sábado, 31 de dezembro de 2016



         DATAS

Na manhã  do primeiro dia do ano de 1871, os cachoeiranos foram surpreendidos com a notícia logo verificada como verdadeira, do arrombamento do portão principal da cadeia pública, que funcionava na parte térrea da casa de Câmara e Cadeia, hoje , apenas, Câmara de Vereadores (foto)

Na narrativa de Aristides Augusto Milton, nas suas "Efemérides Cachoeiranas", existiam nove presos, oito evadiram-se e apenas um ficou! É pena que não ficamos sabendo o nome dele.
Dos oito que se mandaram, um deles aten dia pelo nome de João Evangelista da Silva, mais conhecido como João Paulo, " condenado à pena de galés perpétuas, pelo crime de tentativa de morte praticado à pessoa do doutor Pedro Moniz Barreto de Aragão, depois Barão do rio de Contas".
As autoridades policiais foram informadas de que o tal de João Evangelista encontrava-se em santiago do Iguape, onde efetivamente o fugitivo foi preso.



No dia 2 de janeiro de 1971, há 46 anos passados, portanto, a cidade da Cachoeira recebia a visita do ministro do Planejamento João Paulo Reis Veloso (foto). A visita do ministro não era oficial, ele estava de férias em Salvador mas havia programado uma visita à Heroica Cidade, informado por alguns membros da Academia Brasileira de Letras que vieram para a inauguração do Museu das Alfaias e Pousada do Carmo, obras do então governador Luiz Viana                                                                                  
Sabedores de tão honrosa visita, estiveram presentes no escritório da Iphan, na praça da Aclamação, o prefeito Julião Gomes dos Santos, o Monsenhor Fernando Carneiro, os vereadores Ariston Mascarenhas, Geraldo Simões e Antônio Moraes Ribeiro, os senhores Dalmo Cruz, Roberto Pinho e o blogueiro que vos fala, Erivaldo Brito e a filarmônica Minerva Cachoeirana.
Dias depois da visita do ministro, a cachoeira foi elevada aos fôros de CIDADE MONUMENTO NACIONAL, cujos benefícios não se tornaram efetivos por absoluta falta de projetos técnicos.



No dia  3 de janeiro de 1839, os cachoeiranos acorreram até o cais do porto a fim de verem a barca a vapor Catarina Paraguaçu. 

Em 4 de janeiro de 1838, a tropa comandada pelo coronel Rodrigo Brandão (que é retratado pelo pintor Parreiras montado num cavalo branco, a esquerda),chegava a Feira de santana mas não encontrou qualquer resistência por parte dos que pretendiam apoiar e aclamar João Carneiro da Silva Rego, do movimento que passou para a história como Sabinada, como chefe de governo.

Devido a um erro de operacionalidade da barragem de Pedra do Cavalo, São Félix e Cachoeira sofreram com uma cheia do rio Paraguaçu não prevista, em 5 de janeiro de 1990.  Os prejuízos e perdas materiais foram enormes (foto).

Dentre as perdas que muito lamentamos, a coleção de muitos anos do semanário A Cachoeira, guardada por Felisberto Gomes, - Briô - (foto) simplesmente virou lama! Perda irreparável para a memória da cidade.


Segundo Briô me contou certa vez, o seu mestre na tipografia foi o meu pai, Antônio Loureiro de Brito - Jessé - (foto) que juntamente com Stelito Nazaré, Landinho Chagas e Sapucaia Sobrinho trabalhavam nas oficinas do referido jornal.
Sapucaia Sobrinho é o autor da letra da Jaculatória à Virgem do Rosário.


De conformidade com as leis da época, em 6 de janeiro de 1877, foram registrados 16.307 escravos em terras cachoeiranas.

Em 7 de janeiro de 1698, a próspera freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, era. elevada aos foros de Vila, em solenidade presidida pelo desembargador Estevam Ferraz de Campos. 
Acima desenho aquarelado da então Vila da Cachoeira, inserida no livro de Joaquim Amorim de Castro intitulado  "Memória sobre as espécies de Tabaco" 
    

Temporais, raios e trovões     

O Brasil é tido pelos especialistas como o país de maior incidência de temporais com descargas elétricas que além de prejuízo material, tem ceifado muitas vidas.
Quando eu morava na Vila residencial da Desenvale, na aprazível cidade serrana de Muritiba,desabou um temporal e um raio, com um estrondo colossal,caiu na quadra nove, e colocou de raiz pra cima uma jaqueira enorme. Vários aparelhos eletrodomésticos se queimaram, mesmo não estando ligados. A voz geral era que todos iriam ingressar em juízo com pedido de  indenização à Coelba, companhia de energia elétrica da Bahia. Não me consta que alguém chegou a receber total ou parte do prejuízo.
Quando ainda não havia para-raios, por volta das 16 horas do dia 4 de janeiro de 1836, um temporal desabou de repente, e que foi passado de geração em geração. 
Segundo Milton, um raio atingiu a torre da igreja de N.S. da Conceição do Monte (inclusive contavam lá em casa que o sino desceu ladeira abaixo), o outro em uma rua, outro na praça da Aclamação e outro em São Félix, sem maiores danos.
Um raio que caiu no centro da então Vila da Cachoeira, foi de tamanho impacto que o local passou a ser chamado de "Rua da Faísca", atual Coronel Garcia.



                                                                                                   
PIONEIRO

          José Pereira Rebouças 

Se você pedir a algum maragojipano para  citar  o nome de um músico, muitos citarão Edil Pacheco, os mais antigos por certo lembrarão do maestro Heráclito Guerreiro (foto), porém, o maior de todos, se bem não se conheçam hoje a sua produção musical, é José Pereira Rebouças, tio do notáveis engenheiros cachoeiranos Antônio e André Rebouças.
José era um músico de tantas qualidades que foi o primeiro baiano a ir para a Europa em 2 de janeiro de 1789 especializar-se em música.
Em 1822, vamos encontrá-lo juntamente com o seu irmão,Antônio Pereira Rebouças , tambpem nascido na Vila de Maragojipe, nas lutas pela emancipação do Brasil, na então vila da Cachoeira.
Antônio redigiu a ata histórica do 25 de Junho e José ficou encarregado de cuidar do armazém chamado de "provisão de guerra"


PESQUISA HISTóRICA

                  Isabel a Redentora

Dona Isabel Cristina, a princesa brasileira, embora jamais vivesse um conto de fadas, teve o seu nome ligado à história por ter assinado a "Lei Áurea" que determinou o fim do elemento servil em nosso país, e, endeusada pelos nossos avós de origem africana em cujas residências possuíam retratos e inclusive acendiam velas, passaram a chamá-la de "Redentora"


Ela era uma mulher católica praticante. Em Petrópolis, onde a família imperial veraneava, não raro ela estava de vassoura em punho varrendo a igrejinha local, no entanto, seguia as normas sociais do seu tempo.
O jornal O Pharol (O Farol), em sua edição de 5 de junho de 1888, escreveu que, "a Princesa faz o que o marido (ambos na foto) quer e não o que é desejo do povo!" 
Nos anais da história da cidade baiana da Cachoeira, na Bahia, foram registradas as visitas oficiais de D.Pedro i e d.Pedro II, avô e pai da princesa Isabel. Ela, em viagem de lua de mel, em viagem para a Europa, em outubro de 1864, o navio fez escala em Salvador e no Recife, quando  ela escreveu ao pai:
"Fomos, tanto aqui como na Bahia, muito bem  e entusiasticamente recebidos".
Realmente os brasileiros eram fascinados pela sua princesa, mesmo depois da proclamação da República ela aparecia nas cedulas conforme abaixo.

