sábado, 18 de março de 2017

























Acompanhado de sua esposa, dona Rosa Amélia Soares, o Lions Clube cachoeirano recebeu a visita oficial  do doutor Edécio de Araújo Soares, governador do Distrito  L2 em 20 de março de 1971. Um ano depois, o citado clube de serviço, que foi fundado em 14 de dezembro de 1959 deixou de funcionar quando estava sob a presidência do senhor Ivan dos Reis Rodrigues.


Em 21 de março de 1814, as autoridades cachoeiranas tomaram providências a fim de acabar com uma insurreição de escravos nos engenhos de açúcar do distrito de Santiago do Iguape.




O jornalista cachoeirano Ernesto Simões Filho,*foto) fundador do jornal A TARDE, era deputado federal na ocasião e foi o responsável  pela inauguração da energia elétrica da cidade de Feira de Santana, na Bahia, em 22 de março de 1926.


Os passageiros do navio Valença, que partiram do porto da Cachoeira em 23 de março de 1891, entraram em pânico quando a referida embarcação estava em águas maragojipanas devido ao suicídio de um dos engenheiros encarregados do projeto de prolongamento da ferrovia. Quando fiz as anotações tiradas de um jornal de época, não consegui, depois,  saber o nome do engenheiro e os motivos que o levaram a praticar o suicídio.

Por falarmos em Maragojipe, em 24 de março de 1712, houve um gravíssimo motim causado por questões particulares de duas famílias, e quase toda a população dele participou. Maragojipe à época a jurisdição era na Cachoeira, então vila. As autoridades cachoeiranas interviram, punindo e prendendo os cabeças do movimento na cadeia de Maragojipe (foto). O caso foi encerrado cinco dias depois, ou seja, no dia vinte e nove do mesmo mês.


Em 25 de março de 1961, era inaugurada na Cachoeira, pelo comerciante Servílio Barbosa, a Casa Aurora (foto) especializada em eletrodomésticos, móveis, colchões,discos etc, com vendas pelo crediário. 
Pouco tempo depois, abriram-se outras lojas com o mesmo nome fantasia nas cidades de Cruz das Almas, Santo Amaro e Candeias.  
                                                                              
     
                                                O Jogo de Bicho


O Barão João Batista Viana Drummond (foto), era fundador, proprietário e administrador de um zoológico que apesar de muito visitado, estava passando por enormes dificuldades financeiras. Foi então que ele teve a ideia de criar uma loteria tomando os próprios animais. Assim, no ano de 1892, surgia no Rio de Janeiro o Jogo de Bicho que viria a se tornar uma preferência nacional que nem as loterias da Caixa conseguiu abalar.
Um antigo samba dizia o seguinte: "Deixei em baixo do rádio, uma nota de cinquenta - Vai à feira,joga no bicho - Vê se aguenta  - Economiza, olha o dia de amanhã - Eu preciso do troco, domingo tem jogo no Maracanã...  " 
O ex-prefeito de Muritiba, Epifânio Conceição, Babão, herdou do pai a banca de Jogo de Bicho. Eu estava secretário de educação. Certa feita ele bateu na porta da minha casa, na Vila Residencial. Disse pra mim que estava preocupado, que uma locomotiva havia descarrilado na entrada da cidade de São Félix e batido no muro da casa de Zé Ramos. Mostrou para mim o milhar da referida locomotiva, passou determinada quantia em dinheiro e pediu-me o favor de ir em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus jogar aquele milhar. E justificou: "Tenho de descarregar em outra banca, senão eu me ferro. Sou eu sozinho contra três cidades! "
Meus amigos, quando chegou a tardinha, Babão chegou lá em casa com o semblante triste. "Eu não disse, Brito?" -  Ele falou. "Deu o milhar na cabeça!" E eu sorrindo respondi: "Então você também ganhou, não levou prejuízo, cara!" E ele caiu na gargalhada, pedindo a minha saudosa esposa um geladinho (aqui no Rio é sacolé) de cajá.
O jogo de bicho não demorou de chegar na cidade da Cachoeira. O poeta Sabino de Campos nos conta uma interessante história daqueles idos. Antes, porém, nós esclarecemos que o jogo de bicho no interior da Bahia, não tinha qualquer ligação com vendas de tóxicos. Os cambistas de Babão tinham carteira assinada e ele recolhia todas as contribuições sociais.

              Diário íntimo e memórias de Sabino de Campos 8
                                 
"Irrompera na terra o famoso jogo do bicho e tal foi o seu prestígio que chegou a se organizar o Grupo dos Calculistas, com a finalidade de equacionar números que, matematicamente, desvendassem a incógnita do bicho do dia!
Seus componentes eram os rapazes Serafim Costa, ourives de profissão, Arnóbio Chagas (Bijuca), doublé de jornalista e comerciário e Tancredo, apelidado de Tantan, filho de Maria Carocha, pianista amador e tipógrafo profissional.
E era de ver, garbosa pelas ruas, a trinca impressionante!Suas economias do trabalho honesto começaram a sofrer solução de continuidade, em benefício dos mais fortes banqueiros, Artur e Farias, este egresso da pátria de Dom Quixote.
Também o sonho entrava no cálculo. Quando o grupo já ia à falência, em virtude da perdedeira inexorável, Tantan sonhou com uma dupla de orangotangos dentro de uma lua cheia.
Contou aos colegas, Serafim, o mais alto, da trindade, abriu os braços acolhedores sobre os outros e gritou como Arquimedes: Eureca! Eureca! E esclareceu: Macaco não é macaco! É o contrário no jogo, é bicho rasteiro,é porco!
Sempre acordes no grupo, 18 com respectivos milhares, centenas e dezenas.
Seria um estouro nos banqueiros!
A tarde, correu de boca em boca o resultado do bicho: 067  !
Tantan subiu a serra queimado! Dois macacos, no velho e no novo! (antigo e salteado)
A lua representava justamente o zero !
Acabou-se o Grupo dos Calculistas!

A seguir, galera, Sabino de Campos narra a sua experiência como banqueiro, e uma  senhora apelidada de Xodó e que espertamente ganhava uns trocados dando palpites.

Perambulava pelas ruas uma negra doida que tinha o apelido de Xodó.
Pelas praças e ruas dos granfinos, arrebaldes da pobreza, e vielas escusas das prostitutas, vagueava a negra inofensiva, gritando seu palpite:
- Hoje vai dar o avestruz!
Adiante, mudava:
- Hoje, é águia na certa! 
E mais além:
- Joguem o laço no burro!
Assim, todos os vinte e cinco bichos da tabela, até à vaca.


Mentalmente, anotava tudo.
Dava o bicho, e ela corria ao local onde dera o palpite do mesmo, pedindo a recompensa.
Com esse estratagema arranjava sempre o dinheiro.
Criou tal popularidade que era chamada agota pelos fazedores de fé, quando ela aparecia:
- Xodó, que bicho dá?
A negra ia alterando a tabela, conquanto que saíssem todos.
mais tarde ia buscar a paga do palpite.

Foi nesse tempo, que eu, menino, me arvorei em banqueiro de bicho de vintém.
Até em dias feriados e domingos havia jogo.
Naquela época, estava tão generalizado o invento que as caixas de fósforos traziam, por dentro, uma figurinha litografada e vistosa de cada bicho.
Num galho de groselheira que expandia a fronde sobre o cubículo de pindoba, local de minha banca nos fundos do quintal, eu pendurava, de manhã bem cedinho, uma caixa de fósforos, contendo, apenas, o bicho do dia.
Feito o jogo, a caixa era descida e aberta à vista dos interessados, e se fazia o pagamento ou não.
Somente aceitava jogo de vintém a tostão nos grupos e dezenas. Nas centenas só aceitava mesmo um vintém. De milhares, nem se falava.
Um vintém no grupo ganhava dois tostões, na dezena, dois mil réis,na centena, doze mil réis. Um tostão tirava respectivamente, no grupo, dez tostões, na dezena, dez mil réis, na centena, cinquenta mil réis. Por isso eu não topava centena de tostão.
Lá um dia, Xodó passou pela viela escusa, de mulher dama, em que morava a repolhuda, cor de gordura de caranguejo, estrábica, perigosa, depravada Mariazinha, e lhe deu o palpite de águia com zero cinco.
A outra chamou o João das Aníbal, que frequentava o ponto, e carregou um tostão na águia e um tostão na dezena 05. Era o limite.
O João, meu bicheiro, de malvado, espalhou na freguesia o palpite de Xodó
Todo mundo acompanhou o vaticínio! Quando o grande banqueiro Farias anunciou o bicho, perdi a cor:  05 !
Meu dinheirinho não chegava para pagar a todos. Paguei o grosso de Mariazinha, mais alguns miúdos, e minha banca de vintém foi à falência, estourou!"



OPINIÃO

                      A lista de Janot
Antes da divulgação da Operação Carne Podre deflagrada pela Polícia Federal, em que fiscais recebiam propinas e liberavam carnes estragadas para o consumo da população, escândalo envolvendo Friboi, Sadia, Seara e Perdigão, tinha em mente escrever sobre o famosa lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e é o que eu vou fazer, com a devida vênia e paciência dos que acompanham este blog, afinal, na recente operação da Polícia Federal, também se falou em propina para políticos ligados ao PT e PMDB.
Para mim, até agora, da lista que se divulgou, não houve nenhuma surpresa, veio, sim, confirmar a existência de uma desavergonhada máfia liderada pelos conhecidos senadores, deputados, governadores etc. Esse grupo, galera, está planejando desqualificar a Lava-Jato, estão tentando na calada da noite criar leis de autoproteção e até a votação em listas, que serão naturalmente encabeçadas pelos conhecidos e manjados caciques os grandes responsáveis pelo estado de miséria em que vive a maioria dos brasileiros.
Temos de estar atentos, agora, para a lentidão da Justiça, lentidão que rima com prescrição. Se o interesse de punir quem arruinou o país fosse real, o STF faria como se faz no Peru, onde corrupção grave o crime não prescreve. Isso acabaria com uma cínica  ficção e esperteza dos legisladores em causa própria.
No próximo ano teremos a oportunidade de deixar de fora os políticos viciados em falcatruas, que utilizaram de caixa um, dois, três ou seja lá o que for. Dinheiro advindo de empresário nunca é do bolso deles, é propina, seja declarada ou não, é crime!
O fato é que não podemos ficar de braços cruzados esperando apenas da Justiça. O nosso voto ainda é, e será sempre, no regime democrático, o melhor juiz.



Em Ghaziabad, Uttar Pradesh, no norte do país, Rita Yadav depois de haver discutido com o marido, Ved Prakash, um taxista da praça,  e ouvir dele que tinha uma amante foi então que a ficha caiu, que ela foi ter certeza porque  estava na seca a dez anos sem fazer sexo com ele.  A vingança da mulher galhuda foi esperar que ele saísse do banho, então deu-lhe uma porrada na cabeça. O cara desmaiou e ela então cortou o órgão genital do coitado, usando uma faca de cozinha.  A esposa galhuda aparece à esquerda enquanto o pulador de cerca aparece no hospital tentando o implante de de êxito duvidoso.



Segundo pessoas próximas ao ex-presidente Lula (foto), ele está decidido a anunciar no próximo mês de abril que concorrerá pela sexta vez ao Planalto. Em se confirmando, quando Lula estiver frente a frente com o juiz Moro no dia 3 de maio para depor, deverá ter a candidatura lançada.
Falando ainda de Lula, dados oficiais apresentados pela sua defesa, ele ganhou no ano de 2015, quase R$ 1 milhão com palestras.



Em Addis Abeba, capital da Etiópia, montanha de detritos deslizou como uma avalanche matando 46 pessoas.





Uma antiga marchinha de carnaval dizia que era dos "carecas que elas gostam mais!"  Deve ter sido no passado, naturalmente, porque os calvos atuais como o ex-poderoso empresário preso, Eike Batista (foto) e outros menos famosos, usam implantes e estimulantes capilares. Mas, galera, segundo recentes pesquisas, que usa de tais recursos correm o risco de causarem impotência. 

No hospital de Daxing, na província de Shaaanxi, no leste da China, nasceu o menino Kang com 6,7 quilos e 58 centímetros.
A mãe dele, dona Wang, apesar dos problemas se mostra orgulhosa com o tamanho do bebê. 






Cerca de cem pessoas resolveram protestar nas ruas do Rio de Janeiro, com os constantes atropelamento de ciclistas e saíram pedalando sem roupa. A convocação do ato se deu através do Facebook.






O governador do Rio, Pezão, criou uma secretaria chamada de Proteção e Apoio â Mulher e ao Idoso cujo objetivo era abrigar uma condenada de improbidade e ré da Lava-Jato chamada Solange Almeida, unha e carne do ex-deputado preso, Eduardo Cunha. Forçado pela Justiça, Pezão deu meia volta...volver!
Na foto, Pezão e a sua protegida um pouco atrás.

