sábado, 1 de outubro de 2016


Agradecimento

Meus amigos, minhas amigas:

A gente vai ficando idoso e vai ficando muito emotivo. Além dos telefonemas dos filhos e familiares, recebemos através do ~feice~ muitas mensagens da galera na passagem do meu aniversário, de sorte que, devido aos meus que fazeres e a obrigação de atualizar semanalmente ao blogger que mantenho, tornou-se impossível agradecer a cada um de per si. Sintam-se, todos abraçados e certos da minha gratidão.

      Datas
Inspirado nos clubes da capital do estado,era fundado na Cachoeira, em 26 de setembro de 1938, o Sport Club Victória, sendo constituída a seguinte diretoria:
Conselho Deliberativo
Augusto de Azevedo Luz (foto)                                       

Guena Melo
Laudelino dos Santos Melo
Conselho Administrativo
Presidente - João Vieira Lopes
Vice-dito - Francisco Andrade de Carvalho
Primeiro Secretario - Egberto Melo
Segundo Secretário - João Martins
Tesoureiro - Manoel Mateus Ferreira
Orador - Artur Nunes Marques
Diretor de Esporte - João Nunes
Comissão Fiscal
Antonio Ribeiro, Julião Gomes dos Santos e João Laudelino de Magalhães
Comissão Fiscal
Alberto Farias, Antonio Cerqueira e Humberto Barreto

Concebido pelo cachoeirano Antonio Carlos da Trindade Melo,de quem pouco se fala ultimamente, era inaugurado em 27 de setembro de 1891, o Asilo Filhas de Ana objetivando abrigar meninas órfãs.O Asilo, fundado há 125 anos passados, é atualmente  dirigido pelas Irmãs Sacramentinas e não mais atende ao projeto original de seu idealizador.

Há 58 anos passados, no dia 28 de setembro de 1958, o então prefeito da Cachoeira Stênio Burgos (foto), inaugurava na Praça Dr.Milton a herma em homenagem ao presidente Getúlio Vargas. Curiosamente a Cachoeira, terra de tantos filhos ilustres, continua tendo apenas aquele busto em via pública.

Em 29 de setembro de 1988, durante o governo Waldir Pires, a extinta EMATERBA desenvolvia diversos programas na Cachoeira: Perfuração de quatro poços artesianos com reservatórios.Centros Comunitários, Casa de Farinha mecanizada, três Lavanderias Comunitárias,  e duas embarcações para Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu.

O Interventor Federal na Bahia  durante a ditadura Vargas, Tenente Renato Pinto Aleixo (foto) visitava oficialmente a Cachoeira em 30 de setembro de 1943. O beija mão foi concorridíssimo.

Em 01 de outubro de 1872, a Irmandade e devotos de Nossa Senhora da Conceição dos Pobres reuniram-se e programaram como angariar recursos para a reedificação da pequena capela ainda existente na Pra;ca da Bandeira, no bairro do Caquende, na cidade da Cachoeira, na Bahia.
                                        
No dia 2 de outubro de 1822, o major José Antonio da Silva Castro (foto) , encaminhava ao Conselho Interino do Governo da Bahia, instalado na Cachoeira, solicitando tornar oficial o juramento á bandeira aos que se alistassem á tropa por ele comandada  e que era popularmente chamado de Batalhão dos Periquitos devido a cor do fardamento. O próprio José Antonio, que viria a ser avô do poeta Castro Alves por parte de mãe, ganhou o apelido de "Piriquitão".




    SUCESSÃO CACHOEIRANA


O primeiro turno das eleições municipais de amanhã, domingo, terá a participação de milhares de candidatos cujos registros foram negados ou cancelados pela Justiça Eleitoral e outros tantos disputando o plelto amparados em recursos que ainda serão julgados.
Há 34 anos passados, no ano de 1982, portanto, o então prefeito da Cachoeira, Ariston Mascarenhas (Ari Chambão) concluía o seu segundo mandato. Na cidade especulava-se quem seria candidato, ou melhor, quais seriam os candidatos. Falavam em Manoelzinho, Edgar Rocha, Dr.Pina, Adjarva, Geraldo Simões, Orlando Régis, Aurelino (Lelo), Benedito Luz, Salustiano (Salú) e até o deputado Raimundo Rocha Pires (Pirinho).
Em parceria com o saudoso amigo Francisco Elias (Chiquinho do Caixão), fiz circular uns versos de cordel. Poucos exemplares para que a curiosidade de aguce. Também é usada a linguagem simples do povo, sem preocupação que haja métrica, ou seja, os chamados ~versos de pé quebrado~. Outra coisa: versinhos de cordel abordando tema político tem de ser apócrifo, anônimo.
  Sigam-me os bons...

Ao raiar oitenta e dois,
Ano da eleição,
Já tem tanto candidato,
Que chega a fazer confusão,
Todos querem uma abertura,
Pra entrar na Prefeitura,
No lugar de seu Chambão.

Disseram que do INSS
Virá uma boa opção,
Um candidato tão forte
Que impressionará Chambão,
É o mano El Zinho, conhecido
Mesmo sem ter decidido,
É tido como um leão. 

O Chambão disse outro dia,
"Meu candidato eu escolho.
Eu só não quero Colírio,
Prefiro pimenta no olho,
Se não tiver outro jeito,
Indico para  prefeito,
O cabeça de repolho.

Falaram também num doutor,
Mas ele não diz, não opina,
Fica quietinho num canto,
Como quem se amofina,
Político ele não é,
Por isso não vai dar pé,
Só por intervenção divina.

É voz geral do povo,
Que o Iguape vai definir,
Botando o galo na rinha,
E a parada decidir,
Com pena, bico e espora,
"Quando chegar nossa hora,
Nós é que vamos sorrir".

De tant andar apressado,
Em busca de novo mandato,
O Vereador da Ebal
já fez "carlinho" no pé,
Mas não perdeu sua fé,
De se lan;car candidato.

Mais dia, menos dias,
Por certo vai acontecer,
No fundo de uma rural,
Um candidato nascer,
Mesmo com pouco respaldo,
Da galinha bebe o caldo,
Pois é vivo pra valer.

Batendo com os pés no chão,
Já quase desconsolado,
O dono daquela farmácia
Se mostra desanimado,
Dizendo assim tão sentido,
"Por que mudei de partido,
Onde estava registrado?"

"Se bem que tinha uma Rocha,
E até um paralelo
Mas pedra no meu caminho,
Eu arrebento no martelo,
Agora não tem mais jeito,
Até como vice-prefeito
Eu parto para o duelo".

Comentam que uma Luz.
que brilha no Capoeiruçu,
Vinha salvar Cachoeira,
Heroica do Paraguaçu,
Agradecendo a oferenda,
Pediu "que ninguém se ofenda,
Mas não quero esse mandu"

"Se vocês querem o lume,
Eu indico o "pireslampo",
Ele vive na cidade,
Mas gosta mesmo é do campo,
Estando certo da vitória,
Ele aceitará na hora,
Pra mim não será espanto".

Enquanto isso amigos,
A Oposição não existe,
A desorganização é tanta,
Que deixa qualquer um triste,
Nem Lula, Ulysses ou Brizola,
Ou qualquer da corriola,
Só se trouxer o Maciste.

A "saluvação" do PMDB,
Não passou de um boato,
O PT não tem ninguém,
Que seja um bom candidato.
PTB não existe,
E o eleitor fica triste,
Triste mesmo de fato.

E a confusão tá formada,
Com tanta briga e lambança,
Pois não é que já se fala,
Num ex-presidente da França?
Com candidatos a granel,
A prefeitura é de mel,
Pra neguinho encher a pança ?

Dos pretensos candidatos arrolados no  cordel, Geraldo se elegeu (1983/88) tendo como vice-prefeito Carlos Gomes (Carlinhos) e Salustiano, Salu (1989/82), tendo como vice, o doutor Pina.
A ilustração com alguns dos personagens foi feita por mim em edições várias do extinto jornal A ORDEM. Ariston Mascarenhas é o " Coringa". e os "Azes", pela ordem, Geraldo, Adjarva, Lelo e Salu.
O Túnel do Tempo nos leva hoje a uma rua que foi, nos tempos do transporte marítimo, uma das mais importantes e movimentadas da cidade. Batizada pelo povo como "Rua das Ganhadeiras", numa alusão ao movimento de prostitutas no local durante a noite, fooi oficialmente denominada de Rua 7 de Setembro, de acordo com a lei municipal do dia 17 de dezembro de 1890, isso mesmo, há 126 anos passados. Infelizmente o acervo arquitetônico do local quase foi totalmente destruído.


O Borracha Fraca que atende pelo nome de Almir Moreira, estava tomando umas cervejas num boteco quando dele se aproximaram duas prostitutas, Vandira Silva e Hildete Lara. Almir as convidou para irrem até um motel. Em lá chegando, as profissionais da saliência não conseguiram de jeito nenhum que o negócio funcionasse. Frustrado por não ter conseguido ereção, Almir despediu as garotas que começaram a reclamar e a exigir a grana. Foi uma discussão da zorra. As prostitutas desceram  a porrada no Borracha Fraca que sofreu várias faturas, enquanto elas foram atuadas em flagrante.


Aconteceu na cidade de Hermosillo, no México, durante uma despedida de solteira da noiva Emma Ayala. A hovem juntou suas melhores amigas e partiram para a gandaia. Emma estava vestida de branco, com véu de tule
 e uma guirlanda de flores na cabeça.                                                                            
O grupo começou a beber, Emma encheu a cara e resolveram partir para o deckj onde uma balada estava rolando solta. Foi então que Emma, animadíssima, ao encontrar um bonitão de bermudas, dançou, bebeu e partiu pra cima aos beijos calientes. 
As "amigas"filmaram tudo no celular e postaram na rede. O vacilo virou um fenômeno na Internet. O noivo, Pablo Torres Gandarra, forçado pela família, desmanchou o casamento, mas, passada uma semana. superado o trauma da chifrada, ele perdoou a moça e confirmou a nova data do casamento para o mês de abril do próximo ano.

Por falar em Internet, uma mulher publicou um vídeo em que ela ensina o filho de dois anos a fumar. V[a ser idiota assim na casa do cacete! 

O coitado de um turista norte-americano estava visitando o chamado Santuário em Ubud,na Indonésia, quando um casal de macacos resolveu fazer da cabeça dele um motel. A esposa dele que estva filmando, gritou:
- Ele estão transando em sua cabeça ! 
O cara os afugentou mas o apaixonado casal continuou na saliência mesmo no chão.

Um sujeito identificado como Márcio Ricardo da Silva, que trabalhava como palhaço em festas infantis, em Blumenau, Santa Catarina. está sendo procurado pela Polícia, acusado de estuprar dois adolescentes por cerca de um mês.
- Palhaço pedófilo vai pra cadeia?
- Vai, sim, senhor !

Dizendo que decreto proposto no Brasil, acabou com Mãos Limpas, na itália, o procurador geral da República, Rodrigo Janot disse que, anistia á caixa dois, não passa de tentativa de implodir a Lava-Jato.

Marcos Falcon,líder da Portela, casado com a porta-bandeira Selminha sorriso, da Beija Flor, é morto em Madureira. Marcos era candidato a Vereador e foi a décima sexta vítima nas eleições deste ano no Rio de Janeiro.

A fim de cumprir quatro mandados de prisão, a Polícia Civil do Rio prendeu os acusados de participarem de um roubo milionário de R$ 33 milhões que pertenciam ao empresário assassinado, Miguel Ângelo Santos Jacob. 

A professora Márcia Zaccarelli Bernaseti, suspeita de matar a filha recém-nascida, depois de ter traído o marido dela, Glaudson de Souza Costa, jura que não lembra mais de nada.
Glaudson  negou  que a filha era dele.

Nicolas Labre Pereira de Jesus, o traficante Fat Fami;y que ajudado por comparsas fugiu do Souza Aguar, teve o esconderijo localizado em São Gonçalo, Rio de Janeiro e levou chumbo, vai comer grama pela raiz.  

A Polícia Federal manda pra cadeia o ex-ministro Antonio Palocci, acusado de receber propina para favorecer a Construtora Odebrecht. Na conta de Palocci foram bloqueados R$ 61,7 milhões. O juiz Sérgio Moro ordena que a prisão seja por tempo indeterminado.

