domingo, 5 de fevereiro de 2017

                      A Companhia Paraguassu (na época era escrito com dois "esses" iniciava em 5 de fevereiro de 1868 a colocar os trilhos da ferrovia que ligava Cachoeira a Feira de Santana


Falecia em 6 de fevereiro de 1839, o regente da Orquestra de Nossa Senhora da Ajuda (foto gravura muito antiga) da cidade da Cachoeira, na Bahia, Florentino Rodrigues da Silva, um dos grandes incentivadores da juventude para a iniciação na arte musical.



Em 7 de fevereiro de 1949, quando o telefone com fio era a maior tecnologia de comunicação, era realizado um encontro no salão da Câmara de Vereadores criando a Companhia Telefônica do Paraguaçu. que ficou constituída dos seguintes cidadãos: doutor César Leite, Cândido Pimentel Filho, Manoel Nonato Borges e Laudílio Guimarães Melo.

No então arraial de Bonfim, termo de Feira de Santana, falecia em 9 de fevereiro de 1874, o brilhante musicista e compositor João Manoel Dantas, festejado nos meios católicos por ter composto as novenas de Nossa senhora da Ajuda da cidade da Cachoeira e e do Senhor do Bonfim, (foto) da capital do estado, e ainda hoje tocada todos os anos

A Companhia de Navegação Baiana, de forma inopinada, retirou da rota Cachoeira-Salvador, o vapor Paraguaçu, o xodó dos cachoeiranos, na época. As autoridades, o comércio,os empresários e o patuleia protestou com a ajuda da imprensa local. No dia 10 de fevereiro de 1950, o "vapor querido" voltou a ancorar no porto local sendo recebido com aplausos e girândolas de fogos.



Alguns leitores deste blog me pediram enviar o livro "Causos" Verídicos. Infelizmente guardei, apenas, um exemplar para meu próprio arquivo.
O primeiro livro que eu escrevi foi o "Oradores e Poetas da Cachoeira" lançado na sede do Iphan, uma cortesia do meu dileto amigo, professor e historiador Rubens Rocha. O livro encalhou. Infelizmente. Para aliviar o prejuízo editorial lancei o "Gente Pagodeira", nos tempos que ainda se podia contar piadas de viados sem ser tachado de homofóbico. Esgotou em menos de dois meses!  Nos primeiros dias, eu mesmo saía de sala em sala oferecendo o livro:
- Ajude a um escritor pobre a comprar um carro!
Claro que o dinheiro não dava pra comprar carro nenhum. Publiquei o "Causos" Verídicos" que também se esgotou rapidamente. Pronto. Nem pensar mais em nenhuma aventura editorial. Testemunhei, no canteiro de Pedra do Cavalo, muita gente tirando xérox dos dois citados livros.
Ao longo dos anos venho requentando aqueles "causos" e dando divulgação. Então, galera,resolvi criar a coluna abaixo, com "causos" já publicados e outros inéditos como o que segue. 
                                          

               Locução à moda antiga
Na década de 1950 e alguma coisa, o máximo na comunicação eram os serviços de alto falantes. Na Cachoeira rivalizavam "A Voz da Cachoeira" e "A Voz do Norte" que inovou a sua programação transmitindo ao vivo os jogos do campeonato local, disputado no campinho da Avenida Ubaldino de Assis.
Certa tarde de domingo, Xavier, transmitia o jogo, também fazia as entrevistas. Aproximou-se de Zé Barros, técnico do Ipiranga que estava encontrando dificuldades para vencer o Botafogo, clube da paixão do pai de santo Adálio, e , quando ia fazer a primeira pergunta Zé Barros protestou alto e bom som:
- Vá passar a mão no c* da mãe !!!
Você por acaso sabe quem é o cachoeirano Adelmar Geambastiani Ribeiro? Não sabe? Se eu der o apelido aposto que você conheceu: Breno ! Só que ele não usava microfone de verdade, fechava o punho imitando um microfone e mandava brasa. Usava a boca também para fazer a até a sonoplastia hôôôôôô ! como se fosse o grito da torcida. Baba na quadra do Montezuma ou treino do Cruzeiro de Morenito, (foto) tudo ele transmitia.A galera adorava                         
Ainda no campinho da Avenida Ubaldino de Assis, Carlito Menezes (Carlito do Bicho), Evangivaldo e Domingão organizaram o Torneio do Povo e a disputa da Taça Nely Rocha. Eu estava presidente do Bahia, um time cheio de jovens como o goleiro Hugo Rocha, Lando, Italiano, Carlos Labordi, Bute e Juracy. O maior rival do Bahia era o Nacional de Valter Nevile. Quando os dois clubes se enfrentavam, Hugo Rocha e Valter Nevili saíam na porrada. Mas, naquele domingo o Bahia jogava com o Ipiranga. Evandro Pretinho disputando uma bola com Bute acabou fraturando a perna do atacante do Bahia. Pensei logo em dois casos anteriores acontecidos no mesmo local: Hugo Mascarenhas e Zé da Peida. Falei com Jorge Abdala a fim de levar Bute até Salvador. Não  ia correr o risco de ele ter a perna amputada com foi a de Zé da Peida. Não lembro das pessoas que estavam carregando Bute até o jeep de Jorge que nos levaria a Salvador. Breno saiu correndo e, como era de costume, com a mão direita imitando um microfone, perguntou:


- Bute, você vai fazer falta ?
E com a voz sumida, respondeu com uma pergunta:
- Como é que eu vou fazer falta se eu não vou poder jogar?
Quando a seleção cachoeirana de futebol despontava para a conquista do seu primeiro título intermunicipal. Breno estava funcionando como correspondente do extinto jornal diário de Salvador "Jornal da Bahia" da família Falcão, de Feira de Santana. O jornal fazia oposição a Antônio Carlos Magalhães que usou de todo o seu prestígio que conseguiu fechar o jornal. Mas, como eu estava dizendo, Breno era correspondente esportivo do jornal. Todo mundo na cidade sabia disso. Então, galera, numa segunda feira, alguém com um exemplar  do jornal da mão, ao ver o jogador Tião,(foto) que Dadinho colocou o codinome de "Tião Maravilha" o chamou:
- Tião !  Você já leu o que Breno escreveu sobre você?
Breno escreveu algo como que o jogador era um individualista, malabarista, gostava mais de fazer firula...
Breno estava se aproximando da agência da São Roque quando Tião, baixinho marrento gritou para assustar:
- Breno seu FDP...
Breno saiu em disparada em direção à agência da São Roque gritando:
- Fechem a porta! Fechem a porta!



    
         Diário íntimo e memórias de Sabino de Campos - 3    

Conforme vimos nas postagens anteriores, Sabino de Campos,(foto) autor da letra do Hino da Cachoeira, esteve vistando pela última vez a terra de parte de sua infância e adolescência no ano de 1948.
Ele nos conta com detalhes a visita que fez a um de seus antigos amigos: Amando Sobral.
"Um dos primeiros e velhos amigos que me visitou foi o Amando Sobral.
Quando em 1920, deixei a Cachoeira e vim estudar no Rio de Janeiro, trazendo já publicado em 1919, meu primeiro livro de versos, Jardim do Silêncio, imediatamente elogiado pela crítica brasileira, Amando Sobral era pobre, cantava a bela modinha A Voga, tocava muito bem o violão, e era boêmio.
Agora, Sobral estava rico! Banqueiro do Jogo do Bicho e comerciante prestigioso, convidou-me, após me dizer que se entusiasmara de minha visita à terra natal, ouvindo irradiação à noite passada na Rádio Sociedade da Bahia.
(NOTA - terra natal de Amando Sobral, O poeta Sabino de Campos era natural de Amargosa)
Prometi e  compareci em seu casarão solarengo dos Três Riachos, quase à subida da ladeira do Capoeiruçu, confortável habitação a que Sobral dera a denominação de Tupi.
Era um domingo. A casa estava cheia!
Sobral ostentou o seu riquíssimo violão e feriu as cordas em dó menor!
Na mesa estava uma salva de prata  repleta de licores finos, de ameixa, jenipapo e outros que tais.


Bebi. Beberam, E  meu dileto amigo Sobral continuou a envenenar de candura as cordas do violão.
E cantou... Que voz bonita! Cantou velhas modinhas do passado...Não me contive: as lágrimas deslizaram-se!
Que tarde bela!
O almoço foi uma novidade maravilhosa!
Naquele belíssimo domingo , também compareceu à vivenda hospitaleira de Sobral, o nosso distinto amigo Oscar bastos (Bastinhos), filho do maestro Manoel Tranquilino Bastos (foto)
Servido no salão, um saboroso licor de ameixa, antes do opíparo banquete, Bastinhos contou-me esta anedota do seu velho e saudoso pai:
Havia na cidade da Cachoeira dois partidos políticos; o Liberal e o Conservador. O maestro pertencia ao primeiro, e o deputado, jurisconsulto e historiador das Efemérides Cachoeiranas, Dr.Aristides Milton, era prócer do segundo.
Com a derrota do Partido Liberal e o triunfo Conservador, o jurisconsulto cachoeirano, num gesto de mordacidade, mandou de presente, ao maestro,uma taboca rachada, com enfeite s de fitas, cuidadosamente embrulhada em papel multicor.
O músico percebendo a ironia, guardou a cana rachada, durante nove anos, qual se fosse objeto precioso. 
Caiu fragorosamente o Partido Conservador.
O Bastos apanhou a taboca e devolveu ao político dizendo-lhe que aquilo pertencia ao ofertante.
Em virtude do incidente, Bastos escreveu o dobrado a que denominou de Um dia Depois do Outro.
Esse dobrado assombrou a cidade, executado pela Lira Ceciliana, em desagravo da perfídia de Milton e o triunfo do talento e da filosofia do Bastos.








Roberto Esquivel Cabrera é o nome da fera mexicana,  cujo bráulio mede 48,2 cm. o maior do mundo. Ele não sente orgulho de nada disso porque nenhuma mulher quer transar com ele, nem oferecendo casamento. Ele, agora, vai tentar uma carreira na indústria de filmes pornôs. Será que tem mulher com coragem de encarar? Na foto o superdotado e o raio xis do dito cujo. Como diz o velho adágio: "mata a cobra e mostra o pau!"


Nermin Helilagic (foto) é um bósnio que possui uma habilidade rara; seu corpo consegue atrair objetos metálicos e é conhecido internacionalmente como Homem-Imã.



Aos 85 anos de idade, faleceu o catarinense Antônio Pedro de Souza e Silva,mais conhecido como Russo, assistente de palco da Rede Globo. 
Na foto ele aparece com Chacrinha com quem trabalhou vários anos.


Segundo dados colhidos pelo IBGE, o Brasil possui cerca de 74.500 farmácias cujo faturamento, no ano passado, R$ 69 bilhões! Melhor do que vaca leiteira.



Já que falamos em medicação, Douglas de Jesus Vieira (foto) soldado que tinha histórico de depressão,não suportando a falta de pagamento de salários pelo governo do Rio, suicidou-se no Face.


Um tigre matou um visitante de um zoológico da China que deu uma de gaiato entrando na jaula. A tragédia ocorreu no Youngour Wildlife Park, em Ningbo.
 

Amélia Jean Tat (foto) é mais uma professora americana tarada que pode pegar 20 anos de cana por transar com um aluno menor de idade.


Piranhas atacam na Bahia! Não se tratam de mulheres banais, apressadinhos. São piranhas de verdade, os peixes vorazes, que atacaram banhistas no município de Casa Nova, (foto) Norte da Bahia. Ninguem se feriu gravemente.


Aconteceu esta semana que passou um fato inusitado e inconcebível há alguns anos passados:  o sétimo homem mais rico do mundo, o brasileiro Eike Batista, preso por dar propina de US$ 16,5 mi ao ex-governador Sérgio Cabral.

Mais inusitado ainda foi um grupo de bandidos (cerca de vinte homens) terem explodido os caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal na histórica cidade da Cachoeira. Os bandidos não contavam com o sistema de segurança e, segundo soube, nada levaram a não ser o terror, incendiando alguns carros.
















As revelações dos 77 executivos da Odebrecht, foram homologadas pela ministra Cármen Lúcia,(foto) presidente do STF, mantendo-as em sigilo. A chamada "Delação do Fim do Mundo" promete capítulos emocionantes.




Na segunda-feira da semana que passou, o coro comeu no centro do Rio com a galera protestando porque o governo do estado está atrasando o pagamento do funcionalismo há meses.
Novas e violentas manifestações são esperadas. Calma, galera!



O moço da foto chama-se Geonne Natalino Azevedo Silva sonhava em passar no vestibular. Fez, durante anos, várias tentativas. Agora, quando constatou que o seu nome estava entre os aprovados, não resistiu a forte emoção e morreu.



No domingo passado,29 de janeiro, faleceu em e calda, Minas Gerais, o empresário Moacyr de Carvalho Dias (foto), que ficou famoso por criar a fórmula do requeijão cremoso em copo.



Na cidade de Ouvidor, em Goiás, um aposentado estava sentado na praça principal da cidade quando foi atacado por um enxame de abelhas. O pobre coitado recebeu mais de 500 ferroadas. Dada a gravidade do ataque, ele foi levado para uma UPA mas não resistiu.



A cantora Cláudia Leitte (foto) perdeu o prazo para devolver R$1,2 milhões da Lei Rouanet referente a uma turnê que ela descumpriu as regras de envio ao Tribunal de Contas da União.

Mandou bem nas redes sociais a atriz Bruna Lombardi com as fotos em que ela aparece toda poderosa aos 64 aninhos.
Bruna atraiu muitos elogios. O que você acha?



I-na-cre-di-tá-vel !  Na Austrália, uma maconheira, indignada, ligou para a polícia buscando os seus "direitos", porque os traficantes locais aumentaram muito o preço da droga! rsrs





Num Shopping, na cidade de Andijan, no Uzbequistão, uma senhora subia a escada rolante levando um bebê, quando o vestido dela se prendeu num dos degraus. Perdendo o equilíbrio, a mulher soltou o bebê de uma altura de 12 metros. O bebê teve morte instantânea.



Na cidade de Sebaste, na Armênia, no fim do século terceiro, nascia Brás que tornou-se um médico muito famoso e bem sucedido mas, no fundo do seu coração procurava Deus. Depois de ser batizado, ele se retirou para o Monte Argeu,e,depois disso, passou a ser perseguido e até chantageado para que renunciasse publicamente a sua fé cristã. No ano de 316 foi preso e degolado. A história registra que, ao se dirigir para o sacrifício, uma mãe levou-lhe uma criança que estava com uma espinha de peixe engasgada e estava morrendo por falta de ar. São Brás olhou para o céu, orou e a cura inesperada se deu. Até hoje, quando alguém se engasga é comum ouvir de alguém presente: "Valei-o São Brás!

Doze milhões e trezentos mil brasileiros estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, um número recorde. Em dois anos de recessão, o número de sem emprego aumentou em 5 milhões.
Segundo analistas, apesar dos sinais de melhora na economia, o desemprego deverá diminuir no fim de 2019.


Eunício Oliveira (foto) foi eleito presidente do Senado com 61 dos 81 votos. No seu discurso de posse ele prometeu "lutar contra a corrupção" Ele é citado numa das delações da Lava-Jato. rsrs.



Rodrigo Maia (foto) continuará presidindo a Câmara, eleito que foi com 293 votos. Segundo avaliação do Planalto, Rodrigo Maia vai facilitar as reformas propostas pelo governo.



Temer imita Dilma para imunizar parceiro com o tal de foro privilegiado. Dilma pretendia nomear o ex-presidente Lula e,agora, Temer deu status de ministro a Moreira Franco (foto) na Secretaria Geral.


Vanina Cárceres, uma argentina de 25 anos que estava desaparecida, foi encontrada em Florianópolis. A jovem passa bem e será ouvida pelo cônsul do seu país a fim de dar explicações sobre o seu "desaparecimento".
                

                                                                                                          
No município de Limoeiro de Anadia, região agreste de Alagoas, durante a realização de uma cerimônia matrimonial, um pistoleiro saca sua arma e faz disparos ferindo duas pessoas. as vítimas são pai e filho, identificados como Cícero Barbosa da Silva e Edimilson Bezerra da Silva.


Ronaldo César dos Santos Souza, (foto) sobrinho do ex-jogador e atual senador Romário, é preso e apontado pela polícia como um dos criminosos mais procurados, acusado de ter ligação com o Comando vermelho (CV) 



Por sorteio, o novo relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal é o ministro Luiz Edson Fachin (foto), um professor muito respeitado e admirado pelos livros jurídicos que publicou. Igual a Teori, Fachin foi indicação da ex-presidente Dilma.



Foi preso na Via Dutra, na altura da Pavuna, de chinelos e bermuda, o ex-assessor de Sérgio Cabral, Ary Ferreira da Costa. Ele é o principal alvo da Operação Mascate, desdobramento da Lava-Jato no Rio.




BabaSen (foto) é um barbeiro indiano na cidade de Pusbkar que está gozando de fama internacional porque ao cortar os cabelos de seus clientes, ele aplica o que chama de "massagem energizante". O seu vídeo no YouTube já atingiu 10 milhões de visualizações. 




Os bombeiros da cidade americana de ButteSilver Bow, tiveram um trabalho do cacete a fim de resgatar um cãozinho que resolveu ficar entalado em uma roda de pneu.
                                                                        A ex-primeira dama do país, dona Marisa Letícia sofreu AVC e veio a falecer no hospital Sírio-Libanês em S.Paulo.  Muitos políticos de oposição foram até o hospital e prestaram solidariedade ao ex-presidente Lula que ao discursar, politizou uma cerimônia familiar
                
      Uma semana abençoada para todos !                                                                

                                                                                             




                                                                                                         

                                                                




                                                                                                                                                                                                                         



                                                                               

                    
                                                                                                       




                                                                                      




                                                                                   

                                                                                                 


                                                                                       







Nenhum comentário:

Postar um comentário