                                                                                  O prefeito do Rio, Marcelo Crivella propôs a redução da cobrança do ISS das operadoras de cartão de crédito, as mesmas, galera, que cobram juros de 500% ao ano. Sua Excelência propôs reduzir a cobrança dos atuais 5% para 2%, enquanto planeja aumentar a arrecadação do município com taxação de servidores inativos e o aumento do IPTU.
Na foto o prefeito ouvindo atentamente o ex-governador Garotinho que parece estar dando novos conselhos de como se tornar antipático aos olhos da população. 

Sharon Wi]hiteley (foto)  é uma cabeleireira de Manchester, na Inglaterra. Segundo ela, após submeter-se a uma cirurgia de retirada do útero, disse ter ficado incontrolável, só pensa naquilo, quer fazer sexo três quatro vezes ao dia. Acontece que a moça não é casada (quem se arriscaria? ) e só gosta de homem novinho. Ah,tá!



Poliçada dá um porradão no tráfico, apreendendo no Caju (RJ) uma grana violenta em moeda venezuelana, que segundo as autoridades, serviria para comprar armas.

A Polícia Federal prendeu dois figurões do esquema do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, por receberem propina na Linha 4 do metrô. E não merreca, não ! Segundo investigações preliminares, cerca de R$ 5,4 milhões, somente para a empresa de Heitor Lopes,diretor da Riotrilhos, que na foto aparece conduzido à prisão por policiais.
                                                                                      


Existe um velho adágio que diz que, um dia é da caça, e o outro é do caçador. No festival de touradas de Fallas, em Valência, na Espanha, foi a vez do touro que deu uma chifrada no toureiro que em moeda nacional, R$316.acabou perdendo o olho de vidro na arena mas saiu ileso.





O jornalista Jasper Mortimer estava apresentando seu programa na TV France, quando de repente um gato bolado invadiu o estúdio, pulou em cima do apresentador que apesar de assustado, continuou apresentando o programa como se nada tivesse acontecido.



A deputada Jéssica Farrar (foto) , do Texas, nos Estados Unidos, criou um projeto de lei restritiva ao aborto e proíbe a masturbação masculina, objetivando, - segundo ela -, proteger crianças que ainda estão por nascer. Sabe que só pensei nisso agora?  
Quem for pego praticando o cinco contra um pagará uma multa de US$ 100. Em moeda nacional, R$ 316,00.

A cidade de Varginha (MG) que se notabilizou por causa de aparecimento de extraterrestres, agora voltou às páginas dos jornais depois que o clube local contratou o goleiro Bruno (foto) condenado por homicídio triplamente qualificado da sua amante, Eliza Samudio,com quem teve um filho.
Chateado com o tratamento que vem recebendo, Bruno declarou o seguinte:"Você não tem que pegar uma pessoa, jogar no buraco e abandonar. As pessoas têm que ter mais sentimentos, tem faltado um pouco de amor nelas!"  Hein?! Como é que é? 

Você sabia que acontece anualmente na cidade japonesa de Kawasaki o Festival do Pênis que visa trazer a felicidade e a fertilidade no casamento. A galera japonesa vibra ao desfilar com o bilauzão.



Três grupos europeus vencem leilão e arrematam quatro aeroportos: Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Florianópolis. O de Salvador, na minha Bahia, o vencedor foi a Vinci Airports. A expectativa é que  vai dar uma melhorada boa. Tomara.

Segundo estudos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o roubo de cargas no estado, aumenta o custo de produtos em cerca de 35% e o impacto econômico desse tipo de crime é muito grande para o país.




No Texas, Estados Unidos, a jovem modelo e atriz Fredzania Thompson ao fazer filmagem para um comercial, estava entre dois trilhos (foto) quando um trem se aproximou. Ao se afastar a jovem foi atingida por um outro que passava exatamente no mesmo horário em sentido contrário.

O doleiro Alberto Youssef já está em casa cumprindo prisão domiciliar. Ele foi beneficiado por delação premiada.
A ex-amante do doleiro, Taiana de Souza Camargo (foto) indiciada pela Polícia Federal que conclui que ela sabia e usufruia da vida ilegal do doleiro.
A moça é modelo e tem cacife pra isso. Ou não? 
Bom final de semana, galera.


                                                                                            
                                                                             


                                                                                         








                                                                                                   


                                                                                     

















                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário