domingo, 11 de setembro de 2016


                             Datas
No dia 5 de setembro de 1840, visitava a Cachoeira o Conde de Lascasas, Príncipe de Joinville. O barco em que ele estava, o Belle Fonte e o Favorite estavam ancorados no porto de Salvador, vindos de Santa Helena para a França conduzindo os despojos de Napoleão. Durante muito tempo constou do anedotário da cidade o fato de o Príncipe ter comido bananas sem descascá-las. Naturalmente não as conhecia.
Nesta mesma data, porém no ano de 1849, falecia em Salvador o valoroso General Pedro Labatut (foto), sendo sepultado na Igreja da Piedade. Nove anos depois, segundo vontade do próprio Labatut, seus restos mortais foram levados para Pirajá.

A Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, anunciava em 6 de setembro de 1978, a liberação ao tráfego de automóveis, ônibus e caminhões, tendo em vista a conclusão das obras do lastro da ponte D.Pedro II. As restrições, no entanto, prevaleceriam durante a  passagem de comboios ferroviários.                             
     

Em 7 de setembro de 1873, era inaugurada na Cachoeira a linha de bonde com tração animal , conforme foto ilustrativa. Tal serviço público tido como moderno á época,funcionou por pouco tempo. 

O então prefeito da Cachoeira, João Vieira Lopes, inaugurava no dia 8 de setembro de 1939, um cruzeiro em frente ao templo de Nossa Senhora do Amparo. Ambos foram demolidos, conforme sabemos. 
Em 9 de setembro de 1713, o denominado Senado da Câmara da então Vila da Cachoeira, baixava uma Postura impondo multa e prisão por 30 dias ao comerciante que fosse pego salgando peixe com sal que não fosse importado de Portugal.

Naqueles tempos, o sal não era apenas usado para temperar as comidas, era, sobretudo, utilizado como conservante de carnes e peixes, uma vez que não existiam ainda frigoríficos e geladeiras.

Há 156 anos passados, no dia 10 de setembro de 1860,  portanto, falecia em Salvador o cachoeirano, Brigadeiro Rodrigo Antônio Falcão Brandão (foto) Primeiro Barão de Belém, que participou dos embates de 1822/23, e foi, durante anos, Comandante Superior da Guarda Nacional.Era natural de Santiago do iguape, distrito da Cachoeira, onde ele possui vários engenhos de açúcar.


FALECIMENTO

                   Salustiano Coelho de Araújo



A Cachoeira acabou de perder na quinta-feira, dia 8 do corrente, um dos seus grandes filhos, na pessoa de Salu, um infatigável trabalhador na seara fraterna da doutrina espírita kardecista, segundo é do meu conhecimento,  sem nunca ter falado em línguas, nem psicografado qualquer texto, e, muito menos ter incorporado entidades do Além,.Apenas praticava a caridade.
Soube, - e não poderia ser diferente -, que o seu desenlace, apesar de nonagenário, causou o mais profundo pesar, que o seu sepultamento foi uma verdadeira apoteose.
Eu tive o privilégio de ser seu amigo pessoal. Gostava de chamá-lo com a velha frase latina, Salus Infirmorum! (Saúde dos enfermos) e ele respondia, Refugium Peccatoribus! (Refúgio dos Pecadores)
Caráter íntegro, com aquele sorriso franco e aberto, com aquele corpo de fraca aparência, era, no entanto, dotado de uma grande energia e capacidade de trabalho, pronto para servir aos que dele necessitasse. Era um homem extremamente caridoso, sua bondade e competência como prático em farmácia transformaram a tradicional drogaria da cidade num verdadeiro refúgio sobretudo dos humildes. Alí ele media pressão, aplicava injeções, aviava remédios e distribuía as medicações, as amostras grátis que lhes chegavam ás mãos. Assim era Salu, em todos os lugares em que passava, na maçonaria, na sociedade, no futebol, deixava traços da sua passagem, e não foi diferente quando ocupou o cargo de prefeito, nos idos de 1993 a 1996.
Ao abraçar virtualmente aos filhos e familiares de Salu nesta singela homenagem, o faço citando o apóstolo Paulo em uma das suas epístolas aos Coríntios:
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, infatigáveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" E o trabalho profícuo desenvolvido ao longo de tantos anos pelo meu saudoso amigo Salu,com certeza não o foi.





A Igreja Católica, numa cerimônia celebrada no Vaticano, no domingo, dia 4, a Madre Teresa de Calcutá, (foto) durante uma missa, foi canonizada pelo papa Francisco, diante de mais de 120 mil fiéis. Foi a realização de um dos momentos mais esperados da história recente.

A americana Whitney Doleman (foto), de Maryland, foi condenada a três meses de prisão por extorquir 10.255 dólares do amante, fazendo chantagem depois de uma relação sexual, chorando e dizendo ser menor de idade,que tinha apenas 15 anos e iria á polícia a fim de denunciá-lo, se não lhe desse grana, mensalmente.
Depois de alguns meses de chantagem, o cara percebeu que a 171 americana não era adolescente coisa nenhuma. Deu queixa e a chantagista acabou sendo presa.

O toureiro peruano Andrés Roca Rey, pode ser qualificado como perseverante ou um masoquista determinado. O certo, galera, é que, em menos de um ano ele já foi chifrado cinco vezes! O fato é que, dentro e fora das arenas, o toureiro teimoso é considerado como "o mais azarado do mundo" e, conforme diz, não pensa em parar de tourear.
Na foto um touro tirando sua lasquinha do toureiro azarado.

Em Fortaleza, Ceará, na Avenida Almirante Henrique Saboia, um adolescente de 14 anos, morreu atropelado por uma composição férrea. O garoto de nome Carlos Henrique Belchior, brincava de "surfar"sobre a locomotiva (foto), caiu da composição e se deu mal porque isso é uma brincadeira muito séria.

Em Lanarkshire, na Escócia, casal foi preso em corredor do prédio em que moravam. É que Claire Blacklaw e John Kirkland (foto) estavam transando numa boa e ela fazendo o maior barulho com gemidos de prazer que assustaram os vizinhos que chamaram a polícia que constatou que ambos estavam bêbados e não esperaram chegar em casa para fazerem o vuco-vuco.
O casal foi multado por cometer indecência pública.

A baiana Ivete Sangalo que será enredo da Escola  Acadêmicos do Grande Rio, no próximo carnaval carioca, levantou a poeira no último domigo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ivete cantou os quatro sambas  concorrentes e não sqiu do palco até ser proclamada vencedora a composição de Paulo  Onça, Kaká, Dinho Artigliri, Rubens Gordinho, Alan Vasconcelos e Marco Moreno. Ufa! quanta gente pra compor um samba enredo não é galera? De qualquer sorte, a Grande Rio foi a primeira escola do Grupo Especial a escolher o samba-enredo de 2017.

Uma jovem de 23 anos sentou a porrada no namorado porque ele não quis fazer sexo com ela. O fato aconteceu em um bar  no Bairro Cuniã, em Porto velho (Rondônia). Segundo o Boletim de Ocorrência, a jovem estava embriagada, cheia do pau, e mesmo com a chegada da polícia, ela não parava de bater no namorado.

A Polícia Federal prendeu Dinai Gomes, (foto) ex-companheiro de Michele, suspeito de matar as três brasileiras(foto abaixo) em Portugal.
Dinal foi preso em Belo Horizonte, no local onde começou a trabalhar quando retornou de Portugal, em cumprimento a um mandado de prisão temporária.

Wellington Oliveira de Menezes (foto), é um simpático motorista de Uber, oferece água mineral aos passageiros, oferece balas, mas,foi flagrado por câmaras de segurança, nas horas vagas, assaltando postos de gasolina. Foi em cana.

Marc Cronin, o britânico que virou celebridade nas redes sociais pelo seu engenho ao criar uma perna postiça de legos (foto), enquanto aguarda a prótese definitiva. O que é que você achou?



Lídia Kazumi Maeda (foto), uma brasileira de 34 anos, foi encontrada morta após desaparecer no Lago Biwa. em Hikone, no Japão. A polícia etá investigando, mas  a causa da morte não foi esclarecida, ainda.


Sorence Owiti Opiyo,(foto) é um jovem de Kisumiti Country, vitimado por uma doença desconhecida que começou quando ele tinha apenas 10 anos de idade, um inchaço no seu órgão reprodutor. Devido a isso ele não usa short nem fazer sexo. Apesar dos exames, os médicos não conseguiram descobrir a doença e até onde vai parar o tamanho do bilau descomunal do pobre coitado.

O Tribunal de Contas da União achou indícios de irregularidades  em mais de um terço das doações para as campanas de vereadores e prefeitos este ano. Há pessoas cadastradas no Bolsa Família, outras tantas que não tem capacidade financeira para doar, e,acreditem, com CPFs de pessoas que constam na Receita como mortas!
Realmente, galera, a maioria dos políticos possuem uma capacidade de fraudar, de roubar, que ninguém avalia.

E por falar em fraude, a Polícia Federal prendeu dois atuais diretores e dois presidentes da Funcel, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal. De novo o ex-presidente da OAS (foto) está envolvido até o pescoço. Pelos cálculos do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, só dez casos do fundo de pensões o rombo seria de R$ 8 bilhões.

Vocês lembram da francesa Isabelle Dinoira,(foto) a moça que teve o rosto transplantado? Depois de lutar contra a depressão causada pelo acidente da mordida de um cachorro que deixou o seu rosto deformado, submeteu-se a uma delicada cirurgia de transplante de rosto em 2005,  o primeiro do mundo, mas, devido aos medicamentos para evitar a rejeição, não resistiu a um câncer e veio a falecer.

Para desempenhar o papel do Bom Velhinho, a Escola de Papai Noel do Brasil localizada no Rio de Janeiro, está promovendo um curso grátis. O interessado necessariamente não precisa ser gordo, nem branco, deve ter cabelo e barba brancos ou grisalhos, ter mais de 60 anos e não ter vícios como fumar e beber. As aulas são eliminatórias e haverá uma pré-seleção.


No segundo jogo da seleção brasileira de futebol com Tite comandando o time, o selecionado venceu a Colômbia por 2 a 1, na Arena da Amazônia e está a apenas um pontinho do líder, o Uruguai.

Cerca de duzentas pessoas sob um forte sol de Brasília aguardavam a saída da ex-presidente Dilma Rousseff do Palácio da Alvorada. Entre os militantes, mulheres espalharam pétalas de rosas vermelhas e amarelas pelo asfalto, seguravam flores e balões em formato de coração, e gritavam "Fora, Temer!"
Na chegada a Porto Alegre, Dilma foi exaltada por militantes.


No parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot (foto),disse que o processo do impeachment não deve ser anulado,que a atuacão do deputado afastado  Eduardo Cunha não foi determinante para a votação da Câmara.

O Conselho do Ministério Público  em reunião plenária na quinta-feira, dia 8 do corrente,decidiu aprovar a prorrogação por mais um ano da força tarefa montada em Curitiba, a Lava Jato. Que beleza!

Em se falando de grana, a coisa tá feia no Rio de Janeiro. O estado está devendo R$ 3,6 milhões aos fornecedores de tornozeleiras eletrônicas, ou seja, os presos deixaram de ser monitorados pela secretaria estadual de Administração Penitenciária. Meu Deus!




Vocês viram a abertura dos Jogos Paralímpicos? A limitação  de recursos financeiros foi suprida com enorme criatividade. lindas projeções de vídeo no centro do estádio e a animação de dezenas de dançarinos e artistas tomou conta do Maracanã. Coisa maravilhosa.
Os jogos estão prosseguindo e os brasileiros estão conquistando medalhas, além de demonstrarem o enorme poder de superação.

O presidente em exercício, Michel Temer compareceu ao Maracanã e recebeu a segunda vaia do dia. A primeiera foi no desfile de 7 de setembro em Brasília. O discurso de Nuzman foi citar o governo e também foi vaiado, teve de interromper o seu discurso.
As manifestações fazem parte do sistema democrático, desde que não haja vandalismo. Agora, galera, sinceramente, eu gostaria de tomar conhecimento que a chamada militância se pronunciasse a cerca da roubalheira que assola o país, que a CUT e o MST não se calassem diante da comissão cobrada dos  aposentados na liberação dos empréstimos consignados, do roubo do fundo de pensão da Petrobrás, Caixa Econômica e Banco do Brasil, dinheiro dos trabalhadores e aposentados.


Lawrence John Ripple, o simpático velhinho da foto ao lado, e na seguinte com a esposa, assaltou um banco em Kansas City e depois se entregou para a polícia. Ás autoridades policiais, alegou o motivo: havia tido uma discussão com a esposa e queria ficar longe da sua companhia. Hummmmmm!

Existia um ditado muuuito antigo que conselhava o idoso ter cuidado os três K; queda, coice e caganeira! rsrsrs.Em Manaus,no estado do Amazonas,o idoso João Lúcio não resistiu ao coice de um burro e veio a falecer duas horas depois do incidente.


Ser atingido e morto por um coice parece coisa do passadno, né? Vamos falar de modernidade. Em Maceió, um rapaz deu entrada no Hospital Geral do Estado com queimaduras de segundo grau causadas pela explosão de um telefone celular.

De Manchester, na Inglaterra, nos chega a notícia de que um sujeito foi preso depois de dar um soco na cara de um bebê, a menina Elsie Temple (foto). Ao ser preso, o idiota tentou justificar dizendo que pensou que era um boneco. Vai ser boçal assim na casa do cacete !

Mbah Gotho (foto) um velhinho da Indonésia, tudo indica ser a pessoa mais velha do mundo. uma vez que nasceu em 31 de dezembro de 1870, ou seja, tem 145 anos ! Ele teve quatro esposas, dez irmão e todos os seus filhos, todos já morreram. Sabem o que foi que ele disse a respeito da sua longevidade? "Eu procuro sempre ser paciente e acredito que sempre haverá alguém pra cuidar de mim."

Em Oklahoma (EUA), Patrícia Spann e a filha dela, Misty Spann,(foto),  foram  parar atrás das grades acusadas de incesto, ou seja, casaram-se no Condado de Comanche e foram descobertas por investigadores do Departamento de Serviços Humanos. Sabem o que a mãe alegou? "Não estou quebrando regras, pois ela não está registrada em meu nome". 

O Supremo Tribunal Federal deu sinal verde para o processo de votação da cassação de Eduardo Cunha (foto), amanhã, segunda-feira, dia 12 do corrente. Cunha que vem conseguindo através manobras regimentais postergar a sua cassação, está tentando pra ele também o fatiamento da votação. A semana promete, pois até o chamado Centrão e o PMDB daqui do Rio já declararam que estão contra Cunha.

O ministro Teori Zavascki (foto), relator da Operação Lava Jato, afirmou que a defesa do ex-presidente Lula, vem tentando, por diversas  vezes, "embaraçar"as investigações a fim de suspender o processo que tramita na Vara Federal de Curitiba comandada por quem? Acertou! Sérgio Moro.



O ministro Fábio Medina Osório, foi demitido pelo presidente Michel Temer cujo motivo real não chegou, ainda, ao conhecimento da imprensa. O governo escolheu uma mulher, a advogada Grace Maria Fernandes Mendonça (foto) para o posto de procuradora Geral da União.


A Receita Federal conseguiu desarticular em Sáo Paulo,  uma quadrilha especializada em fraudar o Imposto de Renda. O grupo teria gerado um rombo de R$ 380 milhões em restituições indevidas.

Os bancários rejeitaram a proposta de reajuste salarial proposta pelos bancos, então, permanecerão em greve até a próxima terça-feira quando farão uma nova rodada de negociação.

























                                                                                               

                                                                                       










                                                                                         









                                                                               
                                                                                            



















                                                                                                    





                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário