domingo, 14 de agosto de 2016













No dia 8 de agosto de 1838, o então presidente da Província,( hoje estado da Bahia), autorizava o pagamento de 20$000 (vinte mil réis) a Manoel Simplíciano Pinheiro pelo fretamento do barco "Santa Cruz da Boa Vista", de sua propriedade, que conduziu da Cachoeira para Salvador a Brigada pernambucana. O que estava fazendo na Cachoeira a Brigada Pernambucana eu não tenho conhecimento. Teria sido alguma coisa ligada ä Sabinada?

O Partido Municipal Independente e a Liga de Ação Social da Cachoeira.em o dia 9 de agosto de 1934,reuniam-se nas dependências do antigo Cine Teatro Cachoeirano ocasião em que foi ciada uma comissão a que deram o nome de "Frente Única Cachoeirana", era dar apoio irrestrito ao doutor Otávio Mangabeira, indo recepcioná-lo no dia seguinte, na capital do estado.
Na foto abaixo, flagrante da reunião e, no destaque, o presidente do partido, o prefeito Cândido Elpídio Vacarezza.
Foi uma tarde de domingo, o dia 10 de agosto de 1969, no então chamado Estádio do Fluminense, quando No Nacional, com um belíssimo gol de Passarinho(foto), vencia o Fluminense e ganhava o título de campeão daquele referido ano.

No prédio onde funcionava a antiga Fábrica de Tecidos São Carlos do Paraguaçu, ,em o dia 11 de agosto de 1959, o industrial Idelmar Maracajá anunciava para breve a instalação de novas máquinas adquiridas de uma fábrica de papel e papelões da cidade de Neópolis,estado de Sergipe.
Maracajá, em setembro de 1944, anunciava que abriria no antigo local da fábrica de tecidos uma fábrica que "utilizaria mais de 300 trabalhadores e utilizará a manufatura papeleira aproveitando o bagaço da cana de açúcar e o álcool como combustível industrial".
O grande empreendedor Idelmar Maracajá, infelizmente teve morte prematura, exatamente quando a sua fábrica havia adquirido a exclusividade de fornecer o material usado para confecção das caixas de fósforos da Fiat Lux.
Coincidentemente,  num dia 11 de agosto (1966) , por volta das 11 horas da manhã, acontecia a explosão de uma caldeira da fábrica, ferindo vários operários.

No dia 12 de agosto de 1887, reunia-se o Tribunal do Juri numa das dependências da prefeitura (foto) a fim de julgar o acusado "Felipe de tal, escravo dos herdeiros do padre João Batista de Magalhães de haver cometido um assassinato". O acusado foi defendido pelo brilhante advogado Francisco Maria de Almeida que conseguiu uma inesperada absolvição . Esse caso,, galera, deu panos para a manga - como se dizia ä época -, e teve enorme repercussão, naturalmente pelo fato do acuado ser negro e escravo.

A ilustre filha da Cachoeira, Ana Neri, despedia-se da sua terra natal em 13 de agosto de 1865,a fim de cumprir sua abnegada missão de enfermeira voluntária no conflito entre o Brasil e o Paraguai.
Quando ela retornou ao Brasil,trouxe com ela, por adoção, algumas crianças paraguaias cujos pais morreram no conflito,conforme foto histórica que publicamos abaixo:
O capitalista Luís Barreto adquiria em 14 de agosto de 1938, vários imóveis do legado de Renério Ramos (foto) a fim de instalar no local  a fábrica de charutos e cigarrilhas da Leite & Alves. No local funciona presentemente a Universidade Federal do Recôncavo.

     Boa Morte, tradição de mais de dois séculos
Manoel Mateus Ferreira, o  Néco Ourives, era meu amigo. Ele gostava de escrever as suas memórias no semanário Correio de São Félix. As reminiscências de seu Néco,estavam, naturalmente, atreladas ao passado da nossa terra natal, a cidade da Cachoeira, na Bahia.
Ele escreveu no Correio, um interessante materia sobre a Irmandade da Boa Morte que eu guardava e o vento levou! Segundo ele, uma senhora (ele disse o nome mas,eu não lembro), transferiu-se da capital para a Cachoeira, indo residir na Rua do Carmo. Com ela, que havia assinado, em Salvador, o Termo de Compromisso da Irmandade então alí existente. Essa senhior, trouxe com ela a pequena imagem que ainda é levada nas procissões nas mãos da Irmã Provedora.(vide foto).
Foi essa senhora que iniciou o culto á Nossa Senhora em sua residência. Depois, devido ao seu relacionamento amoroso com o maestro Cazuzinha, a festividade passou a ser celebrada na Igreja do Carmo. E a festq tomou corpo devido mesmo ao fluxo de africanos via navegação fluvial em barcos a vapor. Os interessados no assunto, indico consultar a obra intitulada "A Boa Morte em Cachoeira" do renomado professor cachoeirano Luiz Cláudio Nascimento, meu amigo e ex-colega bancário, Cacau.
Nos meus tempos de menino,e,depois,adolescente, recordo que a afluência da chamada sociedade cachoeirana é quase nula, não obstante falarem-se com certa dose de vaidade, do sincretismo e tolerância religiosa entre nós.
Recordo-me,também, que não raras vezes houve pancadaria durante a "Vigília",na casa que as Irmãs alugavam na ocasião, na roda de samba, quando os marmanjos ingeriam doses generosas de "Rabo de Galo"uma infusão de folhas com cachaça tipo "poca oio", então, galera, uma discussão do nada e a porrada comia solta.
Depois de adulto, participei,como componente do Coral da Matriz  (vide foto da Revista Manchete) durante anos das festividades e me empaturrava daquela feijoada completa feita por mãos competentíssimas.
Com o apoio da Bahiatursa, a festa da Boa Morte tornou-se uma atração turística, então, apareceram pessoas que só queriam aparecer,fofocas, intrigas,rompimento com a Igreja Católica da cidade,todo os anos era aquele festival de vaidade.
Eu estava secretário de Ariston Mascarenhas, quando a revista Manchete enviou a repórter Atenéia Feijo e o fotógrafo Carlos Humberto TDC. Ambos em busca de  informações sobre a Boa Morte  se encaminharam até a Prefeitura. Percebi de imediato uma chance de divulgar a Cachoeira como um todo. O prefeito, Ari, como era de costume quando percebia que teria de meter a mão no bolso, caiu fora. Eu "colei"nos dois e, na despedida,paguei, do meu bolso, uma almoço na Gruta Azul. O resultado, foi uma reportagem de nove páginas em cores. Curiosamente o nome do prefeito não é citado!
Em agosto de 1989, eu estava redator-chefe de A Ordem e, claro, um dos destaques era a festa. Naquele ano foram muitos os turistas estrangeiros que participaram. Dentre esses, a ministra da Hilsade International Thurt Center, de Atlanta, Estados Unidos, Bárbara King, que doou dois mil dólares para a Irmandade.
Este ano, meus amigos e minhas amigas, em plena realização das Olimpíadas provavelmente haveria gente interessada em visitar a cidade.  no entanto,  não li, não vi, não assisti nenhuma divulgação da festa. Sem dúvida mais uma oportunidade que se foi, depois, fica-se lamentando a não inclusão da cidade no roteiro da Tocha Olímpica.


COMENTANDO
A presidente Cármen
O biênio que se avizinha para o Supremo Tribunal Federal sob o comando da ministra Cármen Lúcia (foto), será sobremodo auspicioso para a sociedade brasileira. A futura nova presidente é uma pessoa visivelmente tranquila, discretíssima,e,sobretudo possuidora de uma educação refinada.  Ao ser inquerida se gostaria de ser intitulada como presidenta, a ministra respondeu humoradamente que "é amante da língua portuguesa e prefere (atente para o verbo) o termo presidente". 
O meu saudoso professor Aloísio de Souza, que ministrava cursos preparatórios no seu colégio Duque de Caxias, em uma sala de sua residência, na ladeira do Monte, ensinava acerca dos Adjetivos comuns aos dois gêneros: telefonista, comunista, telegrafista, maquinista, crente, competente etecétera e tal.
Eu não tenho mas, soube que, na edição final do ano de 1995, o Dicionário Aurélio incluiu o tal "presidenta" Em assim sendo, não será espanto para nós outros lermos alhures as seguintes expressões: 
telefonisto, comunisto, telegrafisto, maquinisto, crenta, competenta, etc. Pobre vernáculo!
Salvo melhor juízo, o termo presidenta foi uma imposição que denota o caráter autoritário de quem o criou.



Foi preso em Minas Gerais o padre Bonifácio Buzzi, condenado a 20 anos de prisão por ter cometido atos sexuais com crianças em Santa Catarina.

A Polícia Federal levou em cana uma chinesa que levava escondido no corpo mais de R$ 700 mil. Ela foi presa no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Deu como justificativa o medo de ser roubada!

O Ministério da Saúde anunciou que está em estudo um plano de saúde popular mais barato e com a cobertura reduzida a fim de ampliar o atendimento a população. Vão acabar com o Sistema Único de Saúde?

A Polícia Civil de São Paulo, está investigando o pastor e deputado federal Marco Feliciano (foto a esquerda)de assédio sexual contra uma integrante da juventude do partido ao qual o pastor está filiado.

Foi feita uma gravação do senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal na qual S.Exa, diz o seguinte:
"Isso aqui é nosso, isso aqui eu ponho quem eu quiser, a melancia que eu quiser aqui eu coloco." Sem comentários. 

Os primeiros dias dos Jogos Olímpicos, houve uma demora para que o público tivesse acesso aos locais do evento. Houve uma falta de integração entre as diferentes entidades envolvidas na organização. O problema foi sanado,felizmente.

A primeira medalha a ser conquistada pelo Brasil foi a de prata, e foi na modalidade de tiro esportivo, ganha por Felipe Wu.

A judoca Sarah Menezes, atual campeã olímpica, sofreu uma luxação no cotovelo direito na derrota para Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia.

Na delação dos executivos da Odebrecht, é o senador tucano Antônio Anastasia que entrou na roda. Anastasia diz que "desconhece o teor da delação e qualquer ato ilícito cometido em 2010 ou em 2014"   

Também foi citado como recebedor de dinheiro por fora Flávio Dino, atual governador do Maranhão. Segundo o delator, Dino recebeu no Caixa 2, R$200 mil. Dino nega que tenha recebido qualquer dinheiro.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, determinou a abertura de processo pedindo a cassação do registro do PT. Segundo o ministro, "há vários indícativos de que o Partido dos Trabalhadores foi indiretamente financiado pela Petrobras". 
Acontece que, além dos 35 atuais, o país tem mais 34 em formação, todo mundo atrás do fundo partidário,claro.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação de Portugal, caminhava na noite do sábado passado por volta das 19h30m em  Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro quando dois homens o ameaçaram com uma faca,exigindo a entrega de dinheiro e do celular. 
Um grupo de pedestres viu a ação dos bandidos e conseguiu alcançar e imobilizar um deles que ao ser preso identificou os comparsas.

Tres estrangeiros foram presos acusados de terem praticado furtos num bar em Ipanema (RJ);
Marco Antônio Oieda Peña (venezuelano), Williams Teodoro Torres Toledo (peruano) e uma mulher, Lina Marcela Ramires Sasvedra (colombiana).

No Afeganistão, o pai vendeu a filha de apenas 6 anos (foto) a um homem de 55. A menina foi obrigada a casar com o comprador.

Uma quadrilha internacional de cambistas, que já havia atuado durante a Copa do Mundo, foi presa sob a acusação de venda irregular de ingressos. De acordo co as investigações, a quadrilha pode ter lucrado R$ 10 milhões.

Tom Veiga e Alessandra Veiga viajaram a fim de comemorar 10 anos de enlace matrimonial. Para quem não conhece, Tom Veiga é o homem que faz o Louro José do programa : Mais Você"


Depois de haver participado do revezamento da Tocha Olímpica, acompanhado pelo amigo e também treinador, Parreira, Zagallo teve uma indisposição e teve de ser internado. Ele está no hospital Barra D.or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A direção do hospital não forneceu para a imprensa o motivo da internação.
                                       
Rafaela Silva, uma jovem que sofreu os maiores preconceitos por ser favelada, pobre e preta,e,além de tudo,  atacada por homofobia, conquistou a única medalha de ouro, até agora.
Rafaela superou todos os obtáculos e venceu a atleta da Mongólia, Sumiya Dorjsurem, botando no peito a sonhada medalha de ouro.

O boxeador da Namíbia, Jonas Júnio, (foto) acusado de estupro, teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva pela juiza Rose Maria Pimentel Martins e foi transferido para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Rio de Janeiro.

O americano Michael Phelps é realmente um fenômeno na natação e na conquista de medalhas de ouro. Levará anos para que surja um atleta tão laureado, ganhou cinco medalhas de ouro, no Brasil,  e se despede com 23 medalhas conquistadas.. 
Quem também foi ovacionada na Arena Olímpica foi a pequena-gigante  atleta americana, Simone Billes. Um espetáculo.
O Brasil ficou em oitavo lugar, no entanto e gente reconhece que já é um progresso considerável.

O ônibus oficial que transportava jornalistas para a Arena da Juventude. em Deodoro (RJ) foi apedrejado. A polícia passou a mão em tr6es suspeitos mas a repercussão na imprensa do exterior...

Bayezid Shikar, que aparece na foto, quantos você acha que ele tem? Quantos?! Duvido que você tenha acertado. O menino da foto tem apenas 4 aninhos!!! 
A suspeita é que ele sofre da Síndrome de Huntchinson Gilford, uma doença genética que leva ao envelhecimento brusco.

Por ampla maioria (59 votos a 21), o Plenário autoriza o julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff. Para o afastamento definitivo, serão necessários 54 votos.

A ministra maria Thereza de Assis Moura, corregedora do TSE, pediu  que abra outros dois processos para investigar supostos desvios cometidos pelo PP e pelo PMDB.

Está sendo realizada uma megaoperação no Complexo dga Maré, em Duque de Caxias (RJ), local onde a viatura da Força Nacional foi atacado e um militar acabou morto. Já foram identificados os elementos e estão sendo procurados.

Mônica Mares mandou para adoção o seu filho Caleb Paterson. Depois disso ela teve mais nove crianças. No ano passado ela reencontrou com o filho Caleb. Encurtando o papo: Dizem que estão apaixonados um pelo outro e querem viver juntos como um casal. Informada sobre as consequências, de que pode dar cadeia, ele disse aos jornalistas do jornal inglês Daily Mail, que se a Justiça a condenar, ela vai cumprir a pena e se mudarão para um estado que aceite a união deles.
Na foto, o beijo cinamatográfico de mãe e filho.


A violência contra a mulher não foi nem é novidade no mundo. No Brasil, Maria da Penha Maia Fernandes (foto) lutou durante muitos anos para aprovação de uma lei punitiva,depois que ela própria foi agredida pelo marido. Foi então aprovada a lei 11.340/06, que ficou conhecida como Lei Maria da Penha, e completa,portanto,dez anos.
Mas,galera,segundo dados do Governo Federal, o Brasil tem uma média de uma morte violenta de mulher a cada duas horas, isso coloca o nosso país no quinto do mundo em feminicídio. Lamentável.

Ingrid e Giovanna, a dupla brasileira do salto ornamental sincronizado (terminaram em oitavo lugar) acabaram nas páginas esportivas dos jornais por falta de...sincronismo. A gatíssima Ingrid Oliveira (foto), começou um ti-ti-ti com o atleta de canoagem, Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, (foto abaixo) Aí, para alicerçar o romance, Ingrid resolveu levar o jovem para o quarto que não era só dela, pedindo para que a companheira desse o fora. Aí, galera,deu ruim! Vai render porque tudo aconteceu na véspera da final.



A judoca gaucha Mayra Aguiar (foto), mostrou força e categoria ao vencer a cubana Yallenis Castillo e faturar a medalha de bronze.

Ao final do filme "O advogado do diabo", o Capiroto encerra com uma sentença: "a vaidade é um dos pecados favoritos!"
A moça da foto, a professora Cíntia Fernandes, sonhava em ter um corpo perfeito. Submeteu-se, então a uma cirurgia de lipoaspiração no abdômen, no Hospital Santa Branca, em Duque de Caxias. Acabou enterrada no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, também na Baixada Fluminense(RJ).      

Elizabeth Savalla, que interpreta o personagem Cunegundes na novela Êta Mundo Bom!, com fortes dores abdominais, foi internada na UTI da clínica São Vicente, na Gávea,Rio de Janeiro.   

Suzane von Richthofen, que cumpre pena de 39 anos pelo assassinato dos pais, saiu do presídio, ontem, para comemorar,hoje,o Dia dos Pais! Será que ela terá cara de pau de ir até o cemitério?


Robson Conceição, fez a arena explodir ao vencer Hurshid Tojibaev, do Uzbequistão, garantindo, assim,a medalha de bronze doos peso-leves.
A mulherada brasileira está com tudo e não está prosa. Larissa e Talita fizeram bonito no vôlei de praia,contra a Alemanha, em apenas 30 minutos de jogo!
No Mineirão,que foi palco da fragorosa goleada que o Brasil sofreu da Alemanha (7 a 1), as valorosas meninas da seleção brasileira de futebol se classificaram para a semifinal. A vaga só foi decidida nos pênaltis, depois de Marta ter perdido a cobrança e a goleiera, Bárbara ter defendido sensacionalmente a última cobrança.

A terceira medalha do Brasil no judô,foi conquistada por Rafael Silva, o Baby (foto). O brasileiro só não chegou mais longe porque, nas quartas de final, bateu de frente com o francês Teddy Riner, um dos favoritos a faturar o ouro.

A seleção masculina enfrentou o UFC Colômbia e ganhou de 2 a 0. O craque Neymar foi mais chutado do que a bola mas deu um show de bola,juntamente com os demais companheiros de equipe.

E para finalizar, galera, duas gringas de nomes esquisitos estão fazendo a festa da galera:  Fodorova (foto) e Putalova.
Uma boa semana para todos.






                               




                                                                                               






                                                                                                        



                                                                                 






                                                                                  



































                                                                                 



                                                                                                           













Um comentário:

  1. Olá boa noite! Eu me chamo Márcia Gomes. Estou fazendo a árvore geneogica de minha familia. Gostaria de saber informações sobre o avô bisavô de Manoel Martins Gomes., de Cachoeira. Vc tem como me ajudar?

    ResponderExcluir