; eu fiquei curiosíssimo para saber o que a senadora Gleisi sabe a respeito dos seus pares ao afirmar que ninguém tem moral no Senado?  Se a nobre senadora sabe de mazelas e se calou até agora, também não tem moral para estar defendendo e julgando quem quer que seja.
Até agora, - grande emoções teremos na próxima segunda-feira, em se confirmando as presenças da presidente afastada e do ex-presidente Lula - , até agora, repito, temos apenas o péssimo exemplo da falta de compostura e má educação das elites políticas do nosso país.

Em 22 de agosto de 1886, era realizado solenemente o assentamento da pedra fundamental para a construção do cemitério de São Félix, então Termo da Cachoeira. O referido cemitério começou a funcionar três anos depois, em 1889, portanto.


Grande demonstração de regozijo aconteceu na Cachoeira, em 23 de agosto de 1855, por ocasião da posse do doutor Álvaro Tibério de Moncorvo Lima ao governo da Província, hoje estado da Bahia.

A fim de exibir-se para o público cachoeirano, desembarcava no navio Paraguaçu, em 24 de agosto de 1935, o famoso professor Reumes. Muita gente compareceu na ponte de desembarque para conhecê-lo.
A data de 24 de agosto me trás de volta ao hoje longínquo 1954, quando eu, menino ainda,corria para a janela do sobrado, assustado com a gritaria das empregadas da fábrica Leite & Alves, depois que chegou a notícia do suicídio do presidente Getúlio Vargas. Eu não tinha a noção do trágico acontecimento porém, até hoje, tenho viva na memória as cenas de histeria e gritaria que ainda soa nos meus ouvidos.
O presidente Vargas era muito querido no meio do operariado sanfelixta e cachoeirano. Na foto  abaixo, Vargas, depois de visitar as fábricas da Cachoeira,  visita a fábrica Dannemann, em São Félix.
No dia 25 de agosto de 1940, era realizado um passeio de recreio da filarmônica Minerva Cachoeirana  para a hospitaleira cidade de Maragojipe. Entre os passeantes, seguia a bordo o time do Vitória Cachoeirano comandado pelo seu então presidente, o doutor Aurelino Serafim. O Vitória Cachoeirano jogaria na Terra das Palmeiras uma partida amistosa.
Na foto, o doutor Aurelino aparece no centro, o quarto a partir da esquerda.

A Câmara municipal da Cachoeira, examinava, em 26 de agosto de 1867, varias  amostras de maganês levadas por moradores das cercanias do Capoeiruçu. Constatou-se, na ocasião, existir uma considerável jazida a ser explorada. E com certeza não foi.


Há 190 anos passados, no dia 28 de agosto de 1826, portanto,o original Hospital de S.João de Deus, passava á qualidade de Santa Casa de Misericórdia, uma das muitas exigências de D.Pedro I para que a Cachoeira atingisse aos foros de cidade.
Constituída a primeira mesa diretora, foi escolhido o cidadão Antônio Lopes de Souza como primeiro Provedor.
                            





A Olimpíada sediada pelo Rio de Janeiro constituiu-se em um enorme sucesso reconhecido internacionalmente. e, também, por termos conseguido a melhor campanha da história. O país conquistou 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze, totalizando 19 medalhas. O Brasil ficou em 13º lugar, o primeiro entre os sul-americanos, superando países importantes como a Espanha, Cuba, Canadá,Suíça, Colômbia, e " los hermanos"  Argentinos que ficaram na rabada; 27º lugar.
A nossa Bahia se fez representar de forma espetacular com o boxeador de ouro, Robson Conceição.(foto) um modesto catador de lixo e vendedor de picolés; com o remador Izaquias Queiroz, que levou duas de prata e uma de bronze, constituindo-se no brasileiro vitorioso por três vezes numa competição.
Na conquista do primeiro ouro olímpico de futebol, quem esteve à frente dirigindo a seleção, foi o baiano Rogério Micael,(foto) antes,um simples desconhecido.



O prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez um balanço do evento. Sem dúvida o ilustre Alcaide tem grande mérito, merecia ganhar uma medalha, assim como Carlos Nuzman. Sei que os políticos estão queimados, que as apurações da Lava-Jato devem continuar mas, estão sendo injustiçados, o ex-presidente Lula, a presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-governador Sérgio Cabral, Pezâo e vários outros.
A festa de despedida dos Jogos Olímpicos  foi emocionante, nem a forte chuva que caiu na cidade tirou o brilho, a a Sapucaí acabou mudando para o Maracanã com direito a desfile de Escola de Sambas, a galera se levantou e todo o mundo acabou dançando.
As 27 crianças cantando o Hino Nacional, foi,realmente sensacional,e, assim como foi na abertura, a cultura brasileira cumpriu fielmente o seu papel sem ressalvas.


No Dia da Pátria, 7 de setembro, será o  início a Paralimpíada. Ao todo são 23 modalidades e 11 dias de competição O Comitê Paralímpico Brasileiro convocou 278 atletas para representar o Brasil.

Na cidade de Feira de Santana (BA), a mãe teve uma discussão e deu uma surra na filha pelo fato de ela ter aparecido em casa com um piercing na língua. A menina tramou uma vingança. Como a velha gostava de tomar um chazinho na hora de dormir, maquiavelicamente  ela colocou um punhado de  veneno de matar rato popularmente conhecido como  chumbinho. A mãe apenas tomou uma golada, desconfiada da aparência do líquido. Começou a passar mal, teve de ser levada para fazer uma lavagem estomacal. Na delegacia, a menina disse estar arrependida.

Vem da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a decretação da Justiça para prender Kelly Aldinger, professora, casada, que foi flagrada fazendo saliência dentro do cemitério com um aluno menor de idade. 
Em depoimento à polícia. Kelly (foto), disse que já conhecido o rapaz um ano atrás, quando ela lecionava na Easton Area Middle School.

Mohamad Ali, ao ser preso na cidade de Rawalpindi, no norte do Paquistão, confessou que, para se vingar da madrasta, "uma mulher cruel", segundo ele, tomou ódio das mulheres e chegou a esfaquear dezessete. Uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ali vai responder na Justiça por tentativas e assassinato. 

Na cidade de Nynãshamn, na Suécia, um sujeito que tinha a estranha mania de furar pneus de carros, acabou morrendo tragicamente. É que no último pneu que ele tentou furar, o acessório explodiu, a faca foi projetada contra o corpo dele. Sifu ! 

O pastor Tony Perkins (foto), que se notabilizou na cidade de Louisiana (EUA), pelas contundentes críticas aos gays, argumentando que Deus manda enviados para castigá-los, teve a casa invadida pela águas da última cheia. O pastor comentou o seguinte: "isso é uma enchente de proporções quase bíblicas" .
O subprefeito da Tijuca (RJ), Márcio Valente, (foto)  e um guarda municipal saíram na porrada e tudo foi filmado. Nas imagens, fora da área do Parque Olímpico,os dois começaram a discutir por motivo fútil,e foram desapartados por outro guarda, uma mulher e um agente da CET-Rio. 
O subprefeito fez jus ao sobrenome.

Na Polônia, a polícia recebe um alerta estranho sobre um piano que havia caídoo no teto de um carro que ficou parcialmente destruído e o seu proprietário estava irritadíssimo. Quando os agentes lá chegaram, o que realmente estava acontecendo era uma filmagem. 

A segunda-feira desta semana começou com uma grande manifestação na Cidade de Deus. em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio para homenagear a ilustre moradora do local, a medalista olímpica, Rafaela Silva que desfilou no carro de bombeiros. Momentos antes, traficantes e militares trocaram tiros. Não houve, felizmente, ninguém ferido ou preso.
E na minha Bahia, o trimedalista brasileiro Isaquias Queiroz, também foi homenageado em sua querida Ubaitaba e também desfilou em carro de bombeiros. Em seu torrão natal, Isaquias fez uma bela declaração que levou a galera ao delírio: "Quero ser enterrado aqui! "

O campeoníssimo Usain Bolt, que não é de ferro foi pra saca e pulou a cerca com a estudante Jady Duarte, que foi casada com Diná Terror (morto) e ex=chefe do tráfico do Morro Faz Quem Quer.
Procurada por jornalistas brasileiros, a garota disse que deu entrevista a um jornal britânico e que amanhã, dará uma exclusiva ao programa Fantástico. Já pensaram se a mocinha engravida?
Kasi Bennett (foto), titular do pedaço, perdoou a pulada de cerca do  velocista e vem recebendo o apoio moral de brasileiras através das redes.  

O garoto da foto tem apenas três aninhos e mora na Inglaterra. Diagnosticado como portador de amigdalite na cidade de Ipswich, por conta de queimaduras acidental de um ferro de passar, com febre alta e dor de garganta, os médicos resolveram amputar-lhe as duas pernas. Sem comentários.
A jovem Caroline de Souza Carneiro (foto), saiu da Paraíba do Sil e veio até o Rio  e acabou morrendo após fazer um aborto numa clínica clandestina, que já havia sido interditada duas vezes. O corpo da moça foi encontrado pela polícia em Duque de Caxias.

A polícia do Rio está äs voltas com uma quadrilha especializada em furtos de animais, principalmente filhotes de cães de raça. Na foto, uma ladra flagrada pela câmara de uma loja de Volta Redonda, na Região Sul Fluminense.




Vitimado por um aneurisma dissecante na aorta, faleceu o renomado jornalista, escritor e documentarista Geneton Moraes Neto.
Conhecido internacionalmente, Geneton foi editor do Jornal Nacional e do Fantástico, além do Dossiê GloboNews, programa de entrevistas.

O jornalismo brasileiro também perdeu esta semana Luis Felipe Goulart de Andrade, em decorrência de problemas cardiorrespiratórios. Goulart de Andrade estava atualmente na TV Gazeta no programa "Vem Comigo"

Pedro Bial vai deixar o reality "BBB" e deverá comandar um novo programa na Globo. Deverá ser substituído por Tiago Leifert que deixará, naturalmente, o programa "É de Casa". 

Esta semana, quem esteve se estranhando foi o Procurador-geral, Rodrigo Janot e o  ministro Gilmar Mendes do STF, Janot nega que o MPF não é o responsável pelo vazamento de acordos de leniência: "Não é possível que estejamos todos nessa conspiração para o mal"., enquanto Gilmar, partindo em defesa do colega Toffoli, disse estar claro que "houve manifestações críticas dos procuradores".

Por determinação da Justiça,a presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão (foto) e mais três deputados e integrantes da Mesa foram sumariamente afastados do cargo e prestaram depoimentos no Ministério Público. Todos são suspeitos de desvio de verbas destinadas á Saúde.

Os primeiros resultados da operação denominada "Pente Fino", feita pelo governo no programa Bolsa Família, revelam fraudes cometidas por cadastradores. Um único funcionário de uma prefeitura teria cadastrado 2,4 mil famílias em menos de 24 horas!
O Ministro da Defesa confirmu que as Forças Armadas, que atuaram durante as olimpíadas, vão permanecer no Rio de Janeiro até a realização das eleições municipais deste ano.

Um terremoto de magnitude de 6 graus na escala Richter, em várias localidades na região central da Itália, causou mortes e uma quantidade enorme de escombros. Um balanço provisório o número de mortes se aproxima de trezentas vítimas fatais.
A situação mais dramática, segundo noticiários internacionais, é a de Amatrice, de apenas 2 mil habitantes.

Os estudantes de Química da Universidade Federal do Rio, Maira Nuldeman e Rafael de Paula Campos,(foto) foram encontrados sem roupa e abraçados no banheiro.
Segundo peritos, os dois foram envenenados por monóxido de carbono do aquecedor de gas, que fica exatamente dentro do banheiro.

Com indícios de que verba federal abasteceu campanha tucana, a Polícia Federal prendeu Afrêni Gonçalves, (foto)  que é nada mais nada menos do que o presidente do PSDB de Goiás. Na bem sucedida operação, a Polícia Federal levou mais 11 suspeitos de participação no esquema.

A notícia mais sensacional da semana foi o anúncio da descoberta de um planeta parecido com a Terra e que está localizada na órbita da estrela mais próxima do Sol.
Guillem Anglade, astrônomo da Universidade Quenn Mary, de Londres, disse o seguinte:
"É uma expecttiva razoável que esse planeta possa ser capaz de abrigar vida"
 O tarado que atende pelo nome de Raimundo Linhares Gomes,(foto) que vinha atormentando moradoras da Zona Oeste do Rio, foi preso, finalmente, pela polícia da Bahia, na cidade de Vitória da Conquista.

Segundo as investigações da Lava- Jato, o ex-presidente Lula e sua esposa, foram beneficiados com recursos da Construtora OAS.



O ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal, sendo incerta a sua presença ao lado da presidente afastada Dilma Rousseff na próxima segunda-feira, quando a presidente afastada estará defendendo  do impeachment.

O ex-governador do Rio e atual vereador candidato á reeleição, César Maia, foi indiciado por improbidade administrativa. Ele é acusado de quando governador, ter contratado ilegalmente um escritório de advocacia, na época chefiado por um cunhado dele.

Desejo a todos que nos acompanham semanalmente, uma semana abençoada. 




                                                                                    
                                                                                                            






                                                                                                               






                                             



                                                                                                         


                                                                 
















                                                                                           




                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário