domingo, 4 de setembro de 2016


                                                                      DATAS




Em 29 de agosto de 1979, estava concluída a perfuração do túnel medindo 420 metros por 14 metros de diâmetro destinado exclusivamente para o desvio do Rio Paraguaçu, uma das etapas mais importantes do projeto e que permitiu, assim, a construção da atual Barragem de Pedra do Cavalo.

Em sua edição de sábado, dia 30 de agosto de 1930, o primitivo jornal cachoeirano A Ordem, dirigido pelo jornalista Durval Chagas (foto do clichê), lançava através do bissemanário, uma subscrição popular a fim de implantar um Albergue Noturno na cidade. 

Um vírus gripal chamado de Influenza, (A/H1N1), tornava-se, em 31 de agosto de 1891, numa grande epidemia na Cachoeira. Assinale-se que, aquela época não existiam os antibióticos modernos, as gripes eram curadas com chás e remedinhos caseiros. Então, galera, se alguém espirrasse na rua sem levar o lenço ao nariz, os olhares de censura caíam em cima.

Autoridades policiais descobriram no Engenho Paty, da freguesia de Outeiro Redondo (S. Félix), então Termo e Comarca da Cachoeira, em 01 de setembro de 1826, há 190 anos volvidos, portanto, um pequeno fabrico de moedas falsas feitas de cobre. Quem estava comandando o destacamento policial era o tenente Theodorico das Virgens, que deu voz de prisão e conduziu até a cadeia da Cachoeira, o ferreiro Domingos Fernandes , Carlos José e Sebastião Francisco Souto Guerra.
As referidas moedas eram apelidadas pelos antigos de chenchen, porque emitiam esse tipo de som quando jogadas ao solo. Tais moedas não valiam nada é época. Hoje, para os numismáticos, valeriam quanto?
Há 61 anos passados, em 01 de setembro de 1955, acontecia na Praça da Aclamação, o comício em prol da candidatura de Juscelino Kubtscheck á presidência da República. JK fez uma promessa pública que, se eleito, viria reabrir as fábricas de charutos da Cachoeira e São Félix.
Em 02 de setembro de 1897, era detetado o primeiro caso de varíola na cidade da Cachoeira, embora fosse esperado, tendo em face o contato direto com a capital, onde a doença havia se alastrado. 
As autoridades cachoeiranas já havia providenciado a desinfecção de locais públicos, vacinação em larga escala e abriu um local para atender o tratamento dos pacientes mais pobres.

Recebia a Cachoeira, em 3 de setembro de 1889, a visita do nobre senhor Luis Filipe Maria Fernando Gastão, o Conde d'Eu (foto), casado com a Princesa Isabel.
A festa pare receber com fidalguia tão ilustre visitante foi programada pelo Partido Liberal da Cachoeira.
Também no dia 03 de setembro, porém no ano de 1964, quem visita a Cachoeira em viagem pastoral era o Arcebispo  Primaz do Brasil, D. Eugênio de Araújo Sales, tempos depois transferido para a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

     Sucessão cachoeirana
Fora as notícias da minha família, as demais informações que nos chegam da minha terra natal, Cachoeira, na Bahia, devo ao diretor do jornal O Guarany, professor Pedro Borges dos Anjos, a quem, apesar dos vários títulos acadêmicos, gosto de chamá-lo de Pedrinho, como aliás sempre o fiz desde que nos conhecemos, ele um aluno brilhante do Ginásio (como era originalmente chamado o atual Colégio Estadual da Cachoeira), e eu, envolvido na carreira artística, como integrante e fundador do trio vocal Os Tincoãs
E O Guarany nos diz que, são três os candidatos a pleitear a chefia do Executivo da Cachoeira: o ex-prefeito Tato Pereira, e dois componentes da Edilidade  cachoeirana, Bumlau da Bahia e João Mascarenhas.
Quando estive na Cachoeira por ocasião do aniversário da minha filha, Erilêda, ao retornar para a casa da minha saudosa mãe, ouvi uma voz familiar a me chamar do outro lado da calçada: Erivaldo !   Era a hoje saudosa Mundinha. Atravessei a rua. Mundinha estava sentada frente ao seu bungalow. Convidou-me a sentar, ofereceu-me algumas das iguarias do período junino enquanto relembrava que morara vizinha a minha avó, Dudu,  e minha tia Nenzinha, sua comadre. Tomei apenas um licor de jenipapo pois estava empanturrado de uma feijoada que recordo com saudades até hoje. De repente juntou-se a nós o seu filho, Tato, (foto) o Alcaide cachoeirano. Antes de me despedir, - e não foi para agradá-lo -, disse que, por onde havia andado, a gestão que ele estava realizando estava sendo muito bem avaliada.

Na feijoada servida no aniversário da minha filha,se faziam presentes  várias colegas de trabalho e amigas várias, um Sambão capitaneado por Jairinho Macambira, sobrinho do saudoso companheiro, Dadinho, quando entrou e fui apresentado ao Vereador Bumlau da Bahia.(foto) Levantei-me para cumprimentá-lo e ví que o nobre Edil era de uma estatura maior do que a minha. Ele alegou alguma coisa a minha filha, pediu desculpas e ausentou-se.  Deve ter sido algum compromisso, e eu estava até interessado em conversar com ele, um dos líderes políticos da atualidade cachoeirana.

Quanto ao terceiro candidato, João Mascarenhas, (foto) também componente da Câmara de Vereadores, não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, ainda. O jornal nos fala sobre os partidos que fazem a Coligação que o apoia. Não sabia que existiam tantas siglas partidárias na minha terra. Também tomei conhecimento das Convenções e mais nada. Claro que as pessoas que moram na cidade não necessitam de detalhes que a mim carecem. Até tento adivinhar de qual família Mascarenhas do meu tempo o candidato empresário pertence.
Gostaria de tomar conhecimento do que pretendem os três postulantes realizar, os programas de governo, os projetos, e, mais do que isso, como executá-los. Tomara que na próxima edição de O Guarany, eu possa satisfazer a minha curiosidade, apesar de, hoje, estar sentado na arquibancada.
Ao amigo Pedrinho, mais uma vez, muito obrigado pela gentileza de sempre



O agricultor Jube Valanti Adveppache (foto), estava cuidando do plantio de cogumelos em sua pequena propriedade nos arredores de Haliyal, na ~India, quando foi atacado por um urso gigante de cerca de 130 quilos. Depois de lutar por quase 3 horas, já sem forças, Jube se fez de morto. E foi a sua valença porque o animal acabou sumindo na mata. Jube foi hospitalizado e recebeu muitos pontos no rosto e foi considerado um homem de sorte, pois esses ursos são responsáveis por muitas mortes na região.

Charlette, a simpática porquinha da foto, está sendo procurada desesperadamente por um casal da Pensilvânia e que está oferecendo uma recompensa de R$ 1.500 para que a encontrar. A porquinha vietnamita tinha a função de alegrar os velhinhos internos.

Continuando a falar de animais, um ratinho impediu que um avião da Air France decolasse em Mali. A aeronave sairia de Bamako e seguiria para Paris, na França, mas o roedor teve de ser caçado por muitas horas até que foi capturado. 

O atacante Neymar (foto) e o seu pai, Neymar da Silva Santos, desistiram de tentar anular o processo de cobrança de R$ 459.671,25 feita pela Receita Federal. O jogador e seu pai foram multados pelo Fisco por não declararem como valores referentes a direito de imagem, quando o craque ainda jogava pelo Santos.

Após afirmar que o futebol do seu país está decadente como o futebol brasileiro, o craque argentino, Maradona,encontrou-se em sua casa em Buenos Aires com o filho bastardo italiano (foto). Durante a Copa do Mundo de 1986, Maradona teve um relacionamento com a italiana Cristina Sinagra. Maradona jogava no Nápolis e, oficialmente namorava Cláudia Villafane com quem teve duas filhas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após anunciar a bandeirada amarela, dá uma meia volta volver e anuncia que em setembro não haverá cobrança excepcional nas contas dos consumidores em todo o país. Ufa ! 

A Sonda Juno, depois de dois meses da manobra que a colocou na órbita de Júpiter, realizou o seu primeiro voo rasante sobre o maior planeta do sistema solar. O Juno está passando menos de 4,2 mil quilômetros acima da grossa camada de nuvens no topo da atmosfera do aludido planeta.
Desaparecidas desde o mês de janeiro, as três brasileiras,Thayane Milla Mendes e as irmãs Michele Santana Ferreira e Lidiana Neves Santana, (foto) foram encontradas mortas dentro de um poço, perto do aeroporto de Tires, em Cascais, Portugal.
Lidiana, Michele e Thayane
Michele estava grávida do namorado, Dinai Alves Gomes, também brasileiro, é o principal suspeito dos assassinatos.
A polícia portuguesa suspeita que o crime foi motivado por homofobia.pois Lidiana e Thayane mantinham um relacionamento amoroso, conforme investigação.
Outra linha de investigação aponta que, Dinai, queria esconder o seu relacionamento com Michele por ser ele casado no Brasil.


A grande polêmica sobre o uso do Burquini parece não ter fim, na França. Desta vez com vitória dos defensores do uso do traje de banho mulçumano (vide foto). A mais alta instância administrativa francesa, o Conselho de Estado, suspendeu a proibição em Villeneuve-Louber, primeira localidade do litoral mediterrâneo, e 30 prefeituras decidiram barrá-lo

Galera: os estudos foram realizados na Universidade de Yala, nos Estados Unidos. Os cientista pesquisadores, estudaram a transmissão sexual do virus do Zika e dizem que os mesmo se reproduzem " lá" ! A revista científica Cell, diz que, "a reprodução da Zika através do trato vaginal pode ser uma fonte potente de infecção com consequências potencialmente desastrosas". Ô mosquitinho difícil!
Estudos com animais muitas vezes não se aplicam a seres humanos. Ainda bem!
                                                                                       
Quem haveria de desconfiar de uma idosa de 71 anos? Pois bem, a PM de São Paulo, prendeu uma na Rodoviária Castelo Branco, nas proximidades da cidade de Itu. Nas malas da presa (foto), os policiais encontraram 17 réplicas de fuzil, 9 de revólveres e 13 de pistola. O material estava embalado em inúmeras sacolas escuras.
Presa em flagrante, a velhinha fez tricô "pra se distrair" e disse para os agentes que estava levando o material pertencente a um homem que esteve com ele em Assunção e seguia viagem em outro ônibus.

No meio dos famosos, a grande notícia foi a anunciada separação de Bonner e Fátima (foto) depois de 26 anos de casados.
Bonner, apresentador do "Jornal Nacional". segundo notícias vinculadas nos jornais do Rio, deixou a casa e está morando num aparthotel, e Fátima no seu programa "Encontros" já não usa mais a aliança.



Atenção galera!  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou o recolhimento de um lote do achocolatado Itambezinho em todo o país. O produto está proibido de ser comercializado.
No Mato Grosso , uma senhora relatou para a polícia que o filho dela morreu, uma hora depois de ter ingerido a bebida. A bebida está passando por análise laboratorial.
A Itambé informou para a imprensa que está colaborando para a apuração dos fatos.


Aos 83 anos de idade, faleceu o ator norte-americano Gene Wilder (foto),que viveu na telona o personagem Willy Wonka no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" n AU primeira veersão no ano de 1971. 
Na Web, a imagem do ator é sempre lembrada quando se quer fazer zoação.

Condenado em 1981 a uma pena de 20 anos de prisão pela morte de John Lennon, o apenado, Mark David Chapman (foto) teve seu pedido de liberdade negado pela nova vez.
Em 8 de dezembro de 1980, Mack matou Lennon com cinco tiros.

Por falar em tragédia, esta semana, no Condomínio Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca (RJ), quatro pessoas da mesma família foram encontradas mortas. Segundo investigações da polícia, Nabor Coutinho Oliveira Júnior assassinou a esposa Laís Khouri com vários golpes de faca, depois,os seus filhos Henrique e Arthur, jogando-os da janela, e, depois se atirando do mesmo local do 18° andar do apartamento onde morava.
Segundo investigações da polícia, Nabor não tinha problemas de ordem financeira e não aparentava sofrer de qualquer desequilíbrio mental. Descobriu-se que, na família de Nabor, houve três casos de suicídios, inclusive da própria mãe que se suicidou na frente dele quando ele era menino,ainda.

Em Baixo Guandu, no Espírito Santos, na noite de sábado passado,Josmar  Rufino das Neves,(foto) foi baleado no tórax por um amigo e vizinho, por causa de uma discussão de futebol. Josmar chegou a ser atendido no hospital local mas não resistiu aos ferimentos. O assassino encontra-se foragido.

Na cidade de Várzea Grande, em Cuiabá, Jucilene de França (foto), gerente de uma loja, morreu após extrair um dente no Centro Odontológico do Povo. A polícia informou que três profissionais foram indiciadas e que a dentista vai responder pela morte de Jucilene.  

Esta notícia é incrível!  Na cidade do México, Julio Macias Gonzalez chegou em casa com aquele sinal denunciador no pescoço de que havia tomado um "chupão". Quem é que nunca tomou um "chupão"?   Pois bem; ao sentar-se á mesa para jantar com a família, começou a ter uma repentina convulsão O rapaz foi encaminhado ao hospital  mas veio a falecer. Segundo os médicos, o "chupão" foi muito for te, o que acabou formando um coágulo sanguíneo até o cérebro causando um derrame.


O milionário Scott  Mitchell, foi acusado pela ex-noiva, Mary Hunt, de ter sido agredida fisicamente, pedindo uma reparação judicial. Eles moram na Flórida, nos Estados Unidos, e na foto aparecem juntinhos.
 A noiva não esperava é que a sua farsa estava gravada nas câmaras de segurança (vide foto abaixo).
O noivo não só provou a sua inocência, agora ele processa a ex-noiva em ter roubado jóias no valor aproximado de R$ 7 milhões.
A polícia do Sri Lanka prendeu um jovem estudante que invadiu o site e fazendo-se passar pelo presidente,(foto) tentou adiar as provas do vestibular. O adolescente poderá pagar uma mlta na ordem de R$ 6,4 mil e até três anos de prisão.

Foi presa em Oklahoma, nos Estados Unidos, Juanita Gomes (foto) que matou a própria filha, Geneva Gomez (foto naior, abaixo) enfiando um crucifixo na garganta para expulsar  o Diabo. A moça sangrou até morrer. Autuada por homicídio, Juanita se recusou a pagar a fiança para responder em liberdade.
Atenção, galera:
Bancários poderão fazer greve por tempo indeterminado em todo o Brasil a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de setembro.



Por causa do dissídio dos trabalhadores de distribuidoras o botijão de gás, sofrerá uma aumento der 10%  a 15%. 

A vice procuradora geral da Republica, Ela Wiecko, sub de Janot, pediu demissão após haver tomado pate de um protesto, em Portugal, contra Michael Temer. O marido dela também se demitiu do gabinete do ministro Teori Zavasck.
Na foto abaixo, Ela Wiecko está usando óculos escuros, é a primeira da esquerda para a direita segurando a faixa.
A pedagoga Sônia Rabello Fernandez, foi presa após proferir ofensas racistas a Sulamita Mermier que gravou tudo no seu celular, inclusive a foto da agressora. A agressora disse o seguinte: "Não tenho culpa de você se sentir agredida por ser mulata, amor. Nasça banca...Você é uma complexada por ter cabelo duro".
 A pedagoga pagou uma fiança de R$500 e vai responder em liberdade, mas o programa Fantástico vai explorar o assunto, hoje. Aguardem.












Época de campanha política o sujeito faz de tudo para jogar lama no outro, ainda mais quando o cara é vacilão como o prefeito do Rio, Eduardo Paes. medalha de ouro em piadas de mau gosto, apesar da sua inegável operosidade. Surgiu, agora, uma gravação feita no ano passado, na entrega da chave do programa Morar Carioca do Morro da Babilônia, no Leme. Vejam abaixo.
Sua Excelência pediu desculpas públicas para a moradora, a manicure Rita de Cássia que se diz chateada por estar sendo vitima de gozações.

Um foguete da empresa SpaceX,  explodiu durante um teste de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida,do lado do Centro Espacial Kennedy, da Nasa. Não houve feridos, felizmente.

Na quinta-feira, dia 01 de setembro, na estreia de Tite no comando, a Seleção Brasileira de altitude nem na estatística de que, em Quito, havia um tabu de 33 anos sem vencer.
Depois de um primeiro tempo morno, Aí então, Neymar, Gabriel  Jesus, (foto), Marcelo, Felipe Coutinho e companhia resolveram jogar como não se via desde tempos imemoriais.
O primeiro gol marcado por Neymar,(foto abaixo) um pênalti cometido pelo goleiro do Equador em Gabriel Jesus, que marcaria mais dois gols que daria os números da vitória por 3 a 0.
A brasileira Josiane Vanessa Zilio, foi assassinada (foto) na frente dos filhos,no bairro de Virgen de Caacupé, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. De acordo com os jornais locais, a brasileira teria vínculos com o narcotraficante  Jorge Rafaat Toumani, que foi assassinado em junho deste ano.
A vítima também estaria se relacionando presentemente com um traficante paraguaio que está preso.

Na segunda-feira desta semana, dia 29 de agosto, a presidente afastada Dilma Rousseff, (foto) fez no Senado, ratificando que estava sendo vitima de um golpe, culpou Eduardo Cunha e emocionou-se ao falar da perseguição sofrida na ditadura. O ex-presidente Lula assistiu da galeria, ao lado de Chico Buarque.

Na quarta-feira, dia 31 de agosto, o impeachment foi votado verificando-se 61 votos a favor e apenas 20 contra, porém, numa articulação do senador Renan Calheiros, com a anuência do ministro Lewandowski, que presidia o Senado, foi mantido os direitos políticos de Dilma que afirmou em entrevista que fará uma oposição incansável ao governo de seu ex-vice, Michel Temer a quem chamou de "corrupto".

Depois da votação do impeachment, manifestantes saíram ás ruas  por atos contra a destituição de Dilma. Em algumas cidades, houve confrontos com policiais. Em São Paulo, na Avenida Paulista e na Rua da Consolação, a polícia teve de usar bombas de efeito moral.

Mesmo após passado o impeachment, as hostilidades continuam. Amigos de longas datas se tornam inimigos, colegas de trabalho que não se falam, e até familiares se desentendem por causa da política.
A senadora Vanessa Gazziiotin (foto) foi xingada no momento em que desembarcava de um voo da empresa Latam. Com o seu celular a Senadora filmou tudo, a tripulação chamou a Polícia Federal mas o homem não foi preso, permaneceu por mais de meia hora detido no aeroporto Afonso Pena.
Com o senador Cristovam  Buarque (foto)  não foi diferente. Ele estava falando do projeto "Sem Partido"quando foi interrompido por gritos de "golpista!"por dois manifestantes que interromperam a sua fala.O Senador suspendeu a sessão.

Poucos minutos após a votação do Senado que afastou a ex-presidente Dilma, o Departamento de Estado americano emitiu um comunicado reconhecendo a legalidade da destituição, que a instituição havia seguido o regramento constitucional.
Com os chamados países "bolivarianos", Venezuela, Bolívia, Equador e Uruguai, os embaixadores do Brasil terão de dialogar diplomaticamente. No fim tudo e ajeita,aguardem.

O Supremo Tribunal Federal terá de analisar vários pedidos aina concernente ao afastamento definitivo de Dilma Rousseff, até mesmo por causa do chamado "fatiamento "do julgamento, H;a pedido de um novo julgamento por irregularidades, reversão da decisão que permitiu que Dilma exerça funções pública etc. É a judicialização de que tanto se fala.


A Justiça Federal de Brasília, suspendeu a cobrança de multa a motoristas que andem com os faróis apagados durante o dia, enquanto não houver sinalização indicando a nova norma. O Ministério das Cidades anunciou que vai recorrer.

O PT, depois do impeachment de Dilma, resolveu assumir a bandeira de eleições imediatas para presidente. Foi uma reviravolta,uma vez que,no mês passado,quando a própria Dilma fez a proposta através de um plebiscito. Na realidade, o partido não tem, ainda, uma fórmula para a concretização do plano. Quem seria o candidato do partido? Dilma ou Lula? Efetivamente, o PT vai usar o tema como  mobilização contra o governo Temer.
Já eram esperados os protestos de rua depois do afastamento de Dilma Rousseff. Em São Paulo o pequeno grupo dos famigerados Black Bloc se dispersou iniciando assim o vandalismo de sempre. Pelo menos quatro pessoas foram detidas.

Vocês lembram daqueles caras que foram presos preventivamente durante as Olimpíadas, pela Polícia Federal?(foto) Nos computadores apreendidos foram encontradas mensagens que revelavam que os 14 acusados tinham de fato, ligação com o Estado Islâmico e planejavam organizar células terroristas nas fronteiras do Brasil com a Bolívia, o Paraguai e a Venezuela. O grupo planejava um ataque químico a uma estação de abastecimento de água do Rio de Janeiro.

No mesmo dia da posse o presidente Michael Temer rumou para a China a fim de participar da cúpula do G-20. Na comitiva, além do "fatiador" Renan Calheiros, seguiram vários ministros em busca de investidores. A imprensa divulgou a soma astronômica de US$269 bilhões para os próximos quatro anos. Vamos ver.
O Rio de Janeiro vive na expectativa da abertura dos Jogos Paraolímpicos, no feriado de 7 de setembro,quarta-feira, no Maracanã., cujo ponto alto será a dançarina americana Amy Purdy (foto)
Os brasileiros, atletas ou não, estão preparados para a grande festa que deverá começar ás 18h15m. Será, sem dúvida, um espetáculo de arte e  emoção. Imperdível.
Muito obrigado por ter acessado o nosso blogger. Se for possível, divulgue-o pois tenho me esforçado muito para mantê-lo atualizado e atraente.
Uma semana abençoada para todos.










                                                                            


                                                                       

















                                          





                                                    



















Nenhum comentário:

Postar um comentário