domingo, 8 de janeiro de 2017



No dia 8 de janeiro de 1950, com a presença do então Ministro Clemente Mariane,(foto) era inaugurado o novo prédio do Hospital das Crianças Ana Nery, no alto da Mangabeira, na cidade da Cachoeira, na Bahia.
                                                        
A Câmara Municipal da então Vila da Cachoeira,publicava em 8 de janeiro de 1834 uma Portaria assinada por Luiz ferreira da Rocha, tornando obrigatório a todo lavrador a plantar quinhentas covas de mandioca "por cada cabeça de escravo que possuísse".
Segundo Aristides Milton, a adoção de tal medida é que a farinha sofreu um aumento muito grande nas feiras livres. 


O General Pedro Labatut, autorizava em 9 de janeiro de 1823 a então Vila da Cachoeira a aclamar D;Pedro I, (foto) como imperador do Brasil. A solenidade foi presidida pelo coronel Bento de Araújo Lopes Vilasboas, depois Barão de Maragojipe.

Em 10 de janeiro de 1823, O conselho Interino do Governo da Bahia, que funcionava na Cachoeira, seguia no Trem Nacional uma grande quantidade de medicamentos para o Exército Libertador que se encontrava nas imediações de Pirajá.

Na postagem anterior desta seção, nós lamentamos em a data de 11 de janeiro de 1990 a perda de vários anos do semanário A Cachoeira, devido a enchente do Rio Paraguaçu.  Outra grande perda sofreu Elias Cardoso de Jesus (foto) mais conhecido como Paco-Paco, proprietário do serviço de altos falantes Vozes da Primavera. O estúdio funcionava  na rua Ruy Barbosa, as águas alcançaram a discoteca e centenas de discos ficaram estragados por causa da água e da lama, fora os que foram levados pelos "ratos de dois pés" , conforme dizia Elias.
A discoteca de Elias chegou a atrair compradores até de fora do país mas ele dizia, "Britão;  não tem preço, meu amigo. Muitas"vez" deixei até de comprar comida pra comprar coleções inteiras!" 

Em 12 de janeiro de 1844, falecia na Cachoeira o cidadão João Vicente Sapucaia, tronco de uma família que tornou-se como uma dinastia no ramo de tabelionato, por mais de cem anos.
Segundo Milton, o extinto era católico praticante, tomava parte de quase todos os festejos que se realizavam na cidade. Adorava teatro, sendo, conhecido por gostar de atuar como ponto, aquela pessoa que fica escondida com todas as falas dos personagens para lembar a algum deles caso se dê um lapso de memória.

No dia 13 de janeiro de 1890, era  criada a Comarca de São Félix que foi desmembrada da vizinha Cachoeira.


Há 28 anos passados, no dia 14 de janeiro de 1989,portanto, uma notícia inimaginável circulou na cidade; a morte, em Salvador, de dona Pomposa Anicy Araújo, primeira dama do município da Cachoeira.(foto jornal A Ordem)
Dona Anicy, como era mais conhecida, santamarense de nascimento e cachoeirana por opção, era casada com Salustiano Coelho de Araújo, o amado Salu, prático em farmácia, "o doutor dos pobres. Ela teve participação ativa na  campanha, e no dia da posse estava ao lado dele, revelando, como espírita kardecista, seus projetos para a área social, não revelando estar com qualquer problema de saúde.
Foi uma morte muito lamentada.

                                                       


Um bebê de apenas 10 meses veio a falecer na Zona Oeste do Rio, no dia do Réveillon, atingida por um rojão. A menina estava no colo do pai que também foi atingido.
O homem que soltou o rojão se apresentou à Polícia. O ocorrido foi considerado como acidental e a própria família da pequena vítima o perdoou.




A Lei 13.413 foi publicada no Diário Oficial da União, tornando obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro na abertura de TODAS as competições esportivas. 
A letra do nosso hino, de autoria do poeta fluminense Osório Duque Estrada (foto), possui expressões em desuso, poucos atletas (quase escrevi brasileiros) sabem cantá-lo sem errar.




Ao não tomar conhecimento da badalada lutadora americana Ronda Rousey, a baiana Amanda Nunes , (foto), tornou-se o maior nome mundial do  MMA.
Em Las Vegas, a baiana não necessitou mais do que 48 segundos para vencer a luta e assegurar a conquista do cinturão, além de milhares de dólares em sua conta bancária.


O ano de 2016 foi um ano duríssimo. este ano, segundo especialistas, também não será animador, porém, esperamos que muitas coisas sejam logo esclarecidas pela Lava-Jato e possamos encontrar o caminho da reconstrução. A Odebrecht já ganhou disparado o título mundial da corrupção.. Os americanos acharam tão importante que já divulgaram o tamanho da propina. Somente o que interessa a eles, claro.
Executivos da Odebrecht  já prestaram seus depoimentos enquanto nove países latinos começaram também a investigar.





A cidade de Santana do Piauí, foi surpreendida com a morte antes da posse  do prefeito eleito, Francisco Raimundo de Moura, mais conhecido como Chico Borges, que bateu de frente o carro que dirigia com  um ônibus.(foto abaixo)


O banho de sangue da rebelião do presídio do Amazonas se repetiu no presídio de Roraima,(foto_  nesta mesma semana.  Em Roraima, a maioria dos 33 mortos teve a cabeça decepada pelos outros amotinados.
O Secretário do presidente temer, responsável ´pr políticas para jovens disse que"tinha que morrer mais". Acabou sendo demitido.



As manjadíssimas jogadas de marketing dos novos prefeitos eleitos se repetem a cada ano. No Rio, Marcelo Crivella doou sangue (foto), plantou árvores e até jogou capoeira. Em São Paulo, Dória se vestiu de gari (foto) e dois prefeitos interioranos  cujo primeiro ato foi entregar a chave da cidade a Deus!!!




Seu Zé, o porteiro do edifício onde eu moro, quando eu ia descendo para o trabalho, ao se referir as fotos que ilustram esta matéria em destaque nos jornais, sintetizou o que me parece ser o pensamento da galera:
- Não tô comendo nada disso, seu Brito!

Todos eles terão tempo para mostrar que os primeiros dias não servirão de modelo para todo o mandato.
 Amém!



Na praia do Sonho,em Itanhaém, litoral de São Paulo, a turista Taline Campos caminhava na beira do mar, acompanhada por outra pessoa, que saiu ilesa, quando foi atingida por um raio. 
Banhista acionaram o Samu e foi atendida em menos de 15 minutos e foi levada em estado crítico para um hospital em guarulhos.




Numa comemoração do Réveillon, todos os casais se beijam apaixonadamente. eu disse todos?!  Veja a foto com atenção que você vai observar uma moça solitária, naturalmente fazendo selfie para registrar sua própria tristeza.




Vocês sabem, - claro que sabem - que o nome de Papai Noel para os americanos é Santa Claus? O Facebook não sabia e duvidou da identidade e bloqueou  a sua conta.
Santa Claus, (foto) que é vereador na cidade de North Pole, no estado do Alasca, só restaurou a sua conta no dia 27 de dezembro, depois do Natal, portanto.



Em Melbourne, na Austrália, o morador de um imóvel precisa pagar todas as vezes em que tiver de usar o sanitário do apartamento. É que o proprietário decidiu instalar uma privada que só funciona colocando uma moeda.
O inquilino ficou irritadíssimo, já contou essa história nas redes sociais, que passa vergonha quando recebe uma visita, mas não tem jeito, então ele procurou ajuda judicial e promete processar o proprietário.




Um vietnamita de 54 anos de idade que havia sido operado há 18 anos, vivia adoentado se queixando de dores abdominais. Agora, o pobre coitado teve de operar novamente, para a retirada de instrumentos cirúrgicos "esquecidos" na operação anterior.




Em Feira de Santana, na Bahia, a polícia prendeu o monstro acusado de incendiar a casa da própria família matando três filhos, uma enteada e a filha dela.
Gílson Jesus Moura (foto) assumiu o crime


Em Araguari, Minas Gerais,.um homem saiu a pescar com um amigo quando foi atingido acidentalmente pelo arpão do companheiro. O objeto, de cerca de 90 centímetros atravessou o rosto do rapaz. Levado para o hospital de Uberaba,teve de passar por um procedimento cirúrgico.



A tubulação da Cedae  se rompeu na Estrada do Lameirão, Santíssimo, no Rio de Janeiro, provocando uma onda semelhante a um chafariz gigante (foto) que derrubou casas, árvores e uma cratera enorme se abriu na estrada principal.
Lembrei-me de um acontecimento em que fui testemunha ocular. A Cachoeira festejava o bicampeonato intermunicipal de futebol conquistado pela sua seleção. Na tarde de 6 de janeiro de 1969, conforme fora previamente anunciado, formou-se um desfile de automóveis. Eram dezenas de carros particulares e da praça, motos, bicicletas e a caçamba da prefeitura. Não sei de quem partiu a ideia mas falou-se em homenagear o goleiro Vadinho, natural de Muritiba. A carreata rumou até São Félix e de lá subimos a ladeira em direção a Muritiba. Ouvi contar, tempos depois, que o pessoal que ia na caçamba passou provocando algumas pessoas que estavam no adro da Igreja do senhor São Félix.
Então, galera, quando descemos, torcedores estavam à espera, todos armados de pau e pedra. Uma animosidade entre torcedores desde os tempos do Cruzeiro e o 2 de Julho. Somente um milagre pode explicar a não ocorrência de ferimentos graves e mesmo óbito.
Eu já estava do lado da cachoeira quando vi aquele espetáculo do jato de água passando da altura da ponte D.Pedro II, e uma galera cantando "Ei São Félix tá sem água, jogaram o tubo n' água !"
Ih,galera, isso deu uma confusão, depois... O Comando do Quarto Exército sediado em Salvador, quis enquadrar muita gente na Lei de Segurança Nacional vigente.



Falta mais nada! O deputado federal e pastor, Marcelo Aguiar, (foto) fez um projeto de lei para impedir a publicação de livros, a exibição de filmes que contenham erotismo, a fim de conter "os viciados em masturbação".
O pessoal da imprensa descobriu que ele, no passado, fez um enorme sucesso cantando música que fala sobre sexo. Em sua defesa, o pastor parlamentar justificou que "ele ainda não era convertido!"

A cena aconteceu numa piscina pública em Xianyang, província de Shaaxi, uma senhora tranquila de olho no celular, jogando, enquanto o seu filho de quatro anos está se afogando. O menino se debateu por volta de três minutos antes de morrer 
Toda a cena foi filmada por câmara de segurança.
           
                                                                                                                                        

Um cara (foto) depois de discutir com o sócio, imitando o personagem Wolverine, partiu pra cima. Chamada a polícia ele ameaçou os soldados  mas foi dominado e preso à disposição da Justiça.
A ocorrência se deu no bairro Jardim Brasil, em Peruíbe, litoral de São Paulo.

Joe Ianco, um turista americano que estava visitando o Rio de Janeiro, reagiu depois de o assaltante ter tentado atirar nele,conseguindo imobilizar o bandido. Na delegacia, o americano partiu pra cima do bandido com socos e pontapés de nada adiantando a reação dos policiais que queriam contê-lo. 
Ficou detido por desacato a autoridade.

Aos 92 anos, faleceu Mário Soares (foto), presidente de todos os portugueses.








                                                                               




                                                                                               


                                                                                                                 
                                                                                           



                                                                           



















Nenhum comentário:

Postar um comentário