domingo, 30 de outubro de 2016



Datas
               
Sendo presidida pelo então prefeito sanfelixta, Umbelino Silva, representando o Interventor Federal na Bahia, General Juracy Magalhães era realizada em 24 de outubro de 1931, no palco do Cine Teatro Cachoeirano,(foto) a solenidade comemorativa pela passagem do primeiro aniversário da revolução chefiada por Getúlio Vargas que assumiu a presidência após depor Washington Luiz.
A solenidade contou também com as presenças do prefeito cachoeirano. Cândido Elpídio Vacarezza (foto), João Gualberto Soares, Dr.Arnaldo Silveira, Antônio Cabral, Heliodoro Borges e Silva, Nataniel Gonçalves, Mario Bitencourt, Tiro de Guerra, filarmônicas Lira Ceciliana, Minerva Cachoeirana e União Sanfelixta. O orador oficial da solenidade foi o jornalista Durval Cajazeira.
O colorario da festividade foi protagonizado pela cachoeirana Maria de Lourdes Duarte ao executar ao piano o "Hino João Pessoa"que foi aplaudido de pé.




No dia 25 de outubro de 1834, o conselho Municipal da Cachoeira reunia-se extraordinariamente a fim de tomar ciência do Ato Adicional que alterava a Constituição do Império,(foto) promulgada em 25 de março de 1824, ou seja, há dez anos passados.. 

As águas do rio Paraguaçu começam a invadir a parte baixa da cidade da Cachoeira. Éramos, então, no dia 26 de outubro de 1968.
Mesmo não alcançando grandes proporções, as cheias do rio Paraguaçu causavam prejuízos ás populações cachoeiranas e sanfelixtas.



Liderado pelo comerciante João Paulino Batista, a Guarda Noturna da Cachoeira voltava a atuar a partir de 27 de outubro de 1961. Tai uma iniciativa elogiosa e que merecia ser imitada no presente.


Falecia na capital do estado, em 28 de outubro de 1966, o professor Salvador da Rocha Passos. Foi ele, o grande batalhador para que a Cachoeira pudesse ter um colégio de segundo grau estadualizado, ou seja, gratuito. Vide,abaixo, data de 31 de outubro de 1951.
Por nossa iniciativa, quando aluno do antigo Ginásio, o Grêmio Estudantil passou a ser chamado de Grêmio Estudantil Professor Salvador da Rocha Passos (foto de um clichê)


Na tarde de 29 de outubro de 1964, as dependência do campo da Avenida Ubaldino de Assis, na Cachoeira, estavam cheias de esportista a fim de assistir o treino liderado por Herudilho Bastos, o saudoso Morenito. É que o Cruzeiro Cachoeirano, então filiado ao campeonato da vizinha cidade, disputaria no domingo, no Estádio Arlindo Rodrigues, o esperado encontro com o 2 de Julho, cujo treinador era o conhecido Acaçá.
Enfim, galera, no jogo a que nos aludimos, o Cruzeiro venceu a fortíssima equipe do 2 de Julho por 1 a 0, gol marcado pelo que se chamava na ocasião de   ponta de lança Luiz "Aranha" que aparece na foto ao  centro, ladeado por Badu e Hugo Mascarenhas.



Em 30 de outubro de 1976, era instalado na Praça da Aclamação número 6, o posto da Agencia do Funrural, encarregado de recolhimento das contribuições e seguridade rural.




No salão nobre do então Ginásio da Cachoeira era realizada em 31 de outubro de 1951, a solenidade de compra e lavratura da escritura da Chácara Pitanga, cujo objetivo era a ampliação da área objetivando aumentar a área do referido estabelecimento de ensino.
A reunião foi aberta pelo professor Salvador, diretor do Ginásio, que passou a direcâo para o doutor Artur Marques. Usaram da palavra na ocasião, o prefeito Francisco Andrade de Carvalho,(Francino) João Nascimento Falcão e, por ultimo, o deputado Augusto Publio Pereira.

PESQUISA HISTORICA
  Os nazistas entre nós 
                                                           

Em 1930 o éramos 30 milhões de brasileiros, dessa população, 87 mil eram imigrantes alemães. O Sul do Brasil abrigava o maior grupo e o mais ligado ao governo nazista germânico, a ponto do enviado por Hitler ao Brasil, Scmidt Elskep ter enviado a seguinte mensagem:
" Em nenhum lugar nas terras do além-mar vivem alemães e descendentes em tal  número em colônias fechadas como no sul do Brasil"
Na Bahia, notadamente na capital do estado, Salvador, existia a Associação Alemã Germânica que festejava tradições brasileiras como a chegada da Primavera, o Carnaval e o S.João, além de promoverem chás dançantes, exposições, como a que realizaram na cidade de São Félix,(foto mais abaixo), apresentações de artistas clássicos e competições no seus ginásio esportivo. O jornal " Diãrio de Notícias" de Salvador fazia a propaganda nazista de forma direta.



A bem da verdade, o mundo inteiro estava fascinado por Adolfo Hitler, sobretudo após as Olimpíadas realizadas na Alemanha. Hitler foi, inclusive, escolhido pela mais importante revista dos Estados Unidos (foto) como personalidade do ano. Estávamos no limiar dos anos 30.
Maragojipe, São Félix e Cachoeira.
A convivência entre os patrões de nacionalidade germânica, seus descendentes e empregados era pacífica nas comunidades de Maragijipe, São Félix e Cachoeira, mesmo depois do início  da Segunda Guerra, mas, com a entrada do Brasil no conflito as coisas começaram a azedar de forma velada. 
Quanto à declaração do Brasil para entrar na guerra, segundo pesquisadores, é que Natal, capital do  Rio Grande do Norte passou a ser importante para os voos com destino à África,porque os aviões antigos não tinham a autonomia de voo dos aviões modernos. O presidente dos Estados Unidos,Franklin Roosevelt veio ao Brasil encontrar-se com Getúlio Vargas (foto). Forjou-se o bombardeamento dos navios brasileiros, o despreparado Exército Nacional foi para a Itália e o Brasil teve financiado a tão sonhada Siderúrgica Nacional
Fui amigo de Coquito, a quem chamava de 61 (seu número de guerra), os Vavás Chorão e Vela Acesa e Valter de Gegeu, que retornou ao Brasil com uma neurose de guerra, todos cachoeiranos. Todos eles me disseram que desde o treinamento em Feira de Santana  a precariedade era enorme,não havia armamento, os soldados treinavam com cabo de vassoura! Na Europa, não morreram congelados porque o general dos Estados Unidos forneceu agasalhos.                            


MEMORIALISTAS

O maragojipano Osvaldo Sá, jornalista e poeta, e o cachoeirano Francisco José de Mello, historiador e poeta, foram testemunhas oculares daquele tempos.
Tive a felicidade de ser amigo dos dois.
Segundo Osvaldo Sã (foto), na Terra das Palmeiras tudo transcorreu dentro da normalidade.  No seu livro " Tempos de Maragojipe" ( Editora Multpress - 1992) o poeta lembrou no capítulo a que deu o nome de " Memorial do Charuto"  que, " durante as guerras com Alemanha, a empresa encontrou dificuldades em exportação de fumo de Sumatra e Havana, para capas finas. Na segunda deflagração, a Suerdieck estocou grande quantidade em frigoríficos a fim de atender à copiosa freguesia.
No capítulo " Dias de Vitória", Osvaldo Sá relembra dos últimos dias de abril e, sobremodo os de maio de 1945, quando os maragojipanos realizaram " manifestações belas e magníficas" nada relatando sobre conflitos:
" Quando a voz dos rádios, entusiástica, anunciava o avanço das tropas libertadoras, subjugando os bárbaros modernos, o povo saía à rua, não se continha, abandonava os locais de trabalho, até mesmo os das fábricas de charutos, operários, artesãos, funcionários públicos, comerciários, e a multidão percorria quase toda a cidade, às vezes com música, a desfraldar as bandeiras do Brasil, da França, da Bélgica, da União Sovi´detica, dos Estados Unidos aclamando a democracia! Via-se  apoteótica a manifestação, em regozijo pela volta da Paz e, mais que isso, pela derrocada do infame nazi-fascismo" .
Francisco José de Mello, o Chiquinho Mello, (foto) no seu " História da Cidade da Cachoeira" - Editora Gráfica Radami - 2001),
 no capítulo " O Desenvolvimento Industrial" , escreveu:
" No final do século vinte, funcionavam a fábrica de charutos Poker, na ladeeira da cadeia, hoje Benjamin Constant, e a fábrica de charutos Bernardo Rodemburg, situada no prédio número 13 da Rua 13 de Maio. Ambas dedicavam-se à fabricação 
de charutos e cigarrilhas" .

Chiquinho se reporta ao final da Segunda Guerra no seu livro " Coquetel Literário" da mesma Editora Radami - ano de 2003
Era manhã de maio de 1945.  Ao ser anunciada pelo rádio o rendimento incondicional da Alemanha, " uma massa compacta ía crescendo, se avolumando, e todos de braços dados, vibrando irmanados, continuavam cantando".  E ele próprio, " sentindo-se contagiado pelo entusiasmo de todos, saí, também" .
Então meus amigos, com aquele clima patriótico, de repente, no meio da multidão, ouviu-se uma voz possante clamando por vingança:
" Vamos contra o traidor da pátria!" 
Partiram todos, então, para a Pitanga, local que todos sabiam pertencer ao " traidor da pátria". Em lá chegando, todos da casa haviam fugido mas a casa e todos os pertences foram totalmente destruídos. 
Segundo Chiquinho, o líder do movimento foi o estivador conhecido pela alcunha de " Casaca Vermelha", apelido que ganhou naturalmente pelos ideais comunistas. A multidão se propôs a pegar o gerente da Suerdieck e partiram para o Monte,mas  também não o encontraram. Foi voz corrente na cidade que Waldo Azevedo foi quem deu cobertura. Eu também era amigo de Waldo, muito conversamos sobre futebol e coisas que tais. Certa feita provoquei falar do assunto, da atitude corajosa daquele momento de enfrentamento e ele simplesmente desconversou, limitou-se a sorrir.
Eu era um menino de menos de cinco anos de idade mas lembro-me perfeitamente de também ter corrido pra janela a fim de ver aquela multidão furiosa. Do sobrado onde morou a família de Carlos Cerqueira (quando eu morava na Cachoeira era da família do doutor Maturino), surgiram algumas pessoas enroladas na bandeira brasileira. Acredito que um deles foi o João Todt, depois naturalizado brasileiro e chegou a ser vereador municipal em 1958.
Ainda sobre aquela passeata, Chiquinha escreveu que, " na vizinha São Félix, outro grupo fazia caçada ao espanhol Daniel Fernandes, que tomava parte nas cervejadas dos alemães da Danemann quando algum navio brasileiro era torpedeado"  E agora o mais incrível: " no Clube Alemão (depois Atlética de S. Félix), quebraram tudo até o piano que foi jogado pela janela do clube" 
Na foto abaixo, datada de fevereiro de 1930, quando da inauguração da iluminação pública da Cachoeira, conseguimos vislumbrar um detalhe curiosíssimo: a suástica aparece colada numa bomba de gasolina logo atrás de um senhor de terno e chapéu de palhinha, ao centro.



Hoje, em algumas cidades brasileiras estão sendo realizadas as eleições de segundo turno. No primeiro, a ex-presidente Dilma Rousseff ainda se arriscou a sair às ruas e pedir votos para alguns candidatos. Todos perderam!  O presidente Michael Temer ficou na dele.


Com mais de cinco metros de comprimento, um crocodilho do Rio Adelaide, no Parque Nacional Kakadu, na Austrália, chocou os turistas ao derrotar e devorar um tubarão. Uma cena impressionante.



A pequena Lynlee Boemer, dos Estados Unidos, nasceu prematuramente quando estava na vigésima quarta semana. O feto foi retirado do útero da mãe dela, Margaret Boemer (foto) para ser submetido a uma cirurgia em hospital de Houston. A criança tinha um tumor que precisava ser removido. Após o procedimento, Lynlee voltou para a barriga. Agora ela nasceu pra valer, ou seja, nasceu duas vezes!


O cantor e compositor baiano Gilberto Gil, teve alta do hospital Sírio libanês, em São Paulo onde esteve internado.  Ele postou uma foto no listagram e escreveu: " Voltando para casa e domingo tem a última apresentação de # DoisAmigosUmSéculoDeMúsica no Rio. Aquele abraço pra todo mundo e axe! "


Em reação á  operação que prendeu quatro policiais legislativos acusados de tentar atrapalhar a operação Lava Jato, o presidente do Senado, Renan Calheiros (foto) disse que a operação foi autorizada "por um  juizeco"e o ministro da justiça de "chefete de polícia"
A reação da presidente do STF, Cármen Lúcia  foi imediata dizendo ser "inadimissível" e que "todas as vezes que um juiz é agredido, eu e cada um de nós, juizes,é agredido.
                                                                                        Entidades que representam os juízes federais e os procuradores da República repudiaram a entrevista do presidente do Senado.



A "briga"entre o presidente do Senado e o Judiciário, se fosse mesmo levado adiante, poderia se Renan cumprisse a ameaça de colocar em votação e acabar com uma vergonhoso benefício do Poder Judiciário que é a punição máxima que é a aposentadoria compulsória para quem comete irregularidades.
Enfim, antes do pior, o presidente Temer conseguiu reunir os três poderes e Renan até elogiou Cármen Lúcia "pelo caráter"



De vez em quando surge uma novidade. Um estudo científico  realizado pela Universidade d Stirling, da Escócia, afirma que o ato de cabecear a bola no futebol impacta significativamente as funções cerebrais. 
O pessoal da minha geração sabia da existência de um jogador chamado Baltazar (foto) do Corinthians e da seleção brasileira que se destacava por fazer gols... de cabeça ! 




Eu sou testemunha de um zagueiro do Botafogo Cachoeirano apelidado de Região. Várias vezes eu o vi cabeceando uma bola de sinuca do bar Night And Day.


Os artistas de hoje em dia utilizam-se de vários e manjados truquess a fim de se manterem na chamada mídia. De vez em quando uma é flagrada numa praia deserta completamente nua, outra anunciando o noivado ou casamento com um jogador de futebol endinheirado, outra revelando que é gay...A cantora Anitta, que é uma moça bonita, recolveu siliconar os seus lábios. O que é que vocês acharam?


O futebol mundial e brasileiro perdeu na última terça-feira, o ex-jogador e atual comentarista Carlos Alberto Torres, vitimado por um enfarte fulminante. Ele estava em sua casa, no Rio, sentado fazendo palavras cruzadas quando de repente começou a passar mal. Levado ás pressas já chegou sem vida.
Carlos Alberto começou a sua carreira na base do Fluminense, depois jogou no Santos, Botafogo, Flamengo e New York Cosmos, além da seleção tricampeã de 70, quando ele fez o gol antológico no jogo final contra a Itália (foto) e, na qualidade de capitão da equipe, ergueu a taça (foto)


O corpo do "Capita" - como era carinhosamente chamado - , foi sepultado no cemitério de Irajá, Zona Norte do Rio, com o acompanhamento digno dos maiores ídolos.Os jornais do mundo inteiro deram destaque ao acontecimento, o prefeito Eduardo Paes, através decreto, denominou de Praça Carlos Alberto Torres a então praça do Trem, que fica localizada nas imediações do Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Engenho de Dentro.



Manhã de quarta-feira. Daniel Mangueira Correia, de apenas 18 anos, entrou pela frente do ônibus da linha 493 (Nova Iguaçu - Central) . Ele estava visivelmente alterado quando passavam na altura do Complexo da Maré, portando uma metralhadora, anunciou o assalto. Um homem não identificado sacou da arma e consdeguiu acertar em cheio o assaltante que morreu na hora, A arma do assaltante, - viu-se depois - , estava sem munição.




Ainda falando de assalto, um aadolescente de 14 anos e um menino de apenas 9, foram apreendidos pela Polícia Militar depois que assaltaram uma loja utilizando armas de brinquedo, em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo.

Uma pobre velhinha de 72 anos foi salva pelo gongo quando ía ser estuprada pelo próprio sobrinho, em Muriaé, Minas Gerais. Alegando que queria tomar um banho, o mau caráter teve acesso a casa e avançou em cima da tia. Ao ouvir os gritos tão aflitos da velhinha, os vizinhos entraram na casa e encontraram o cara empunhando uma faca e com o órgão genital pra fora da calça. Levou umas porradas e foi entregue á polícia. Bem feito!


Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela polícia do Estado de Tocantins por ter matado um cachorro a tiros. O animal pertencia a um vizinho. 
Segundo disse o perverso tentando justificar o ato covarde, ele "perdeu a cabeça" quando viu o cachorro correndo com um pedaço de carne que ele tinha colocado em uma vasilha para descongelar.



No Kuwait, um papagaio fofoqueiro foi o responsável pelo fim de um casamento. A dona da ave, desconfiava  que o marido estava "pegando"a empregada deles. Teve certeza quando o papagaio começou a chiar, a dizer frases tórridas que ela própria há muito não ouvia. Propôs divórcio. Adultério por lá dá prisão ou trabalho forçado. A sua testemunha era exatamente o papagaio mas a Justiça não aceitou.




O empresário Mariano Marcondes Ferraz ,(foto) vinculado aos grupos Trafigura e Decal, foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo quando pretendia viajar para Londres. Ele é suspeito de pagar propina a ex-diretor da Petrobras.




O juiz Vallisney de Souza Oliveira,foto)  da Décima Vara Federal de Brasília, aacolheu a denúncia contra o ex-deputado Eduardo Cunha, o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e o operador Lúcio Bolonha Funaro.
"
O Supremo Tribunal Federal rejeitou a "desaposentação" tão sonhada pelo trabalhador que voltou a trabalhar depois de aposentado e contribuía normalmente para a Previdência, ou seja,sem qualquer benefício. Já que não tem direito, salvo melhor juízo, por que não devolver então o que foi arrecadado?





Agora mais uma notícia ruím pra todo o mundo. A luz ficará mais cara a partir de novembro, a bandeira amarela custará R$ 1,50 para cada 100 Wh. A alegação é a falta de chuvas no Nordeste



Francisco Barros de Souza (foto), foi preso na cidade de Buriti dos Lopes, no Piaui, quando violava sexualmente uma bezerra. Para azar do tarado zoófilo é que o dono da pobre bezerra deu o flagra, prendeu o sujeito numa árvore até a chegada da polícia.

E para finalizar a postagem desta semana, vamos falar de um vídeo que foi assistido que foi assistido por mais de 9 milhões de pessoas. O noivo, Diogo Bolant, se ajoelha diante de Isadora, filha da sua noiva, Nicole e diz:
- Quero te perguntar uma coisa. Você aceita ser minha filha para sempre?
Coisa linda não é mesmo? Uma semana abençoada para todos.




                                                                                           


                                          


                                                                                                                        

























                                                                                                     









































Nenhum comentário:

Postar um comentário