Já ouvi alguém falar de que ela e o marido, Luiz Filipe Maria Fernando Gastão de Orleans,o Conde d'Eu estiveram na Cachoeira no dia da inauguração da ponte em 7 de julho de 1885. Nada li a respeito, quer dos renomados historiadores que se ocuparam em escrever sobre a Cachoeira, ou nas centenas de jornais cachoeiranos e sanfelixtas. Acredito  que tudo não passa de invencionice,  O marido dela, sim, esteve na Cachoeira em 5 de setembro de 1889, e teve acolhida calorosa preparada pelo Partido Liberal, ficando hospedado na mesma casa em que estava o primeiro governador do estado da Bahia, Vitorino Pereira.(foto)
                                                                                                                                                                                                       
Na foto abaixo, a princesa Isabel é fotografada ao lado da família antes da partida para o exílio após a proclamação da República.



                                                           


Na cidade alemã de Augsbyrg, no Sul do país, is moradores passaram o dia do Natal tentando remover uma bomba britânica da Segunda guerra Mundial. O artefato bélico foi descoberto após a escavação para uma obra.

Levantamento feito por jornalistas de O Globo, indicam que  que em dois meses deste ano (setembro e outubro), o ex-presidente Lula (foto) gastou com combustível 11 vezes mais do que Dilma e 8 vezes mais do que fernando Henrique. Lula e equipe percorreram cerca de 240 km por dia.
Por falar em Lula, o PT pretende anunciar a sua candidatura na convenção de março do próximo ano.

O estado da Bahia é o campeão de abate clandestino e venda de carne bovina sem controle sanitário algum. Na minha terra natal, Cachoeira, e enquanto eu morava em Muritiba, reclamava sempre do transporte em carroças abertas,e,nos açougues as carnes expostas e jogadas no chão dos boxes dos mercados. Ainda é assim? 




Um avião militar russo com 92 pessoas a bordo caiu no mar Negro, logo após decolar. O governo russo descartou qualquer reação terrorista na queda da aeronave. 



Um grupo de 19 brasileiros que tentavam entrar clandestinamente nos Estados Unidos está desaparecido, sem dar notícias, desde o mês de novembro passado. Eles teriam deixado as Bahamas e tentado fazer uma travessia de barco em direção a Miami. Na foto, um dos desaparecidos.



Walter Casagrande, atual comentarista de futebol e a cantora e hoje pastora Baby Consuelo estão se namorando. A pastora Baby disse a um repórter que, "desde que fundou a igreja, há 18 anos passados, ela optou por não fazer sexo, até encontrar o homem de sua vida".
Casagrande disse que, "a opção dela é uma coisa linda!"
Casagrande está frequentando o culto com a namorada.

Francis Ruth Ibarra Ramirez e Emmanuel Delani Valdés, (foto) da cidade mexicana de Leon, começaram o namoro através de um aplicativo  De repente a moça não deu mais notícias o que preocupou familiares e amigos  que deram incessantes buscas pela cidade. Ao acessarem as mensagens no celular da moça, descobriram a ligação com o tal de Emmanuel que ao ser localizado, encontraram restos mortais de Francis em sua casa. O monstro a matou e jogou o seu corpo num tanque cheio de ácido. Às autoridades policiais, ele confessou que ela não quis fazer sexo com ele.



No Brasil o caso que chocou a opinião pública foi o assassinato  da gestante Rayanne Christini Costa (foto) que foi atraída  com uma suposta ajuda de Thiná Slva Pinto e seu esposo, Fábio Luiz Souza Lima. Thiná não podia ter filho, então, ela e o esposo tentaram fazer uma cesariana em Rayanne que ao morrer, teve o corpo carbonizado.

Em Goiânia, foram presos  quatro suspeitos de terem assassinados o vigilante Rosimar  Souza. Entre os detidos está a professora Simone Faria,(foto)  ex-mulher de Rosimar, acusada de ser a mandante do assassinato.





Todo mundo viu pela televisão o brutal espancamento (foto) que sofreu o ambulante Luis Carlos Ruas, o Índio, que foi em socorro de um morador de rua, homossexual que reclamou de Alípio Rogério e Ricardo Nascimento estarem fazendo xixi em plena via pública.



Graças ao circuito interno da estação do Metrô de São Paulo, o bandidos (foto)  foram identificados e presos pela polícia.





O astro pop, George Michael (foto), um dos maiores vendedores de disco da história, ao longo de sua carreira vendeu mais de 100 milhões de cópias, faleceu de insuficiência cardíaca.





Vinte bandidos fortemente armados, explodiram um carro-forte em Itaguaçu, na Bahia. Os bandidos não levaram nada porque houve reação dos seguranças.





A polícia de Cheyenne, em Wyomin, nos Estados Unidos, o ladrão da foto, Zachery Munoz foi identificado e preso graças a um teste de DNA deixado num pedaço de sanduíche jogado na lixeira. Ele é acusado de ter roubado equipamentos eletrônicos de uma empresa.

Está bombando nas redes o vídeo de uma mulher de nádegas de fazer inveja e que, de repente, ao dançar numa boate, seu truque foi revelado: ela usava um enchimento que a tornava "gostosa". rsrs.






O músico britânico Steve Ludwwin,(foto)  cria em seu apartamento 17 cobras, sendo que 15 delas são venenosas. è que o doidão, há 30 anos, injeta veneno no próprio corpo, segundo ele "para melhorar a saúde". 




Morre aos 60 anos, em Los Ãngeles, nos Estados Unidos, a atriz Carie Fisher, a Princesa Leia da saga "Star Wars.

Um dia depois, quem veio a falereynolds,aos 84 anos. cer foi a mãe de Carie, a não menos famosa atriz Debbie Reynolds, que sofreu um AVC. 
Dentre os sucessos de Debbie, figura o musical "Cantando na Chuva".

A Justiça argentina,pela primeira vez na história daquele país, abriu um inquérito contra a ex-presidente Cristina kirchner por suposto favorecimento a empresários em con cessão de obras públicas. Como diz um velho ditado: quem dá papa a criança...



O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Jonas Lopes de Carvalho (foto), citado por executivos da Andrade Gutierrez na delação premiada, licenciou-se do cargo por três meses.





Paris, a capital da França sofre com a quantidade de ratos que infestam a cidade, mas nem todos querem o fim deles.  O mais incrível é que, dezessete mil pessoas assinaram um manifesto em defesa dos roedores.


Diziam os antigos que em briga de marido e mulher, ninguém deve meter a colher. Porém, galera, um casal iniciou uma briga e o piloto teve de fazer um pouso forçado, porque alguns tripulantes começaram a se envolver no rolo. O casal foi retirado da aeronave e os outros 300 passageiros tiveram  de ser levados para hotéis e só puderam embarcar no dia seguinte

Vinte e seis mulheres podem ter sido vitimas de um erro do hospital Universitário de Uttrecht, na Holanda, que realiza a técnica de fecundação in vitro. Pode ter ocorrido erro com o espermatozoide de outro homem que não é o pai previsto.
Metade das mulheres já deram a luz. Já pensaram a confusão ? 



O prefeito de São Gonçalo RJ, Neilton Mulim (foto), teve sua prisão decretada pela Justiça pelo crime de desobediência judicial de pagar os salários dos funcionários do município.


Em Jutaí, no Amazonas, manifestaantes revoltados incendiaram a casa da prefeita Marlene Gonçalves  que não estava na cidade na hora do rolo. 
Os manifestantes cobravam salários atraxados há tres meses.


Uma criança de apenas 5 anos, em Juazeiro, na Bahia, sofreu queimaduras por todo o corpo devido a uma sopa quente que se derramou no corpinho dela.  Os enfermeiros do hospital (foto) não engoliu a história de que a criança se queimou sozinha, conforme versão da mãe dela e encaminhou o caso ao Conselho Tutelar. que está apurando o caso.

Nas proximidade da cidade de Poções, na Bahia, ônibus que saiu da cidade de Arcoverde (PE_ com destino a São Paulo, capota e mata sete pessoas, dentre elas uma criança de seis anos.


 Na Holanda a jovem Hannah Simpson queria ganhar de presente um pônei e ganhou uma vaca! Pois bem: ela  ganhou fama nas redes sociais ao saltar obstáculos com a sua vaca de estimação. Jamais ouvi falar de algo igual.
Na Terra das Palmeiras, Maragojipe, na Bahia, devido o terreno de massapê, a montaria preferida é o boi que circulam livremente nas feiras livres mas não pulam obstáculos.


O jornais do mundo inteiro divulgaram a morte no rio de Janeiro do diplomata grego. As imagens de câmaras de segurança mostram um PM, amante da esposa do embaixador carregando um volume que eria o corpo de uma residência para o carro.
Na foto, a esposa, a brasileira Françoise e o embaixador Kyriakos Amiridis. O caso vai render.



O jovem universitário Kyle Thomson, (foto) treinando numa academia levabtabdo peso, morreu ao levantar 149 kg, A barra escorregou e caiu sobre o pescoço do infortunado fortão.

Em Trancoso, na Bahia, o ator Caio Castro está sendo acusado de ter agredido o fotógrafo André Ligeiro da Agencia Brazil News. Ligeiro não foi tão rápido como o seu sobrenome sugere, conforme podemos ver na foto.




As gêmeas autralianas Anna e Lucy DeCinque, namoram há cinco anos com o eletricista Ben Byrne (vide fot dos três). Elas se dizem apaixonadas e estão querendo casar com ele, inclusive romaram conhecimento de que, em Tucson, nos estados Unidos, o relacionamento poderá ser regularizado.


A frase mais ouvida no ano que se encerra, partiu dos envolvidos em corrupção que "repudiam veementemente" as acusações das delações premiadas e que não passam de "meras ilações".
Na realidade, quem repudia veementemente somos nós, povo brasileiro. Eles podem estar certos de que, como diz o velho adágio, a Justiça tarda mas não falta. Eu ainda confio nisso.


O estado do Rio de Janeiro, juntamente com Minas Gerais são considerados os maiores devedores da União, que estão praticamente falidos.
Então, galera, o ICMS do Rio vai aumentar e o governador Pezão (foto) vetou... o corte do seu salário!
Francamente, galera: tem hora que eu penso que os políticos de todos os partidos, estão querendo um enfrentamento com a tolerante população brasileira.


O presidente Temer anunciou mais uma reforma: a tributária. em meio a tantss "reformas" que não saem do papel, a dura realidade é que temos em 2016, mais de 1 milhão de desempregados.
A crise do mercado de trabalho, segundo especialistas, deverá prosseguir em 2017 com muito mais gente em busca de uma vaga.

 Era costume na minha terra desejar um Ano Bom para quem a gente encontrasse. O ano de 2016 foi um ano muito bom, para a Lava-Jato: 24 presos, 120 condenados, 71 acordos, r4 6,4 bilhões em propina descobertos pela Polícia Federal e 37 operações. O desempenho de 2017, será, mercê de Deus, muito superior.

     



O ano de 2017 será sem dúvida muito movimentado. Teremos a eleição para o comando do Congresso, a coesão da base e apoio dos tucanos, a grande turbulência na Lava-Jato, a incerteza da cassação da chapa Dilma-Temer, as medidas a serem tomadas contra a crise econômica,e,finalmente, os riscos da impopularidade de Temer.
Bem,galera, irei me preparar para a ceia da família. Como disse antes, não irei até as areias de Copacabana, não estou disposto a enfrentar balbúrdias. Como diria o presidente GTemer, utilizar-me-ei do fuso horário entre o Rio de Janeiro e a minha Bahia, devido ao Horário de Verão e assistirei a virada do ano pela televisão.











                                                                                   
                                                                                                            


                                                                                   

                                                                            
                                                                                  



                                                                                

                                                                                              












                                                                                                                              
                                                                                           


                                                                                             
















Para o show da virada do ano, já circulam na cidade do Rio de Janeiro centenas de turistas que movimentarão cerca de R$ 2,2 bilhões. 
A praia de Copacabana já está lotada, faz um calorão do cacete e não haverá chuva na virada  Este ano não irei lá. Favorecido pelo  Horário de Verão, depois da ceia com os familiares daqui, ligarei a televisão e vou curtir o Réveillon da minha Bahia.




.




                                                                                                            






                                                                                        



















Nenhum comentário:

Postar um comentário