domingo, 25 de setembro de 2016



        Datas


A fim de inspecionar as obras do calçamento da praça Maciel e construção do Mercado Municipal, (foto), visitava a Cachoeira em 19 de setembro de 1949, o governador do estado Otávio Mangabeira.
Há 159 anos passados, no dia 20 de setembro de 1857, o cachoeirano José de Souza Aragão, inaugurava a primeira filarmônica da cidade, segundo Aristides Milton em suas "Efemérides", composta de pessoas da elite, e presidida pelo capitão Joviniano José da Silva e Almeida. da sua cidade.
José de Souza Aragão nasceu na cidade da Cachoeira, na Bahia, em 7 de dezembro de 1819, era professor de piano e um exímio violinista, sendo regente da extinta Orquestra de Nossa Senhora da Ajuda
Souza Aragão á autor de sete Missas Festivas, três Credos, diversos Dobrados e Hinos, Árias, Valsas, Polcas, Quadrilhas Marchas Fúnebres e Modinhas que eram cantadas nos saraus e nas serenatas da época. É pena que não temos nada disso catalogado.
O maestro e compositor Aragão, faleceu na sua terra natal em 13 de setembro de 1904, h;a 112 anos passados, portanto.

No dia 21 de setembro de 1974, comemoranda a chegada da Primavera, na gestão do meu querido amigo Dr.Edson Rubem Ivo de Santana, a Assessoria Municipal de Turismo, dirigida pelo dileto e sempre lembrado amigo Carneirinho, realizava-se a desfile inaugural dos I JOGOS ESTUDANTIS DO VALE DO PARAGUAÇU dos quais eu figurei como um dos coordenadores. Aliás, eu estou na foto do desfile,veja abaixo. Quem me descobrir vai gsnhar um doce.

No salão social do Hospital de São João de Deus (atual Santa Casa de Misericórdia), na manhã de 22 de setembro de 1822, há 194 anos volvidos, portanto,reuniam-se os membros do Conselho Interino do Governo da Província da Bahia, instalado na Cachoeira e composto de procuradores de outras Vilas.


Falecia em Santiago do Iguape, distrito da cidade da Cachoeira, na Bahia, em 23 de setembro de 1888, Ignácio Rodrigues Pereira d'Utra, proprietário de vastas terras de plantio de cana de açúcar. 
Nascido em Santo Amaro, d'Utra gozava de enorme prestígio na Cachoeira. Recebeu o título nobre de Primeiro Barão do Iguape. (vide brasão). 


Depois de ter fixado residência na Cachoeira durante alguns anos, tendo exercido por três anos a função de delegado de carreira, em 24 de setembro de 1930, o advogado Fernando Góes transfere o seu domicílio para Salvador.
Com um escritório de advocacia bem estruturado, Fernando Góes tornou-se empresário chegando a ser vice-presidente do Banco da Bahia, atual Bradesco.
No foto, temos no primeiro plano o Dr.Clemente Mariani, presidente do banco, conversando com  o dr.Fernando Góes. 


No dia 25 de setembro de 1950, realizava-se na Cachoeira, o comício do candidato a governador do estado, Luiz Régis Pacheco Pereira, que foi eleito, No seu governo, o cachoeirano doutor Augusto Públio, que era presidente da Assembléia Legislativa do estado, chegou a ocupar o governo. Na foto, Régis Pacheco, de terno claro, aparece ao fundo acenando.



Em Porto Velho, Rondônia, o cara teve o seu celular roubado por dois bandidos montados numa moto.Como estava de carro na hora do assalto, resolveu perseguir os bandidos. O garupa  (foto) sofreu ferimentos graves e foi levado para o hospital e o outro foi encaminhado para a delegacia.



O Rio de Janeiro que sediou a primeira Paralimpíada da América do Sul, recebeu mais de 3 mil atletas do mundo todo em busca de um lugar no pódio. A lamentar, apenas a morte do ciclista  iraniano Bahman Golbarnezhad (foto) que, durante a prova, perdeu o equilíbrio e bateu o peito numa pedra, no Recreio.
O Brasil se deu bem no futebol de 5 e ganhou a medalha de ouro e o tetra, em casa, ao vencer o Irã.
A seleção vem se dando bem desde a Paralimpíada de Atenas, em 2004.
Quem entrou de vez para a história foi o nadador Daniel Dias,(foto) que já alcançou 24 pódios na carreira, é o maior medalista do sexo masculino.  No Brasil ele ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze.
E a soteropolitana Edneusa de Jesus (foto), tornou-se a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha paralímpica na prova mais longa do atletismo. Ganhou o bronze e honrou as tradições da Bahia.




NO QUADRO GERAL DE MEDALHAS, o Brasil conquistou 14 de ouro, 29 de prata  e 29 de bronze, totalizando 72 medalhas.
Na festa de encerramento, no Maracanã, foi aquele espetáculo onde reluziu a estrela da baiana Ivete Sangalo. Uma festa inesquecível.

 O chamado "melhor amigo do homem" ratificou o título e emocionou os internautas. Em uma rodovia de Dongguan, na Cina, o cachorro se recusa a abandonar o corpo do amigo que morreu atropelado.

Janaína Lisboa (foto), sofreu um aborto e foi levada para um hospital em Ferraz de Vasconcelos (SP), onde veio a falecer. Duas vizinhas se protificaram a fazer a limpeza da casa onde Janaína morava, então depararam com u feto, de seis meses, dentro do congelador. Chamada a Polícia, os técnicos disseram que o bebê foi colocado no congelador antes de Janaína ir para o hospital.

Mesmo proibidas de fazer doações para a campanha, empresas driblam a lei, através de seus dirigentes. Pesquisas revelam que, apenas no Rio, quatro candidatos a prefeito receberam doações de mais de R$30 mil de pessoas físicas, sendo que 58 exercem altos cargos de diretoria. 



Faleceu em dias desta semana, Wilson Leite Passos (foto)que ganhou notoriedade no Brasil por ter sido o autor do pedido de impeachment do presidente Getúlio Vargas nos idos de 1954.

Aproveitando-se da reunião da Assembléia Geral da ONU, o presidente Temer, fora do holofotes, conversou longamente com empresários interessados em investir no Brasil. Noticia-se que, o cerimonial do Palácio do Planalto teve de trabalhar duro a fim denovas regras organizar a maratona bilateral. Aguardemos os resultados.

Com o vazamento ou balão de ensaio das regras que o governo pretende faze na Previdência, segundo fotes oficiais, o número de pedido de concessões de aposentadoria cresceram 25%, ou seja, muitas pessoas estão querendo garantir logo o que acham que têm direito.  E estão certas.


Faltando apenas um dia para o casamento, Anna Swabev,(foto) que lutava contra um câncer, infelizmente veio a falecer. Ela, tadinha, escreveu no blog que estaria realizando um sonho trocar a aliança com o noivo.

Vocês já ouviram falar de uma competição náutica cujos barcos são feitos de abóboras?! Pois tem, sim,cara! No lago em frente ao Palácio de Ladwigsburg, na Alemanha, todos os anos se realiza uma campeonato em "embarcações"feitas de casca de abóboras gigantes (vide foto). Esses gringos me arrumam cada uma!
Já que estamos falando de bizarrices, ( quase que eu escreví maluquice), ainda na Alemanha, em Nidderau, perto de Frankfurt, homens e mulheres disputam o Campeonato Mundial de lançamento de chupetas (foto), Não tenho maiores informações das regras, sei que o vencedor é quem lançar a chupeta mais longe,

O britânico Joe Atherton, ganhou a competição rural em Harrogate, na Inglaterra, na tradicional feira comercial, ao apresentar  uma cebola de mais de 7 quilos (foto).

Vocês sabiam que na Europa ainda existem hippies? Na Flórida (EUA), uma demanda judicial se aproxima de uma decisão que redundará na derrota da hippie Shawnee Chasser, que terá de abandonar a sua casa construída em cima de uma árvore. 
"Se precisar, me amarro na árvore", - disse a senhora -, que alega amar o lugar e quer preservar a memória do filho.                                                                                               



Colecionadores existem em toda a parte. Aqui no Rio, a mania é colecionar as moedas de um real cunhadas especialmente para as Olimpíadas. São dezesseis moedas diferentes e a mais difícil é do atleta conduzindo uma bandeira. Se você tiver me mande para completar a mknha coleção, tenho muitas "duplicatas". Mzs, galera, eu queria falar de "colecionador" ainda desconhecido da polícia, do bairro de East Kansington, na Filadélfia, que está furtando placas com números de residências, as que tenham os números zero e um!

Ainda falando de furto, no estado de Wisconsin, um rapaz entrou na loja Pet World Store, especializada em venda de animais, meteu a mão num viveiro e apanhou uma cobra, enfiou por dentro das calças e saiu de mansinho, conforme registraram as câmaras de segurança. Acredito que  ela pensou que era um filhote rsrs.
Vejam a foto, porque o nosso blog mata a cobra e mostra o pau!

O ator Jim Carrey (foto) está sendo acusado de ter comprado o veneno que matou as sua ex-namorada a maquiadora Cathriona White. Segundo o processo, Jim teeria dado para Cathriona as píluas três ou quatro dias antes da morte. O ator está sendo processado pelo marido da ex. 

Um assassinato ao vivo aconteceu no Aeroporto Inernacional  Salgado Filho de Porto Alegre (foto). O jovem chamava-se Marlon Roldão Soares. Segundo a Polícia, o rapaz foi confundido pelos dois assassinos como sendo um traficante rival.

Quatro mulheres vão em cana, na Lapa (RJ), vendendo brigadeiro recheado de...maconha! Elas foram autuadas em flagrante e foram enquadradas como traficantes.

O jovem Ahmad Kahami Rahami, afegão naturalizado como norte-americano, suspeito daquele ataque com bombas em Nova York e Nova Jersey.foi baleado e preso no sábado passado.

 A  ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner (foto), foi indiciada e responderá por suspeita de favorecimento a empresários amigos. Mera coincidência nossa com los hermanos




Izabela Pimenta (foto) é mais uma suspeita que foi pras grades, suspeita de ter ajudado o monstro chamado coronel PM Pedro Chavarry, aquele pedófilo safado que foi pego com uma criancinha de dois anos.






Na calada da madrugada, parlamentares do PMDB,PSDB,PT,DEM,PP e PR, planejaram aprovar uma anistia secreta para se livrarem da acusação do chamado Caixa 2, um crime que consiste em fraudar o processo eleitoral, corromper a democracia, manipular a escolha do eleitor. A criminosa articulação não foi em frente graças a parlamentares dos chamados partidos nanicos, como o do jovem senador Randolfe Rodrigues (foto).
Tentando justificar o injustificável, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política, Geddel Vieira Lima, (foto)  afirmou que caixa 2 não é crime, e quem se beneficiou desse mecanismo, no passado, não pode ser penalizado. Hummmm!  
O presidente Temer disse que é uma "opinião personalíssima"

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, em entrevista para a Rádio Jovem Pan, a cerca do chamado "fatiamento" no processo de impeachment da ex-presieente Dilma, disse o seguinte sobre o seu colega Lewandowski:
"Considero essa decisão constrangedora  e verdadeiramente vergonhosa. Um presidente do Supremo não deveria participar de manobras ou de conciliábulos. Portanto, não é uma decisão dele. Cada um faz com sua biografia o que quiser, mas não deveria envolver o Supremo nesse tipo de prática". 
O fato foi inusitado, nunca antes na história deste país um ministro do STF falou mal de um colega assim publicamente e todos esperamos a devida resposta do agredido. Os dois aparecem na foto acima.
A presidente Cármen Lúcia (foto) vai ter de rebolar (no bom sentido) para colocar ordem na Corte. 

Graças a Deus está vendo o sol nascer quadrado o sujeito da foto, Benedito José da Silva, mais conhecido como o Maníaco da Seringa. Ele foi preso no metrô Barra Funda. Benedito tem problemas mentais, atacava as mulheres usando seringas, muitas delas encontradas em sua casa mas, felizmente, não estavam contaminadas conforme ele afirmava na hora do ataque.

O Ministério Público Federal entrou com um pedido de afastamento do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho (foto) e o bloqueio de seus bens. Ele é acusado de ter participado de fraude na licitação de material com verbas federais.



Não é só jogador de futebol brasileiro que atua no exterior  é chamado de "macaco" Em São Gonçalo,(RJ) a professora (foto) do Instituto de Educação Clélia Nunes, numa discussão com um aluno o chamou de macaco!  A mão dele entrou no circuito e registrou uma queixa por injúria racial, na polícia, tendo como prova uma gravação feita num celular.

O STF decidiu reconhecer que os pais biológicos e afetivos estão no mesmo patamar, ou seja, devem cumprir suas obrigações judiciais, mesmo que os filhos forem criados pelos pais adotivos. 

Aconteceu na Paróquia de Santa Mônica, no Leblon, na Zona Sul, Rio de Janeiro. Um sujeito todo vestido de preto entrou na igreja, levou a Bíblia e saiu na maior cara de pau. As câmaras de segurança filmaram tudo.

Saiu esta semana uma pesquisa que mostra números assustadores: um terço dos brasileiros culpa as mulheres por estupro sofridos e 85% delas, temem ser violentadas. A violência sexual é uma questão cultural e tem de ser combatida.

Falando ainda em pesquisa, cientistas da Universidade de Siena, na Itália, descobriram o uso de uma caixa de luz que aumenta o nível de testosterona ( tesão) dos homens que estão com a borracha fraca. Será um adeus ao azulzinho?

No programa João Kléber Show, Gabriel  e Pâmela, casados há 13 anos, trocaram farpas pra valer, lavaram a roupa suja,como dizia um velho ditado. De repente a mulher fez uma declaração bombástica: "Estou grávida!"
Aí o cara, sorrindo, se aproximou dela e disse: "Você fez tudo isso para me dar essa notícia. amor? " Foi então que ela esclareceu: "Você sabe que eu sou viciada  no joguinho do Pokémon, né? Um desses dias, eu fui caçar Pokémon lá no mato e eu engravidei de um Pokémon". E jurou que era verdade. Não sabemos se o marido aceitou.

Cientistas do Pará e do Rio de Janeiro, fizeram uma pesquisa e afirmam que, a proteina do leite protege contra a Zika e Chicungunha. Beleza se for realmente confirmada.

O juiz Sérgio Moro (foto)  aceitou a denúncia e o ex-presidente Lula torna-se rreu  por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato. Lula se disse inocente e atribui a aceitação da denúncia  de "um espetáculo de pirotecnia política". 
 Ao visitar as habitações do Minha Casa Minha Vida, a ex-presidente Dilma disse que defenderá Lula, no palanque.


O maníaco estuprador de nome Raimundo Linhares Gomes, (foto) que atacava mulheres em condomínios da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, Zona Sul do Rio, e estava preso em Vitória da Conquista, na Bahia, conseguiu, - Deus sabe como - evadir-se do presídio.

Um restaurante chinês em Maryland, nos Estados Unidos, ao invés de costeletas de porco, segundo um cliente chamado Ashley Jefferson, foi-lhe servido patas de cachorro. A direção do China Palace garantiu que a denúncia é mentirosa.
Esse caso me fez lembrar de uma história que circulou na Cachoeira do meu tempo,que um doido apelidado de General Calixto, certo dia de sábado, estava vendendo na feira livre, carne de cachorro como sendo de carneiro!
Calixto fabricava garrunchas (espingardas), dizia-se general reformado, ía sempre ás agências bancárias perguntando sobre as "ordens de pagamento enviadas pelo Exército, para ele". Certa feita ele foi até ao Banco do Brasil em São Félix, onde o gerente, Raimundo Coelho, mandava sempre que ele fosse até ao caixa para receber o dinheiro que o próprio Raimundo reembolsava ao Caixa. Raimundo estava sozinho na gerência, estava ocupadíssimo, alegou que não havia chegado ainda a tal Ordem de Pagamento. Calixto estava com a garruncha, ameaçou partir pra cima de Raimundo que teve um lampejo dando-lhe uma ordem unida: 
- General...alto!  Meia voooolta, vooolver...
Calixto obedeceu, Raimundo respirou aliviado e fechou a porta, imediatamente.

A britânica Stephanie Littlewood, foi agredida pelo namorado, Wayne Hoban, pelo simples fato de achar-se indisposta e nã querer fazer sexo comk ele. A moça (foto) foi levada para o hospital.
O agressor  foi condenado pelo crime na última quarta-feir, 19 de setembro.

O ex-ministro Guido Mantega foi preso em vista da denúncia do empresário Eike Batista, que, em depoimento, disse ter pago US$2,35 milhões em 2014, valores referentes a empréstimos qure o empresário fez no BNDES 
Mantega (foto)  teve a prisão revogada pelo juiz Moro, considerando que o ex-ministro estava acompanhando a esposa operada de câncer. Um gesto humanitário, sem dúvida, mas fica uma perguntinha óbvia: se fosse um pobre qualquer,que estivesse acompanhando a esposa ao SUS, sua prisão seria revogada?

O candidato a vereador chamado Benrique da cidade serrana de Nova Friburgo (RJ), na sua propaganda de rádio e televisão está prometendo tudo para a cidade. Promete que a cidade serrana fluminense terá uma praia e que vai fazer nevar por lá, vai construir uma fonte de cerveja grátis e um aeroporto. E vai ter quem acredita, aguardem.
Marcos, o  filho do ex-presidente Lula está tentando se reeleger vereador em São Bernardo do Campo (SP). O pai fez a maior contribuição enquanto a mãe, dona Marisa,(foto)  mergulhou de cabeça na campanha


No mais, galera, mesmo com esta tarde de domingo chuvosa, desejo a todos uma boa semana para todos e vamos cantar como Tim Maia:
- É primaveeera !




















                                                                                   



                                                                                       
                                                                                       


















                                                                     
                                                                                                    




















                                                                                              





Um comentário:

  1. Amigo Erivaldo, vc não me conhece mas eu lhe conheço bastante, desde a época dos Tincoãs de que eu fui um grande fã. Meus parabéns e que Deus lhe abençoe e lhe ilumine. Eu também completei 81 no dia 27/09. Um grande abraço.

    ResponderExcluir