domingo, 21 de agosto de 2016

COMENTANDO
O assalto de mentira

Desde que o Brasil foi escolhido para sediar as Olimpíadas, a cidade sede, o Rio de Janeiro começou a ser bombardeada pela mídia internacional dando sempre ênfase às notícias ruins que acontecem nas grandes metropoles; a violência, o mosquito da dengue, o Zika, o atraso das obras etc.
Depois daquela maravilhosa abertura, sem conseguir qualquer senão na parte organizacional, na segurança, na locomoção dos atletas,delegações e torcedores, começaram a falar que somos mal-educados, que vaiamos os atletas adversários, que não sabemos nos comportar nas arenas. É a materialização de um velho adágio baiano: macaco não olha para o rabo! Os "civilizados"que comparecem aos estádios europeus de futebol e agridem os atletas emitindo sons de macacos e até atirando bananas? 
Alguns jornalistas europeus e sobretudo norte-americanos deram ênfase que os atletas são vaiados. Não é um fenômeno novo e não ocorreu apenas no Rio, em qualquer parte do mundo que eles se apresentam é assim, pelo simples fatos de eles olharem os outros povos como simples coadjuvantes, de subirem ao pódio com arrogância da indiscutível supremacia. Faltam-lhes um pouco da simpatiaque esbanja o jamaicano tricampeão das pistas,ovacionado no Engenhão e que, a cada vitória,desfila com as bandeiras da Jamaica e do Brasil, e não se furta de tirar fotografias.
Ganhou repercussão internacional as declarações do nadador norte-americano Ryan
de que sofrera um assalto  juntamente com os outros companheiros. Na foto acima, Ryan aparece dando entrevista a uma televisãol dos Estados Unidos,fazendo a clássica posição de estar rendido. Aí, galera, a violência do Rio foi um prato cheio para a imprensa do mundo todo. Citando um novo adágio, a mentira tem pernas curtas e graças ás investigações das autoridades brasileiras, tudo foi descoberto.Na realidade os caras estavam bêbedos quando saíram da balada, fizeram xixi no chão, destruíram um bander publicitário,e,claro,abordados pelo segurança quando íam pegar um taxi, tiveram de pagar o prejuízo, afinal o Brasil não é a casa da mãe Joana que eles pensavam ser, não obstante os panos quentes que o porta-voz do Comtê Rio-2016 quis colocar ao dizaer que, "os nadadores são crianças e não sabem o que fazem!" 
Peraê ! Quer dizer então que os medalhistas olímpicos podem fazer bagunça, praticar atos de vandalismo e cair fora porque São "crianças"? Na foto abaixo a comprovação de que eles chegaram á concentração no dia do "assalto" sem problemas.

A entidade esportiva norte-americana pediu desculpas e prometeu rigorosa punição e, a imprensa teve  de se retratar, chamando-o de "mentiroso" 


O nadador Ryan, em rede social, deu a sua versão, tentando justificar o injustificável. O seu compatriota, o campeoníssimo Michael Phelps (foto abaixo),divulgou a seguinte nota:
"É bom estar em casa, mas já sinto saudade da beleza do Rio e da simpatia de seu povo.Obrigado, Rio, por sediar os Jogos e por fazer sentir tão bem-vindo!"


E para finalizar; já pensaram se o fato tivesse ocorrido nos Estados Unidos?  A Polícia metia todo mundo em cana, e a Justiça para liberá-los teriam de pagar altas multas e não apenas algumas cestas básicas, uma merreca pra quem fatura em dólares.


No "Paquete Bagé", falecia em 15 de agosto de 1922 o doutor Manoel Vieira Tosta,(foto), o Barão de Muritiba, ilustre filho da Cachoeira.Ele estava voltando da França para o Brasil a fim de participar das festividades alusivas ao primeiro centenário da independência do Brasil.
Vieira Tosta, o Barão de Muritiba,nasceu na Cachoeira em 17 de outubro de 1839, falecendo, portanto aos 82 anos de idade.
Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, exerceu por algum tempo a advocacia, sendo, depois, Promotor público, Juiz municipal, Desembargador e Procurador da Corte e Fazenda Nacional.
Quando se deu a Proclamação da República, (15/11/1889), Vieira Tosta era Vereador, sua esposa era Dama de Honra da Princesa Isabel. Ambos embarcaram no "Alagoas" juntamente com a Família Imperial com destino a Europa.
O corpo do ilustre cachoeirano foi embalsamado e passou pelo porto de Salvador mas foi sepultado no Cemitério de São João Batista do Rio, em mausoléu da família.

Visitava a Cachoeira em 16 de agosto de 1938, em viagem episcopal, D.Augusto Álvaro da Silva (foto), Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil. Sua Eminência foi recebido com a costumeira fidalguia do povo cachoeirano.

Essa história de aumento de impostos acontecem desde os tempos do Império. No dia 17 de agosto de 1810, os lavradores de fumo e os proprietários de barcas e saveiros que faziam o transporte para Salvador então capital da Província, protestavam e representavam ao Príncipe Regente contra a Taxa imposta pelo Alvará de abril de 1751.

Em 18 de agosto de 1822, o Coronel Rodrigo Antônio Falcão Brandão (gravura),saía da então Vila da Cachoeira comandando 70 soldados para se incorporarem ás forças de apoio em Pirajá. Vemos,portanto,que a participação da Cachoeira não se prendeu apenas ao ato simbólico do 25 de Junho.

O calendário nacional assinala a data de 18 de agosto de 1816 como sendo a data do nascimento do grande jurisconsulto Augusto Teixeira de Freitas, um dos mais ilustres filhos da Cachoeira, cidade baiana, na foto que aparece abaixo,com duas janelas ao lado,numa enchente do Rio Paraguaçu de dezembro de 1910.
Teixeira de Freitas era filho do Capitão Antônio Teixeira de Freitas Barbosa (que teve destacada atuação no 25 de Junho de 1822( e dona Felicidade de Santa Rosa de Lima.
O então jovem Teixeira de Freitas demonstrava notável pendor para a ciência jurídica,sendo,por isso mesmo,um aluno brilhante do curso da então famosa Faculdade de Olinda (PE).
Foi nomeado pelo Decreto de 20 de janeiro de 1838 por João Carneiro da Silva Rego para as funções de Juiz de Direito da capital da Bahia, o que viria causar=lhe enormes problemas uma vez que João Carneiro era uma dos chefes da rebelião chamada de "Sabinada". Teixeira de Freitas foi processado, sofreu humilhação mas foi absolvido pelo Juri, transferindo-se então para Niteroi (RJ), onde permaneceu até a sua morte.
Dentre as inúmeras obras de autoria do notável jurista, destacamos a Consolidação das Leis Civis, Pontuario das Leis Civis e o Código Civil da Argentina.
De acordo com a Certidão de Batismo, a data assinalada como sendo a de nascimento de Teixeira de Freitas (foto), é 19 de agosto, no entanto, segundo declarações fidedignas de familiares, ele recebia os abraços de felicitações da sua própria mãe, mulher e filhos no dia 19 de dezembro.

Dom Pedro I, em 20 de agosto de 1823, concedia á cachoeirana Maria Quitéria o soldo de Alferes, por ter ela arriscado a própria vida nos combates como soldado de Exército Nacional

A direção da Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira, em 21 de agosto de 1836, publicava uma norma que proibia o atendimento de qualquer escravo nas suas dependências.
O Provedor na época foi o cidadão Antônio José Pereira,segundo consta nos anais da Instituição.


O histórico revolucionário cubano Fidel Castro completou 90 anos de idade mostrando grande vigor, inclusive na contundente crítica ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.


O jogador de futebol José Gleilson da Silva Lima, que atuou no Vasco da Gama do Acre, e atendia pelo apelido de "Cabecinha", faleceu em decorrência de um choque fatal enquanto mexia no videogeme.  O atleta estava em sua residência, no bairro Santa Maria, Segundo Distrito da capital Rio Branco.

Em Brzesko, no sul da Polônia, foi presa uma velhinha de 80 anos chamada Janina F.  acusada de seduzir as vítimas a fim de roubá-las, botando-as para "mimi". Se deu mal quando convidou um homem de 78 anos e, durante o jantar, a acusada fez com que ele tomasse um remédio contra ansiedade e que provoca sonolência, o golpe conhecido no Brasil como "Boa Noite Cinderela!" Quando a vítima dormiu, a velhinha octogenária roubou joias, dinheiro e celular mas,foi denunciada e presa pela nona vez por aplicar o mesmo golpe. 

Por falar em golpe, na Flórida, Estados Unidos, as cubana Yosandra Piedra Vásquez, foi acusada de fazer acordos para arrancar grana de imigrantes. A espertalhona já se casou dez vezes!

Não recebeu nenhuma medalha olímpica mas, com certeza, Eduardo Cunha merecia por ser recordista olímpico de sobrevida política. O julgamento do seu caso está previsto para o dia 12 de setembro,quando o processo completará 135 dias,e, durante a campanha 
eleitoral.

Grande exemplo de superação deu o Diego Hypólito, (foto) oito anos depois, ao conquistar a medalha de prata no solo da ginástica artística. Arthur Nory, faturou o bronze. 

Usain Bolt levantou o público no Engenhão ao entrar para a história ao conquistar o tricampeonato nas três modalidades consideradas mais nobres da competição. Blot tem o carisma dos grandes astros e é reconhecidamente uma dos maiores atletas da história. 
A cada passada do jamaicano, a torcida gritava o seu nome e ele deixava os adversários comendo poeira. 
Bolt,ao término de cada competição, posava para fotografias e portava a bandeira da Jamaica juntamente com a bandeira Brasileira. Gesto simpaticíssimo e cativante.
Uma câmara de televisão suspensa por cabo de aço no Parque Olímpico, devido á forte ventania despencou deixando algumas pessoas feridas levemente. Os médicos vieram rápido e isolaram a área.

Sob a alegação de falta de chuva e uma queda menor no consumo de energia, as contas de luz do país voltarão a ter a bandeira amarela a partir do próximo mês de setembro,com a cobrança extra de R$1,50 a cada 100 quilowatts.
Sabiam que já começou a campanha eleitoral? Terá a duração de 45 dias, e pouco dinheiro. A Justiça Eleitoral recebeu o pedido de registro de 238 mil candidatos a prefeito e vereadores em todo o país.
Segundo o Ministério Público, já foram identificados 4.942 candidatos a prefeitos e vereadores que poderão ser barrados por serem considerados fichas-sujas.
Não sei se na minha terra natal, Cachoeira, na Bahia,a emissora local vai promover algum debate, o que seria uma boa para que os eleitores conheçam os projetos para a saúde e segurança pública,pelo menos.


Agentes penitenciários encontraram na cela de José Dirceu e do ex-deputado federal da Bahia, Luiz Argolo (os dois estão juntinhos na foto), carregadores de telefone celular e pen drives. Os dois dividem o mesmo espaço mas nenhum dos dois sabia de nada sobre o material encontrado nem assumiram a propriedade. Foram penalizados de receberem visitas até o dia 20 deste mês.

O cantor e comediante nordestino, Falcão, promovoum aplicativo seguindo a onda do Pokémon, é o Corno GO, que coloca chifre na cabeça dos outros e compartilha.


Ao faturar a medalha de prata nas argolas, Arthur Zanetti ficou classificado como uma dos maiores atletas olímpicos do Brasil.
Poliana Okimoto mergulhou no mar de Copacabana e entrou para a história do esporte brasileiro, depois de uma árdua maratona e faturar a medalha de bronze.

A história do atletismo brasileiro ganhou, no Engenhão, um capítulo inédito com Thiago Braz, que conquistou o ouro no salto com vara, com direito ao recorde olímpico, derrotando o francês Renaud Lavillenie que reclamou da torcida e chorou no pódio ao ouvir o hino nacional brasileiro.

O Brasil também superou a França com a surra que o baiano Robson Conceição deu no boxe, ganhando a medalha de ouro. Foi uma festa na velha Bahia e o ex-pugilista Acelino Freitas, o Popó, conforme noticiou a imprensa,não segurou as lágrimas. E foi só ele? O locutor que vos fala também chorou me não é coisa de velho não. Há muito tempo que eu deixei de lado essa história de esconder os sentimentos, que homem que é homem não chora.
Com a insofismável vitória do baiano no ringue, a galera começou a zoar os gringos, gritando que o pão francês virou pão freguês!



E para completar o drama dos franceses na Rio-2016, na sexta-feira, dia 19 do corrente, Yohann Diniz (foto) . recordista mundial na modalidade de marcha atlética, liderou a prova na maior parte dela, porém, aos 49 minutos,era visível que o seu short sujo de merda que escorria pelas coxas do atleta. Mesmo assim, galera, o cara conseguiu completar o percurso e chegou em oitavo lugar.
A prova do crime

Em depoimento prestado esta semana ao delegado Rodrigo de Carvalho da Operação Lava-Jato, o ex-ministro Delfim Neto (foto), disse ter recebido da Construtora Odebrecht, em espécie, R$ 240 mil, "por serviços de consultoria". Tal importância está registrada no sistema de Operações Estruturadas da empresa, o mesmo usado para pagamento de propinas. Delfim admitiu que não declarou ao Imposto de Renda. Hummm! 



A Bandeira do Brasil foi erguida em três cerimônias da competição de canoagem, graças aos atletas baianos Isaquias Queiroz  e seu companheiro Erlon de Souza. 
Isaquias levantou a torcida devido a sua performance na Lagoa Rodrigo de Freitas,ganhando a medalha de prata, a primeira da canoagem de velocidade conquistada por um brasileiro. Em seguida,faturou a de bronze no Ct 200 metros.
Na manhã do sábado, na companhia de outro baiano, Erlon de Souza, a dupla dinâmica conseguiu ganhar mais uma medalha de prata. Parabéns, conterrâneos, belo exemplo de superação para os jovens.                                                    


  O atleta de Ciclismo do Kosovo,  Qendrim Guri, foi atropelado enquanto pedalava na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foi socorrido e teve ferimentos leves. 

O sonho de medalha Olímpica para o handebol feminino do Brasil fica para a próxima. As meninas estavam irreconhecíveis e perderam para a Holanda por 32 a 23. 

A arena de Copacabana silenciou e viveu momentos de tristeza com a derrota da dupla Larissa e Talita para as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. 



No Maracanã, a seleção feminina de futebol, depois da prorrogação, acabou sendo derrotada na cobrança de pênaltis para a Suécia.


Na sexta-feira, disputando o bronze, Arena Corinthians, a meninas lutaram muito mas não conseguiram vencer o Canadá. A enorme torcida presente aplaudiu as atletas brasileiras.
Marta, principal estrela da seleção brasileira de futebol, não conseguiu segurar a emoção depois da derrota e fez um apelo a todos os fãs da modalidade:
"Peço ao povo brasileiro que não deixe de apoiar o futebol feminino. Precisamos muto de vocês." 

A seleção brasileira de futebol enfiou uma goleada de 6 a 0 na seleção de Honduras, enquanto a galera do Maraca cantava o conhecido refrão: "Ó Alemanha, pode esperar, a sua hora vai chegar..."



Jogando com um solão de rachar bola de gude, na arena de Copacabana, Agatha e Bárbara perderam a final do vôlei de praia por 2 a 0 para as alemães Laura e Kira, a mesma dupla que havia derrotado Larissa e Talita. Em sua primeira Olimpíada, Agatha e Bárbara conquistaram a medalha de prata.

Outra importante medalha de ouro foi conquistada na categoria 49er FX da vela, na Marina da Glória.A dupla  Kahena Kunze e Martine Grael conquistaram o pódio e fizeram história.
E veio mais uma de ouro através da dupla Alison e Bruno Schmidt na madrugada histórica na Arena de Copacabana, debaixo de forte chuva. Os brasileiros derrotaram os itallianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 0.
Em partida bastante equilibrada, a seleção masculina de vôlei despachou a Argentina por 2 sets a 1 (25/22, 17/25, 25/20 e 25/23) no Maracanãzinho que vibrou com o jogador Wallace que marcou 24 pontos.É sempre gostoso ganhar de los hermanos.
Na madrugada de sexta-feira de muita emoção,, de novo no Maracanãzinho superlotado, o time de Bernardinho infrentou a poderosa Russia derrotando-a por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/20 e 25/17.
Agora vamos para a decisão com mais uma medalha garantida.




E os traficantes não estão dando tréguas.Nas badaladas praias da Zonas Sul, João Carlos dos Santos, o Chiquinho, e Patrick Pinheiro foram presos em flagrante se passando como vendedores de biscoito recheados de tabletes de e cigarros de maconha. Foi também detido um vendedor de Mate vendendo entorpecentes. Tá todo mundo querendo faturar, nem que seja na ilegalidade.     


Um forte aguaceiro que atingiu o estado de Lousiana, nos Estados Unidos, causou uma situação de espanto. Vários caixões saíram das covas do cemitério e foram vistos boiando em uma área da cidade de Denham Springs, perto da capital, Baton Rouge.
Tal situação inusitada ocorreu também na cidade de São Félix, na Bahia, por ocasião de uma enchente de março de 1960, a maior de todas.

Aos 71 anos de idade, faleceu a atriz Elke Maravilha, que estava internada desde o mês passado na Casa de Saúde Pinheiro Machado, nas  Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Segundo o irmão de Elke, ela foi operada de uma úlcera e ficou em coma induzido.

Em decorrência de infecção generalizada, morre aos 100 anos de idade o ex-presidente da FIFA, João Havelange. Ele comandou a antiga CBF por 18 anos e foi o grande responsável pela divulgação do futebol em vários países do mundo.
O Fluminense, clube do qual o extinto foi atleta de futebol, natação e polo aquático, decretou luto oficial.

Policiais da Polinter meteram na grade Paulo Eduardo Alves Vasconcelos, ex-Secretário estadual de Trabalho e Renda do governo Rosinha Garotinho. Ele estava em sua residência no Méier (RJ) e não ofereceu resistência. 
Sua Excelência foi condenado a cinco anos e seis meses por formação de quadrilha e desvio de verbas públicas. 

Teori Zavascki, ( foto) ministro do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar a presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, por tentativa de obstrução da Lava-Jato no ato de nomeação para ministro da Casa Civil.
Serão também investigados os ex-ministros Aloízio Mercadante e Eduardo Cardoso.

A presidente afastada, Dilma Rousseff, divulgou em viva voz, uma carta dirigida ao "Senado Federal e ao Povo Brasileiro"
Nela, Dilma, reitera conceitos básicos da sua defesa, de está sendo vitima de um golpe e que não cometeu qualquer crime de responsabilidade, decidindo, também, fazer a sua própria defesa no Senado, no dia 29 do corrente, dois dias antes do previsto para o julgamento do impeachment. Senadores aliados vão fazer uma espécie de treinamento com ela sobretudo para prepará-la para o interrogatório.
O presidente do Senado, Renan Calheiros que no dia anterior havia estado com Michael Temer. Coisas da política.

A Polícia Federal fez esta semana busca e apreensão na Construtora IHES, em São Paulo, e no instituto de pesquisas Vox Populi, em Belo Horizonte. É uma nova etapa da Operação  Acrônimo, que tem como alvo principal o governador mineiro Fernando Pimentel (foto).

Foi preso o irlandês Patrick Hickey, membro do Comitê Olímpico Executivo Internacional. O gringo é acusado de facilitar ação de cambistas, marketing de emboscada e formação de quadrilha. Ele foi preso em um hotel na Barra da Tijuca, passou mal, recebeu atendimento médico e foi levado para o Hospital Samaritano. Gente fina é outra coisa.

Desde que conquistou a medalha de ouro, Rafaela Silva vem recebendo as mais justas homenagens. Esta semana foi inaugurado o Espaço de Desenvolvimento Infantil, em Magalhães Bastos, na Zona Oeste carioca que recebeu o seu nome. Homenagem merecida.

Na cidade de Potirendaba, São Paulo, um velho tarado de 71 anos de idade, foi flagrado após tentar abusar sexualmente da própria sogra, uma senhora de 82 anos, mais velha do que ele, e que sofre do Mal de Alzheimer.
Segundo o delegado, foi o próprio filho da vitima que deu o flagra, encontrou o velho tarado pegando a mão da mulher e colocando sobre seus órgãos genitais fazendo que ela o acariciasse. 

Num estacionamento em Fargo, no estado de Dakota do Norte *EUA), foi preso um homem que estava circulando sem roupa alguma. Quando o policial tentou levá-lo preso, o cara ficou doidão e apertou os bagos do policial. Deu trabalho pra largar.  

Um dia após Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral ter declarado que a Lei da Ficha Limpa "parecia ter sido criada por bêbados", seu colega, o ministro Luis Roberto Barroso, (foto) saiu em defesa da aludida legislação:
"Eu não comento,nem critico opiniões de colegas, embora eu tenha a minha. Acho que, numa democracia, é legítima que haja opiniões diferentes. Eu, diferentemente, acho que a lei é importante e sóbria".

Metalúrgicos da fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, realizaram uma passeata na última quinta-feira. O ato de protesto é contra as demissões anunciadas pela empresa.
De apenas cinco aninhos, Omran Daqneesh (foto), vítima da guerra civil na Síria,é o protagonista após ter sido resgatado dos escombros. A imagem chocou o mundo.

A mania de descartar camisinhas em vasos sanitários, na Vila dos Atletas, foi o grande causador de entupimento da rede de esgoto. O sistema do Eixo Olímpico quase entrou em colapso com camisinha pra dedéu!

Executivos da Odebrecht, em depoimento, afirmaram que a empresa pagou R$ 100 milhões ao PT por intermédio do ex-ministro da Fazenda Guido Mântega (foto). A contrapartida foi a aprovação de projetos que interessavam a empresa e a redução do Imposto de Renda sobre o lucro da empresa no exterior.


Voltemos a falar de Olimpíadas:

O mineiro Maicon Siqueira,no apagar das luzes, conquistou a medalha de bronze no Parque Olímpico da Barra, ao vencer o lutador britânico no taekwondo.

A disputa da medalha de ouro do futebol masculino reunindo as seleções do Brasil e da Alemanha, no Maracanã, foi simplesmente sensacional, com direito a prorrogação e cobrança de pênaltis. E foi exatamente nas cobranças dos pênaltis que o Brasil conquistou a tão sonhada medalha de ouro, título desejado desde a primeira participação brasileira no torneio, no ano de 1952.
O jogador Neymar foi decisivo marcando um belíssimo gol na cobrança de uma falta e batendo o último pênalti. 
Na foto acima, ele ajoelha e agradece a Deus, ao final de partida. Na foto seguinte, ele imita o velocista Bolt, que este no Maracanã prestigiando a grande final.


O baiano Rogério Micale, treinador da seleção campeã, antes um profissional desconhecido, ao comandar a equipe, por certo receberá convites para treinar algum clube.

Hoje, teremos ainda a final de vôlei masculino. A seleção de Bernadinho (foto), que teve uma campanha irregular (como aconteceu com a de futebol) e hoje enfrenta a Itália com a medalha de prata já garantida ou a volta ao alto do pódio se conquistar o ouro.   
                                                                                               
 Amanhã, segunda-feira, teremos uma festa para dar adeus aos jogos Rio-2016. A cerimônia será mais curta do que a da Abertura, durará 2h15m. Nove mil atletas participarão do desfile pelos três palcos do Maracanã.
O show musical de encerramento mergulhará nas raízes brasileiras, indo do carnaval de rua ao samba de roda da nossa Bahia. Serão lembrados os grandes e inesquecíveis sambas enredo das tradicionais escolas do Rio de Janeiro.
Martinho da Vila vai interpretar o "Carinhoso" e "Pastorinhas". Lenine é outro artista que participará do show.
O figurino desenhado pela consagrada carnavalesca Rosa Magalhães ganhou mais destaque.
Uma festa magnífica elaborada para o mundo admirar com foi a festa da Abertura.
Bom final de semana,galera.


                                                                                           


                                                                                                         



                                                         
















                                        
                                                 





                                                                                        





                                                    

                                                                                        














                                                                                                           












                                                                                                


                         






                                                                               


                                                               













                                                                  





Nenhum comentário:

Postar um comentário