O brasileiro Pedro Miguel Gomez Freitas, acusado de ter cometido 18 assaltos contra comerciantes, na Itália, finalmente rodou, foi preso.


Nego do Borel, que está fazendo um sucesso danado no quadro Dança dos Famosos do Fautão, negou que esteja curtindo um romance com Thalita Zampirolli. Será?

A senadora Gleisi Hoffmann e seu esposo, o ex-ministro Paulo Bernardo, viram réus no Supremo Tribunal Federal.




Faleceu o empresário Sérgio Gomes da Silva (foto) que sofria de câncer.  "O Sombra"como era conhecido, era suspeito de participação na morte do prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel em 20 de janeiro de 2002.

Os dois irresponsáveis que atiraram u  rojão que atingiu e matou o cinegrafista da TV Badeirantes, Santiago Andrade, de acordo co  decisão do STJ, irão a júri popular.

Nasceu o primeiro bebê a partir de uma nova técnica de fertilização que usa material genético de três pessoas diferentes. Até agora, tal medida só foi aprovada no Reino Unido.

Na catedral de Guadalajara,em Jalisco no México, turista filma uma santa de corpo embalsamado que abriu os olhos!
Delmiro

Delmiro da Silva Soares, suspeito de esfaquear a mulher, Rosilângela, continua solto porque uma lei de imunidade maluca que impede que eleitores sejam presos 5 dias antes de votação.



Candidato á reeleição na capital baiana, Antônio Carlos Magalhães Neto, segundo pesquisas de intenção de votos, já alcançou a maioria dos  69% , portanto, não haverá segundo turno.


Um cientista britânico David Nutt, anda falando que criou um novo tipo de álcool sintético que permite que o sujeito encha a cara sem ter ressaca. A nova substância foi nominada de Alcosybth.

Uma história macabra: em São José do Rio Preto, interior de São Paulo,Hugo Imaizumi, brigado com a mulher, Juliana Paes, matou os dois filhos do casal e mandou as imagens gravadas para a sogra, depois tentou se matar mas já saiu da UTI.

Falando de sogra e genro, Cícero José de Souza foi preso por tentar matar a própria sogra (foto), dona Geni Moreira dos Santos, por causa de herança. O crime aconteceu na rua Pedro Ivo, no bairro Embaré.

O prefeito Rafael Greco, que lidera as pesquisas em Curitiba, provocou uma reação danada na Internet ao dizer a segiinte frase:
"Tentei carregar um pobre no meu carro e vomitei pelo cheiro!~
Já pensaram que sujeito merda mais nojento? Por falar em merda, ela é, no nosso idioma, uma palavra versátil. Vejamos:
Serve de indicação geográfica:
- Vá pra merda! e Onde fica essa merda?
Como sinônimo de covarde:
- Seu merda!
Como questionamento dirigido:
- Fez merda de novo, né?
Como indicador visual:
- Não tô enxergando merda nenhuma!
Como indicador de caminho a ser percorrido:
- Por que você não vai pra merda?
Como surpresa:
- Que merda é essa?
Como constatação da situação financeira do indivíduo:
- Ele está num merda...
Comentário depois do aniversário:
- Não ganhei merda de presente nenhum!
Como admiração:
- Puta merda !
Como indicador de espécie:
- O que esse merda pensa que é?
Indicador de continuidade:
- Na mesma merda de sempre!
Indicando desordem:
- Tá tudo uma merda!
Como alquimia:
- Tudo que ele toca vira uma merda!
Como resultado aplicativo:
- Deu merda!
Como análise esportiva:
- O Bahia e o Vitória não estão jogando merda nenhuma!
Como constatação negativa:
- Que merda!
Como indicador de rejeição:
- Amanhã teremos uma merda de uma eleição !
Para que você não eleja um merda como prefeito e que venha fazer um governo de merda, vote bem porque, depois, não adianta se queixar. Bom voto, galera. Bom final de semana.





                                                                         

                                                                                                                                            

                                                                             



                                                                       










































Nenhum comentário:

Postar um comentário